Como pagar INSS para autônomos
A previdência social é um tema que frequentemente gera polêmicas e dúvidas quanto ao seu funcionamento. As normas em constante questionamento, a burocracia e os cálculos envolvidos podem criar confusões. Uma delas é quanto aos profissionais autônomos, nem todos sabem que têm direito a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social para receber uma aposentadoria no futuro. Pois saiba que sim, autônomos podem receber aposentadoria. Para que isso aconteça, é preciso contribuir. O umCOMO te ajuda e ensina como pagar INSS para autônomos.
Passos a seguir:
O governo classifica o trabalhador autônomo como um contribuinte individual. De acordo com estatuto, podem ser considerados autônomos:
- Pessoa que trabalha por conta própria;
- Quem presta serviços eventualmente;
- Sem vínculos empregatícios;
- Microempreendedores individuais (MEI).
Para que o profissional autônomo não tenha decepções na hora de solicitar a aposentadoria no futuro, é preciso filiar-se e contribuir da maneira correta. O procedimento para quem ainda não contribui e deseja começar deve começar com documentos necessários.
Se o autônomo ainda não está no PIS, ele deve se inscrever para ter um número do NIT.
Uma vez com esses documentos, é hora de associar-se ao RPGS (Regime Geral da Previdência Social) através da ficha (Guia da Previdência Social) disponível no site da Previdência: previdencia.gov.br.
A ficha para pagar INSS para autônomos tem campos bem específicos que devem ser preenchidos corretamente com todas as informações solicitadas. Para isso, é importante ter em mãos a sua carteira de trabalho e saber todos os seus dados pessoais (RG, CPF, endereço...).
Uma vez inscrito, o filiado começa a ter que pagar mensalmente uma quantia referente a contribuição, cujo valor é determinado por tabela pela própria Previdência Social e proporcional ao que a pessoa recebe. Existem limites mínimos e máximos para esses valores e eles devem ser respeitados;
Inscritos da maneira correta, pagar INSS para autônomos é algo bem simples. O pagamento pode ser feito em banco ou casa lotérica com um limite de até
Inscritos da maneira correta, pagar INSS para autônomos é algo bem simples. O pagamento pode ser feito em banco ou casa lotérica com um limite sempre até o 15º dia do próximo mês. Em caso de atraso, ou perder a data, você será cobrado com multas e juros. O valor dessa cobrança pode ser conferido no site da previdência em Cálculo do INSS.
Sugestão: Como tirar CNIS pela internet
Quem trabalha como autônomo há mais tempo e resolveu contribuir com o INSS depois, pode pagar atrasado. Para isso, é preciso comparecer a alguma agência da Previdência Social com seu PIS e comprovar que você esteve trabalhando como autônomo nos últimos tempos. O ideal é que você comprove com recibos de prestação de serviço e declarações de imposto de renda.
Sugestão: Como saber o número do benefício da Previdência Social
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar INSS para autônomos, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.