Como preencher a Guia da Previdência Social
Para garantir no futuro a aposentadoria, todos os trabalhadores e até desempregados, têm de contribuir todos os meses com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para tal, é necessário estar inscrito na Previdência Social e preencher a GPS (Guia da Previdência Social). Dependendo da atividade profissional, existem vários tipos de contribuições. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como preencher a Guia da Previdência Social.
Passos a seguir:
Pode preencher a GPS - Guia da Previdência Social - através da internet ou manualmente.
Para preencher a GPS pela internet, precisa de aceder ao site da Previdência Social. De seguida, terá de preencher os campos do formulário, indicando que em que categoria de contribuinte se encontra e colocar os seus dados de contribuinte, o NIT ou PIS ou PASEP. Clique no botão azul 'confirmar' e os seus dados deverão aparecer na tela. Confirme se os dados estão corretos e comece a preencher a guia. No campo 'Competência' preencha com o mês da contribuição e o respetivo ano. No campo 'Salário de contribuição' coloque o valor da sua renda, este dado é necessário porque o valor da contribuição é calculado com base nesta quantia. De seguida, indique qual o tipo de contribuição e a data de pagamento da GPS. Por fim, imprima a Guia da Previdência Social já preenchida.
Se optar por preencher a Guia da Previdência Social manualmente, precisa primeiro de comprar a guia, que poderá encontrar em qualquer papelaria ou banca de jornal.
Dica: Confira também como fazer cálculo GPS em atraso passo a passo.
Depois de comprar a guia, comece a preenchê-la seguindo estas indicações:
- 1. Nome ou razão social/Fone/Endereço - neste campo deverá colocar o seu nome completo, um número de telefone e o seu endereço completo.
- 2. Vencimento - este campo deverá ser deixado em branco, para a Previdência preencher.
- 3. Código de pagamento - neste campo deverá colocar o número corresponde ao tipo de contribuinte que você é. Para isso, consulte esta lista de códigos.
- 4. Competência - nesta área deverá colocar o mês da contribuição e o respetivo ano, neste formato 01/2014.
- 5. Identificador - neste campo terá de colocar o seu número de identificação da Previdência, o PIS, PASEP ou qualquer outro código de inscrição no INSS.
- 6. Valor do INSS - aqui deverá colocar o valor da contribuição respeitante a esse mês.
- 7. e 8. - não precisa de preencher estes campos.
- 9. Valor de outras entidades - os contribuintes individuais não precisam de preencher este campo. Este campo deverá apenas ser preenchido por empresas obrigadas a recolherem para Outras Entidades.
- 10. Atualização Monetária, Multa e Juros - os contribuintes individuais também não precisam de preencher este campo. Este campo deverá ser preenchido pelas empresas com o somatório de atualização monetária, multa e juros de mora, caso existam.
- 11. Total - neste campo deverá colocar o valor total da contribuição. No caso dos contribuintes individuais, deverão apenas colocar o mesmo valor que no campo 6. Os restantes deverão somar os campos 6, 9 e 10.
- 12. Autentificação bancária - este espaço deverá ficar em branco.
Depois de ter a Guia da Previdência Social preenchida, basta levá-la a um banco ou a uma lotérica e efetuar o respetivo pagamento.
Veja também: Como saber o número do benefício da Previdência Social
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preencher a Guia da Previdência Social, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.