Partilhar

Como saber o número do bilhete único pelo CPF

 
Por Letícia Lima. 19 novembro 2019
Como saber o número do bilhete único pelo CPF

O uso de transporte coletivo (ônibus, metrô, VLT e outros) é a principal forma de locomoção dos trabalhadores brasileiros. A título de exemplo, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, 62% dos usuários de transporte público o faziam para ir e voltar do trabalho, conforme pesquisa realizada pela Belo Horizonte Transporte e Trânsito e divulgada no portal Hoje em Dia[1]. É possível supor que a estatística seja proporcional as outras capitais e grandes centros urbanos do país. O bilhete único é um cartão pessoal onde é possível carregar um valor em dinheiro e utilizar os coletivos. Mas como saber o número do bilhete único pelo CPF? Confira a resposta neste artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Perdi meu Bilhete Único, como recuperar?

Como saber o número do bilhete único pelo CPF

Saber o número do bilhete único pelo CPF irá variar conforme a cidade em que você utiliza seu bilhete único. Via de regra, se você deseja achar o número do bilhete único pelo CPF, procure por "nome da cidade + bilhete único + cpf" no navegador de sua preferência e verifique se o serviço já está disponível na sua região.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as prestadoras de transporte já estão atentas a isso e permitem a consulta online do bilhete único. Confira:

Se você mora em São Paulo e deseja obter o bilhete único, confira nosso artigo sobre como se cadastrar na SPTrans.

Como consultar saldo do bilhete único

Consultar saldo do bilhete único pela internet é bem simples e tem se tornado cada vez mais fácil e rápido. Grande parte dos coletivos já mostra o saldo do seu bilhete único quando você o encosta no leitor para entrar no transporte público!

  • Se você é usuário da SPTrans e deseja consultar o saldo do seu bilhete único, basta acessar o
    portal para Consultar Cartão e ver como anda a sua situação.
  • Se você é usuário Riocard, a consulta do extrato pode ser feita tanto pelo site Riocard Mais quanto pelo aplicativo Riocard Mais, disponível para os sistemas Android e iOS. Pelo app também é possível fazer recarga online do seu bilhete único.

Para outras localidades que não sejam Rio de Janeiro ou São Paulo, busque por "consultar saldo bilhete único + nome da cidade" no seu navegador e veja se o serviço já se encontra disponível.

Dica: caso você esteja sem saldo, confira nosso artigo sobre como carregar bilhete único pelo celular.

Desvincular bilhete único

O bilhete único costuma ser vinculado a empresa e ao trabalhador, e as regras gerais estipulam que, no momento da demissão ou desligamento, o bilhete único seja desvinculado. Contudo, algumas empresas podem ser omissas em relação aos seus trabalhadores e não cumprem algumas exigências, como a de desvincular o bilhete único no momento da demissão. Além disso, as regras quanto a desvinculação variam conforme o município, de forma que o trabalhador precisa ficar atento e conhecer seus direitos e obrigações.

De qualquer forma, se a empresa não tiver realizado a desvinculação do seu bilhete único, é necessário que você entre em contato com a operadora desse serviço e solicite a desvinculação. Em geral, esse procedimento pode ser feito pela internet, por telefone ou pessoalmente.

Também não deixe de entrar em contato com a operadora caso o número do chip do bilhete único esteja apagado, já que isso pode dificultar seu acesso aos coletivos. Em geral, uma segunda via irá resolver o problema sem maiores complicações.

Veja mais em: Como saber se o bilhete único está vinculado a empresa

Perdi meu bilhete único, o que fazer?

Perder o bilhete único é uma situação muito desagradável. A regra geral é que em caso de perda ou roubo você deve bloquear seu bilhete único, evitando assim que outras pessoas o utilizem. A maneira de fazer isso varia de cidade para cidade - na dúvida, procure por "bloqueio bilhete único + nome da cidade" no seu navegador.

  • Se você utiliza os serviços da SPTrans e perdeu seu bilhete único, basta ligar para o número 156 (para quem estiver na cidade de São Paulo) ou 0800-0550121 (caso você esteja fora do município de São Paulo), informando o ocorrido, o número do seu bilhete único e a solicitação do bloqueio;
  • Caso você utilize os serviços do Riocard, basta ligar para (21) 2127-4000 de segunda a sexta, das 8h às 20h, ou das 8h às 14h em finais de semana e feriados. Se você não conseguir fazer o bloqueio do bilhete único por esses canais, é necessário solicitar à empresa onde você trabalha que o faça.

2ª via bilhete único

Novamente, obter a segunda via do bilhete único varia conforme o município. Em São Paulo, depois de 72 horas do cancelamento do bilhete único original, vá até um posto de atendimento da SPTrans com um documento original com foto, faça a solicitação e pague a tarifa de nova emissão.

Já no Rio de Janeiro, a taxa de espera para solicitar a segunda via é de 48 horas. O solicitante deve buscar uma loja da Riocard, pagar as taxas solicitadas e fazer o pedido da segunda via do cartão. Para outros municípios, procure por "segunda via bilhete único + nome do município" para saber o procedimento adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o número do bilhete único pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. LOBATO, Paulo Henrique. Transporte público e trânsito ruins prejudicam trabalhadores e empresários de BH. Hoje em Dia. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/transporte-p%C3%BAblico-e-tr%C3%A2nsito-ruins-prejudicam-trabalhadores-e-empres%C3%A1rios-de-bh-1.735981>. Publicado em 19 de agosto de 2019. Acesso em 31 de outubro de 2019.
Bibliografia
  • SPTrans. Bloqueio, segunda via e restituição. Disponível em: <http://200.185.40.198/VTBloqueio.aspx>. Acesso em 13 de novembro de 2019.
  • G1 RJ. Saiba o que fazer quando perder o RioCard. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/saiba-o-que-fazer-quando-perder-o-riocard.html>. Publicado em 16 de novembro de 2010. Acesso em 13 de novembro de 2019.
  • Riocard Mais. Perguntas Frequentes. Disponível em: <https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraEmpresa/perguntas>. Acesso em 13 de novembro de 2019.
  • SPTrans. Perguntas e Respostas. Disponível em: <http://www.sptrans.com.br/perguntas-e-respostas/?sobre=vale-transporte#16743>. Acesso em 13 de novembro de 2019.

Escrever comentário sobre Como saber o número do bilhete único pelo CPF

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber o número do bilhete único pelo CPF
Como saber o número do bilhete único pelo CPF

Voltar ao topo da página