Como evitar erros no trabalho
Passar oito horas com pessoas que você não escolhe nem sempre é fácil. No entanto, essa é a rotina de trabalho da maioria das pessoas e não tem como fugir. Para que você consiga manter o seu emprego sem problemas e advertências do chefe, todo o cuidado é pouco. Manter uma postura profissional vai fazer com que você consiga se relacionar com os colegas e com o chefe de forma positiva, especialmente na hora de lidar com situações estressantes. Aprenda a evitar atitudes que podem prejudicar a sua carreira e promova um bom ambiente profissional, sem situações inconvenientes. Para saber como evitar erros no trabalho, continue lendo esse artigo do umComo.
Passos a seguir:
Falta de pontualidade
Você ficou preso no trânsito, o ônibus se atrasou e o seu cachorro comeu o despertador. Nada disso interessa para a empresa. Os funcionários devem fazer o possível e o impossível para chegar ao local de trabalho no horário, ou correm o risco de serem substituídos por alguém que o faça. Seja pontual para evitar erros no trabalho.
Má apresentação
Todo o mundo deve trajar de acordo com o código de vestuário da empresa. Evite qualquer peça que possa ser interpretada como sensual e procure se vestir com bom senso. Se você trabalha numa loja de tênis, não é necessário usar terno. No entanto, se você trabalha numa empresa de advogados, não apareça no escritório usando shorts.
Má postura
A sua postura deve ser o mais profissional possível. Algumas empresas são tradicionais e agradecem que você mantenha uma linguagem formal, descartando o uso de palavrões e gírias. Fale de maneira adequada.
Outra questão importante na hora de falar da postura é o mau uso de dados da empresa. Toda a informação que passa pelos seus olhos diariamente pertence à empresa e não a você, por isso evite revelar conteúdo sigiloso por aí.
Fofocas
Partilhar informação sem saber até que ponto é facto pode ser perigoso. Se o que você ouviu não contribui para o sucesso da empresa, descarte já o tema. Pior ainda, essa fofoca pode prejudicar alguém que está tentando sobreviver ao local de trabalho tal e qual você. As pessoas têm dois ouvidos, mas apenas uma boca: oiça mais e fale menos.
Mentiras
Se alguém descobre que você passou uma mentirinha no trabalho, você vai acabar se queimando para sempre. Não destrua sua credibilidade e adote uma postura de honestidade e franqueza com os seus colegas e com o chefe.
Uso inapropriado dos recursos da empresa
A empresa paga aos funcionários para trabalhar, não é mesmo? Assim sendo, é proibido usar o tempo e o computador da empresa para bater papo e ver as novidades nas redes sociais. Esse tipo de atividades dispersa sua atenção e diminui sua produtividade, por isso mantenha seu foco nas tarefas.
Demasiada descontração
O bom profissional consegue diferenciar a gaiatice da boa disposição. Evite ser o bobo da empresa, sempre contando piadas e desconcentrando os colegas. Se quiser, pode até ser engraçado na pausa de almoço, mas não durante o horário.
Assédio
O assédio é um erro profissional terrível. Seja moral ou sexual, de qualquer forma pode prejudicar sua reputação e até mandar você para o olho da rua. Nunca se aproprie de ideias que não são suas, nem sugira relações íntimas com colegas de trabalho. O assédio moral e o assédio sexual dão direito a processo criminal, por isso seja correto.
Desequilíbrio emocional
Se você não consegue controlar suas emoções, seus colegas e seu chefe vão pensar que você é imaturo e desequilibrado. A pressão pode ser difícil, mas tente desenvolver técnicas anti-estresse como respirar fundo e apertar uma bolinha macia. Praticar yoga nas horas livres também pode ser bastante útil.
Dica: Acesse esse artigo para saber como praticar yoga sozinho.
Manifestação excessiva de afetos
Se você se relaciona com um chefe ou com um dos colegas, evite demonstrar posturas afetivas na empresa. O grau de intimidade fora da empresa é irrelevante, mas no ambiente profissional você tem que segurar esse tipo de manifestações. Mantenha o respeito e a hierarquia.
Falar de mais ou de menos
Ninguém gosta de pessoas que falam demasiado, nem de pessoas que nunca falam. Tente moderar sua conversação para conseguir relacionar-se com os colegas sem eles pensarem que você é um babaca. Se o colega estiver falando, não interrompa. Se estiverem discutindo uma ideia, não tenha medo de dar a sua opinião. Equilíbrio é a chave!
Isolamento
Você falta aos jantares e convívios da empresa, come no cantinho do refeitório, e não socializa de forma alguma com os colegas. Vendo que se comporta assim, seus colegas vão questionar suas habilidades sociais e isso é algo que você não quer. Não é necessário ficar o melhor amigo do colega, mas uma relação cordial e positiva só pode trazer benefícios para o seu lado.
Não dar satisfações
Faltar no trabalho sem aviso nem justificação é um excelente motivo para seu chefe despedir você. Evite se queimar dessa forma e mantenha o seu chefe informado no caso de imprevistos.
Não informar sobre o trabalho
Se você está tendo dificuldades para cumprir um prazo ou uma tarefa, informe o seu chefe. Se já terminou a tarefa, informe o seu chefe também. Não fale com o chefe com coisas pouco importantes, mas sempre procure mantê-lo informado o progresso do trabalho para evitar faltas de comunicação.
Agora que já aprendeu como evitar erros no trabalho, dê uma olhada nesses artigos que podem melhorar a sua vida profissional:
Boa sorte!
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