Calcular impostos

Como pagar o ISS

Como pagar o ISS
Imagem: viapalhoca.com.br

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é uma tributação que deve ser analisada e pensada com muita atenção por qualquer prestador de serviço e seus clientes. Sua finalidade é recolher uma taxa do empresário pela cidade em que ele está atuando ou prestando serviço.

Esse cuidado e atenção são muito importantes pois cada município brasileiro possui suas regras próprias e taxas de tributação. Por isso, neste artigo, o umComo.com.br separou algumas dicas e informações úteis sobre como pagar o ISS e também como evitar problemas futuros tal como a diminuição em seu faturamento líquido.

Também lhe pode interessar: Como fazer o Cadastro Único

Índice

  1. Qual é o valor do ISS?
  2. Quem paga e quem recolhe o ISS?
  3. Quais os erros mais comuns cometidos com o ISS?
  4. Como pagar o ISS?
  5. A MEI paga imposto?

Qual é o valor do ISS?

A porcentagem para cobrança do imposto deve estar entre 2% e 5% do valor da nota fiscal do serviço prestado, um parâmetro igual em todos os municípios brasileiros. Aliás, esse é o único ponto comum entre as cidades.

Quem paga e quem recolhe o ISS?

Quem paga o imposto é o prestador de serviços e quem recolhe é o tomador que está a pagar pelo serviço prestado, mais conhecido como “cliente”, podendo ser tanto pessoa jurídica quanto física. Como prestador de serviços, você deverá ser registrado como Profissional Autônomo, que possui como característica principal a gerência de seu próprio trabalho.

Porém, o sistema de recolhimento a partir da nota fiscal pode vir de ambos os lados. Se é da parte do prestador de serviço, essa alíquota é tirada do faturamento bruto de cada modalidade de serviço. Já se o tomador é que faz o recolhimento, ele deverá descontar o valor do pagamento do serviço prestado. Em ambos os casos, no fim, quem de fato paga pelo ISS é o prestador de serviço, podendo acontecer destas duas formas citadas.

Quais os erros mais comuns cometidos com o ISS?

O erro mais comum é não prestar atenção neste item quanto se presta um serviço para outro município. O valor da alíquota pode ser outro e o prestador de serviços, sem fazer essa verificação, acabará “ganhando” menos do que costuma pelo serviço. Outro erro comum que também está relacionado a isso é justamente aumentar o preço do serviço para “driblar” essa perda. Apesar de esse método cobrir o imposto quando este se apresenta mais alta em determinado município, o prestador de serviço poderá também acabar perdendo o trabalho pela competitividade. Seu preço será superior ao do mercado que já opera dentro do próprio município.

Como pagar o ISS?

Como cada município possui sua própria taxa a ser paga, o primeiro passo é consultar o site da prefeitura da sua cidade e verificar se a sua atividade se enquadra em alguma situação especial. Há profissionais que não se enquadram no pagamento do imposto, como: profissionais liberais de nível universitário, taxistas, corretores de imóveis, seguros e veículos e portadores de deficiência.

Em seguida, junte a documentação necessária: RG, CPF, carteira do conselho de classe (para profissionais liberais), Ficha de Inscrição Declarada (FID 260-3) preenchida em 2 vias. Faça a inscrição municipal para o pagamento do ISS. Após feito este cadastro, um carnê de pagamento será enviado anualmente na sua residência indicada. Caso você não o receba, poderá acessar a segunda via do boleto pela internet, repetindo este procedimento e acessando a aba de assuntos financeiros.

A MEI paga imposto?

Se você presta serviços e está registrado como MEI (microempreendedor individual), então, neste caso, o pagamento do ISS já está embutido na guia de recolhimento em um valor fixo mensal de R$33,25 a ser pago. Por isso, neste caso, não há a necessidade de se calcular a alíquota através da nota fiscal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar o ISS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
MARCO ANTONIO
A MINHA EMPRESA É SIMPLES NACIONAL E ATUALMENTE VENHO PRESTANDO SERVIÇOS DE VENDAS PARA OUTRA EMPRESA,PERGUNTO,COMO FAÇO E ONDE PAGAR O MEU ISS?
A sua avaliação:
Altivo Carlos Pereira netto
Olá bom dia tenho uma dúvida em relação a esse imposto, possuo cnpj e micro empresa registrada pelo simples nacional meu rendimento médio gira em torno 95000 bruto como realizar esse calculo e se há possibilidade de reduzir o valor desse imposto pois me cobram sem torno de 16000 reais de imposto do ISS obrigado
Imagem: viapalhoca.com.br
Como pagar o ISS