Partilhar

Como saber o número do título de eleitor pelo CPF

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 22 agosto 2018
Como saber o número do título de eleitor pelo CPF

É possível consultar o título de eleitor pelo CPF seguindo alguns passos simples. As documentações como Registro Geral (RG), Título de Eleitor e Cadastro de Pessoa Física (CPF) são de extrema importância pois eles comprovam quem somos e são necessário para exercermos nossa cidadania, essas documentações servem para nos identificarmos como cidadão e podermos exigir nossos direitos e exercermos nossos deveres na sociedade. Se você quer saber como saber o número do título de eleitor pelo CPF, este artigo do umCOMO te explica como!

Também lhe pode interessar: Como tirar segunda via do CPF

Como consultar o título de eleitor pelo CPF?

O Título de Eleitor é apenas exigido em época de eleição, quando vamos viajar para o exterior ou na hora de assinar carteira de trabalho, por ser um documento que não usamos no dia-a-dia quase ninguém sabe o número do próprio título. É importante que, além de se ter o número do Título de Eleitor também se tenha o documento, caso você tenha perdido seu título é possível pedir um novo indo até o cartório eleitoral de sua região, para saber o endereço do seu cartório basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado e conferir pelo CEP de sua residência.

Há meios de como saber o número do Título de Eleitor pelo nome completo, sua zona eleitoral e local de votação basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e obter as informações, basta inserir:

  • Nome completo do titular;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe caso conste na certidão de nascimento, caso não conste, basta assinalar a ausência dessa informação em sua documentação.

Em inícios de ano de eleição os cartórios eleitorais costumam ficar abertos e disponíveis por mais tempo para facilitar a alteração de zona eleitoral sem que seja necessário marcar horário. Caso você tenha se mudado de residência e deseja alterar seu local de votação, basta descobrir seu novo cartório eleitoral pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado e comparecer ao endereço com horário portando:

  • Um documento com foto (pode ser RG, CNH ou então passaporte, contanto que estejam na validade);
  • Antigo título de eleitor;
  • Comprovante de residência (pode ser conta de luz, aluguel, Internet etc, a conta precisa estar no seu nome ou no nome de alguém relacionado como esposa, filhos ou pais).

Se você mora em república, divide um apartamento ou apenas mora com alguém com quem não tenha algum vínculo oficial como um namorado ou amigo próximo e a contas de sua residência estão no nome dessa outra pessoa e não no seu, é necessário que se comprove em cartório que você é morador daquela residência e que se leve esse comprovante na hora de alterar sua zona eleitoral. Caso você não comprove ser morador da residência os funcionários do cartório não são liberados para fazer a alteração.

Vale lembrar que se você não votar nem justificar sua ausência no dia da eleição será automaticamente proibido de receber salários de entidades públicas, pedir emissão de passaportes ou de carteira de identidade ou pedir empréstimos no banco. Após a eleição o prazo para justificar ausência é de 60 dias.

Tem como consultar o número do Título de Eleitor pelo CPF?

Caso você queira saber como consultar o número do título de eleitor pelo CPF saiba que isso não é possível, o possível é consultar o número do Título de Eleitor pelo nome, como foi explicado acima.

Leia também: É possível se desfiliar de um partido político pela internet?

Como saber o número do título de eleitor pelo CPF - Como consultar o título de eleitor pelo CPF?

Como consultar meu CPF?

O documento físico do CPF parou de ser emitido anos atrás e hoje é apenas possível inserir o número junto ao nosso RG para evitar esquecimentos. Por não termos mais o CPF físico e esse não ser um número exigido de forma obrigatória no nossa dia-a-dia, por vezes acabamos esquecendo o número.

Visto que o CPF é um documento de grande importância, não é possível consultar seu número por via da Internet, já que caso isso fosse possível abriria portas para que qualquer um pudesse saber esse número e acessar mais diversas outras informações sigilosas sobre qualquer um com um clique. Para saber seu número de CPF é necessário ir até a Receita Federal mais próxima e solicitá-lo, leve consigo um documento com foto para comprovar ser você o portador desse número.

Aproveite a visita à Receita Federal também para conferir se seu CPF consta como "regular" pois sem que ele esteja regularizado é impossível abrir contas no banco, pedir novos cartões de crédito e também assumir cargos públicos.

Se você ainda não tem esse documento, veja nesse artigo como tirar o CPF.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o número do título de eleitor pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como saber o número do título de eleitor pelo CPF

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Valdir Cícero de oliveira
Qual número do meu titulo de eleitor
Osmar Perrut Ferreira
Não tenho meu título de eleitor em mão
Valdomiro Rott Navarro
saber o numero do titolo isona e mesa
Antoniaregiane Ferreira Barros
Que saber o número dotítulo de eleitor

Elisângela da Silva monteiro
Eu perdi meu título como faço peã saber a minha zona
Juliene stefane bezerra da silva
quero saber o numero do tittulo de eleitor
Laerte Pereira de aguiar
Gostaria de saber número do meu título pelo meu cpf
WILLIAMS BENTO DA SILVA
ANTES AGENTE CONSEGUIA VER PELO NOME E DATA DE NASCIMENTO E AGORA NADA CONSEGUE
A sua avaliação:
jose roberto feitosa de sousa
como descubri nomero do titulo
rodrigo paulo da silva
qual numero do meu titulo de eleitor

Como saber o número do título de eleitor pelo CPF
1 de 2
Como saber o número do título de eleitor pelo CPF

Voltar ao topo da página