Partilhar

Qual a vantagem de ser autônomo

Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual a vantagem de ser autônomo
Imagem: pontoxp.com

O trabalhador autônomo precisa de muito esforço para conseguir se manter com seus próprios lucros. Ele deverá seguir uma rotina de trabalho, que não precisa ser tão puxada quanto um trabalhador com carteira assinada, mas com o mesmo afinco para garantir o sucesso de seu negócio: deverá preparar-se, atualizar-se e fazer o possível para manter sua freguesia. Mas, ser o dono do próprio negócio pode trazer muitas vantagens para você, é o que iremos lhe mostrar nesse artigo sobre quais as vantagens de ser autônomo.

Também lhe pode interessar: 13 melhores empregos para quem ama viajar
Passos a seguir:
1

Não precisará prestar contas ou dar satisfação a outra pessoa - esse é um dos principais motivos pelos quais uma pessoa opta pelo trabalho autônomo. A chateação e stress empresarial, a rigidez no horário de trabalho não são convidativos para ninguém. Não ter um chefe é, sim, motivo de orgulho pessoal. Pois, muitas vezes, o chefe assume papel de vilão e passa a te atormentar. No trabalho autônomo, não existe hierarquia: é só você com você mesmo.

2

Você poderá fazer seus próprios horários - poder trabalhar em um horário não-convencional, sem a preocupação de registrar horário de entrada e saída é um grande diferencial. Claro que, às vezes, o horário de trabalho poderá ser mais puxado. No entanto, é algo que pode ser abatido nos demais dias. A flexibilidade é ou não é um bom atrativo do trabalho autônomo?

3

Você não precisará dividir os lucros - o trabalhador autônomo é o detentor dos próprios lucros. Sem a necessidade de pagar uma parte para terceiros. Além disso, você poderá decidir quanto quer lucrar por mês e se planejar para atingir esse objetivo. A atividade autônoma não é nem um pouco maçante, quanto o trabalho subordinado (onde você trabalha para atingir planos de terceiros e, muitas vezes, não fica satisfeito com o salário final).

4

Você não precisará da ajuda de outra pessoa para que seu negócio dê certo - claro que precisará de clientes, mas não necessitará da boa ação de um colega de trabalho ou empregado, por exemplo, para garantir o sucesso do seu negócio. Pois, como diz por aí: você será o seu cartão de visita. Então, tudo dependerá do seu esforço. Assim sendo, invista mais em seu marketing pessoal: cuide da sua apresentação pessoal, da sua agenda e local de trabalho, bem como da sua clientela.

5

Você terá mais tempo para a família - ou para o lazer. Por poder fazer seus próprios horários, poderá comparecer àquela reunião estudantil do seu filho, por exemplo. Mas, precisa ter cuidado para não se descuidar tanto com o horário e com a demanda de serviço, ou seu negócio será prejudicado.

6

Dependendo do negócio, não precisará sair de casa - o que diminuirá seu desgaste no trânsito ou em transportes públicos - consequentemente, diminuirá o gasto com gasolina ou passagem.

Qual a vantagem de ser autônomo - Passo 6
Imagem: trabalhoextra01.no.comunidades.net
7

Dependendo da atividade, não precisará - sequer - estar apresentável - se você optar por ser um redator freelancer, por exemplo, não precisará estar bem vestido (muitas vezes, nem mesmo vestido), com o cabelo arrumado e dentes escovados para poder atender sua demanda de trabalho. Imagine quão lucrativo será você poder trabalhar sem precisar se livrar do seu pijama ou da sua cama.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a vantagem de ser autônomo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

Qual a vantagem de ser autônomo
Imagem: pontoxp.com
1 de 2
Qual a vantagem de ser autônomo

Voltar ao topo da página