Conselhos para a entrevista

Como conquistar o recrutador na entrevista

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 fevereiro 2021
Como conquistar o recrutador na entrevista
Imagem: podatki.egospodarka.pl

A entrevista de empego costuma ser um momento decisivo na hora de tentar uma vaga de emprego. Mesmo com um ótimo currículo, é no recrutamento que o profissional tem a chance de mostrar que merece o cargo. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como conquistar o recrutador na entrevista.

Também lhe pode interessar: 7 dicas para uma boa entrevista de emprego

Passos a seguir:

1

Existe uma série de características que se espera de um profissional que esteja concorrendo a uma vaga de emprego, como uma boa articulação com as palavras, tranquilidade e responder de forma adequada ao que é perguntado. No entanto, existem alguns truques para conquistar o recrutador na entrevista, sendo que o primeiro deles é saber cativá-lo. Pessoas amáveis, serenas e ponderadas conseguem isso mais facilmente.

Como conquistar o recrutador na entrevista - Passo 1
Imagem: humanresources.about.com
2

Imagine que você é a pessoa que esteja recrutando funcionários para uma empresa e pense como deveriam se comportar os candidatos para que fossem considerados aptos ao cargo. Possivelmente você não estaria propenso a escolher alguém se mostra muito ansioso, sem foco e que se atrapalha com as palavras ao falar. Mesmo que para muitas pessoas seja difícil manter a calma na hora da entrevista é de extrema importância trabalhar essa qualidade.

3

Ao mesmo tempo, é preciso mostrar-se capacitado para o cargo. Para tanto, é preciso falar sobre as suas habilidades, mas sem parecer pretensioso, o que pode ser encarado como arrogância, o que não é nada bom. Fale também sobre isso apenas quando surgir a oportunidade certa. Uma dica para evitar isso é, ao invés de auto elogiar-se, relatar as suas experiências anteriores, detalhando, principalmente, as suas atividades mais associadas às exigências da vaga. Assim, é possível mostrar de forma concreta que você realmente está capacitado para executar as tarefas necessárias.

4

De forma geral, para conquistar o recrutador na entrevista é importante que você se revele uma pessoa agradável, mas também profissional e focada, com o máximo de quesitos imperativos para o cargo pretendido. Outra dica para aumentar as suas chances é pesquisar algumas informações sobre a empresa para a qual é destinada a vaga, assim, terá uma ideia melhor do que o recrutador pode buscar no perfil dos candidatos.

5

É importante ainda para ganhar a confiança do recrutador que o entrevistado responda de forma clara e sincera a todas as perguntas. Isso não significa que você deva enfatizar um de seus pontos fracos ou dar detalhes do por que saiu do seu último trabalho, seja generalista nessa hora, mas sem parecer que deseja fugir do assunto. Procure dar um ar positivo às suas respostas. Se, por exemplo, você saiu do emprego anterior porque se incomodou com alguma coisa, diga que estava em busca de novos desafios.

Como conquistar o recrutador na entrevista - Passo 5
Imagem: epocanegocios.globo.com
6

Por fim, vale caprichar em alguns quesitos básicos, que funcionam em qualquer entrevista de emprego, como estar bem vestido, conforme o cargo pretendido, e atento ao que é questionado, para demonstrar coerência nas ideias ao responder as perguntas. Por isso, uma boa noite de sono do dia anterior é fundamental, além de ter se alimentado de forma adequada. Se você conseguir equilibrar simpatia com competência e boa aparência com certeza terá conseguido conquistar o entrevistador.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conquistar o recrutador na entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: podatki.egospodarka.pl
Imagem: humanresources.about.com
Imagem: epocanegocios.globo.com
1 de 3
Como conquistar o recrutador na entrevista