Como evitar erros no trabalho
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Passar oito horas com pessoas que você não escolhe nem sempre é fácil. No entanto, essa é a rotina de trabalho da maioria das pessoas e não tem como fugir. Para que você consiga manter o seu emprego sem problemas e advertências do chefe, todo o cuidado é pouco. Manter uma postura profissional vai fazer com que você consiga se relacionar com os colegas e com o chefe de forma positiva, especialmente na hora de lidar com situações estressantes. Aprenda a evitar atitudes que podem prejudicar a sua carreira e promova um bom ambiente profissional, sem situações inconvenientes. Para saber como evitar erros no trabalho, continue lendo esse artigo do umComo.
Passos a seguir:
Falta de pontualidade
Você ficou preso no trânsito, o ônibus se atrasou e o seu cachorro comeu o despertador. Nada disso interessa para a empresa. Os funcionários devem fazer o possível e o impossível para chegar ao local de trabalho no horário, ou correm o risco de serem substituídos por alguém que o faça. Seja pontual para evitar erros no trabalho.
![Como evitar erros no trabalho - Passo 1](https://t2.uc.ltmcdn.com/pt/posts/0/2/6/como_evitar_erros_no_trabalho_22620_paso_0_600.jpg)
Má apresentação
Todo o mundo deve trajar de acordo com o código de vestuário da empresa. Evite qualquer peça que possa ser interpretada como sensual e procure se vestir com bom senso. Se você trabalha numa loja de tênis, não é necessário usar terno. No entanto, se você trabalha numa empresa de advogados, não apareça no escritório usando shorts.
Má postura
A sua postura deve ser o mais profissional possível. Algumas empresas são tradicionais e agradecem que você mantenha uma linguagem formal, descartando o uso de palavrões e gírias. Fale de maneira adequada.
Outra questão importante na hora de falar da postura é o mau uso de dados da empresa. Toda a informação que passa pelos seus olhos diariamente pertence à empresa e não a você, por isso evite revelar conteúdo sigiloso por aí.
![Como evitar erros no trabalho - Passo 3](https://t2.uc.ltmcdn.com/pt/posts/0/2/6/como_evitar_erros_no_trabalho_22620_paso_2_600.jpg)
Fofocas
Partilhar informação sem saber até que ponto é facto pode ser perigoso. Se o que você ouviu não contribui para o sucesso da empresa, descarte já o tema. Pior ainda, essa fofoca pode prejudicar alguém que está tentando sobreviver ao local de trabalho tal e qual você. As pessoas têm dois ouvidos, mas apenas uma boca: oiça mais e fale menos.
Mentiras
Se alguém descobre que você passou uma mentirinha no trabalho, você vai acabar se queimando para sempre. Não destrua sua credibilidade e adote uma postura de honestidade e franqueza com os seus colegas e com o chefe.
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Uso inapropriado dos recursos da empresa
A empresa paga aos funcionários para trabalhar, não é mesmo? Assim sendo, é proibido usar o tempo e o computador da empresa para bater papo e ver as novidades nas redes sociais. Esse tipo de atividades dispersa sua atenção e diminui sua produtividade, por isso mantenha seu foco nas tarefas.
Demasiada descontração
O bom profissional consegue diferenciar a gaiatice da boa disposição. Evite ser o bobo da empresa, sempre contando piadas e desconcentrando os colegas. Se quiser, pode até ser engraçado na pausa de almoço, mas não durante o horário.
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Assédio
O assédio é um erro profissional terrível. Seja moral ou sexual, de qualquer forma pode prejudicar sua reputação e até mandar você para o olho da rua. Nunca se aproprie de ideias que não são suas, nem sugira relações íntimas com colegas de trabalho. O assédio moral e o assédio sexual dão direito a processo criminal, por isso seja correto.
Desequilíbrio emocional
Se você não consegue controlar suas emoções, seus colegas e seu chefe vão pensar que você é imaturo e desequilibrado. A pressão pode ser difícil, mas tente desenvolver técnicas anti-estresse como respirar fundo e apertar uma bolinha macia. Praticar yoga nas horas livres também pode ser bastante útil.
Dica: Acesse esse artigo para saber como praticar yoga sozinho.
![Como evitar erros no trabalho - Passo 9](https://t2.uc.ltmcdn.com/pt/posts/0/2/6/como_evitar_erros_no_trabalho_22620_paso_8_600.jpg)
Manifestação excessiva de afetos
Se você se relaciona com um chefe ou com um dos colegas, evite demonstrar posturas afetivas na empresa. O grau de intimidade fora da empresa é irrelevante, mas no ambiente profissional você tem que segurar esse tipo de manifestações. Mantenha o respeito e a hierarquia.
Falar de mais ou de menos
Ninguém gosta de pessoas que falam demasiado, nem de pessoas que nunca falam. Tente moderar sua conversação para conseguir relacionar-se com os colegas sem eles pensarem que você é um babaca. Se o colega estiver falando, não interrompa. Se estiverem discutindo uma ideia, não tenha medo de dar a sua opinião. Equilíbrio é a chave!
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Isolamento
Você falta aos jantares e convívios da empresa, come no cantinho do refeitório, e não socializa de forma alguma com os colegas. Vendo que se comporta assim, seus colegas vão questionar suas habilidades sociais e isso é algo que você não quer. Não é necessário ficar o melhor amigo do colega, mas uma relação cordial e positiva só pode trazer benefícios para o seu lado.
Não dar satisfações
Faltar no trabalho sem aviso nem justificação é um excelente motivo para seu chefe despedir você. Evite se queimar dessa forma e mantenha o seu chefe informado no caso de imprevistos.
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Não informar sobre o trabalho
Se você está tendo dificuldades para cumprir um prazo ou uma tarefa, informe o seu chefe. Se já terminou a tarefa, informe o seu chefe também. Não fale com o chefe com coisas pouco importantes, mas sempre procure mantê-lo informado o progresso do trabalho para evitar faltas de comunicação.
Agora que já aprendeu como evitar erros no trabalho, dê uma olhada nesses artigos que podem melhorar a sua vida profissional:
Boa sorte!
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