Partilhar

O que é o Microempreendedor individual

Por Marina Vieira. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é o Microempreendedor individual
Imagem: lifestyles.com.br

Já ouviu falar na sigla MEI? É o microempreendedor individual! Trata-se de uma pessoa que abriu o seu próprio negócio, está começando agora, mas trabalha por conta própria e é legalizado como pequeno empresário. Qualquer pessoa que ganhe no máximo R$60.000,00 por ano, e que tenha um negócio próprio pode se cadastrar nessa modalidade. Quer saber mais sobre isso? Então continue se informando aqui em umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como montar um berçário
Passos a seguir:
1

Como funciona o trabalho do microempreendedor individual?

A cada dia que passa cresce o número de pessoas que abrem um negócio próprio, e já não é mais novidade ver pessoas falando sobre os MEI. O bacana é que todo microempreendedor pode ter um empregado contratado, e recebendo um salário mínimo ou o piso de salário estipulado para a categoria, ou seja, quanto mais MEI tiver por ai, mais oportunidades de empregos serão abertas.

O que é o Microempreendedor individual - Passo 1
Imagem: mundocarreira.com.br
2

Passando de informal para Microempreendedor individual

Hoje em dia deixar de trabalhar informalmente está muito fácil, não precisa contratar um contador e nem imprimir um milhão de papelada! A formalização é feita de um jeito bem fácil e rápido. Para iniciar como MEI, você precisa preencher um cadastro eletrônico, com cuidado para que os dados não estejam errados.

Imagem: blog.sucessoclub.com.br
3

Vantagens de ser um MEI

A maior das vantagens é que você vai trabalhar formalmente, e terá direito a tudo o que as outras pessoas têm: aposentadoria, auxilio maternidade, emissão de Nota Fiscal e possibilidade de ter um funcionário registrado trabalhando para você. Outra vantagem aparece na hora que você precisar fazer um empréstimo você terá facilidades que qualquer outra empresa tem, podendo abrir uma conta de pessoa jurídica!

Outra vantagem é o pagamento do INSS, é bem baixo! Você só pagará R$36,10 por mês, esse valor é fixo e não muda.

Imagem: profissionaldeecommerce.com.br
4

Desvantagens

Tudo na vida tem os prós e os contras não é? E com o microempreendedor individual isso não é diferente. Uma das desvantagens é que fica mais complicado fechar um negócio sendo um MEI, do que sendo um trabalhador informal. Mas para não se complicar, basta guardar todos os documentos utilizados, os relatórios mensais e anuais, para não ter futuras dores de cabeça.

5

Cadastrando para ser MEI

Quando você se cadastra no site, o seu CNPJ sai na hora, mas para que ele tenha serventia você precisa se cadastrar na Junta Comercial da prefeitura da sua cidade. Antes de ir até à prefeitura, é recomendável que você se informe por telefone, para saber quais documentos precisará levar, e é lá na Junta Comercial da sua cidade, que eles lhe informarão quais são os outros passos que você precisará percorrer!

Vale a pena ser um microempreendedor individual, porque afinal, nada como trabalhar dentro da lei não é? Então arregace as mangas e torne-se hoje mesmo um microempreendedor, quem sabe o seu negócio não cresça e você passe de um pequeno empresário para um super empresário em pouco tempo?!

Imagem: profissionaldoaco.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Microempreendedor individual, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de deixar um comentário e marcar positivamente!

Escrever comentário sobre O que é o Microempreendedor individual

6 comentários
A sua avaliação:
enfidelson antónio
Nossa! Quero saber mais
Carlos
Parabens a voces pelo site!! Me chamo Carlos tenho 52 anos e contribuo no regime de autonomia (20% sob o salario minimo) gostaria de fazer o mei mas continuar a pagar minha autonomia posso??o que isto implica??poderei me aposentar por idade??desde ja gato!!!
Marcos Santos
Muito bom e claros as suas edições. Desde já agradeço.
Editor umComo.com.br
Oi Marcos! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
André Luíz dos Santos
Ola bom dia. Meu nome é André Luíz e gostaria de saber se na hora que eu me cadrastrar no MEI eu tenho também que me cadastrar em alguma associação para ter os serviços de assessoria, suporte, orientações. pois eu entrei no site: www.Portaldoempreendedor.adm.br e estava oferecendo esses serviços. aguardo o retorno e Obrigado pela atenção. André Luíz.
patricia
Mais da problemas pra quem tem bolsa familia
patricia
Posso botar alguem com migo e quanto custa obrigada

O que é o Microempreendedor individual
Imagem: lifestyles.com.br
Imagem: mundocarreira.com.br
Imagem: blog.sucessoclub.com.br
Imagem: profissionaldeecommerce.com.br
Imagem: profissionaldoaco.com.br
1 de 5
O que é o Microempreendedor individual

Voltar ao topo da página