Partilhar

Como evitar erros no trabalho

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar erros no trabalho
Imagem: peru.com

Passar oito horas com pessoas que você não escolhe nem sempre é fácil. No entanto, essa é a rotina de trabalho da maioria das pessoas e não tem como fugir. Para que você consiga manter o seu emprego sem problemas e advertências do chefe, todo o cuidado é pouco. Manter uma postura profissional vai fazer com que você consiga se relacionar com os colegas e com o chefe de forma positiva, especialmente na hora de lidar com situações estressantes. Aprenda a evitar atitudes que podem prejudicar a sua carreira e promova um bom ambiente profissional, sem situações inconvenientes. Para saber como evitar erros no trabalho, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a postura no trabalho
Passos a seguir:
1

Falta de pontualidade

Você ficou preso no trânsito, o ônibus se atrasou e o seu cachorro comeu o despertador. Nada disso interessa para a empresa. Os funcionários devem fazer o possível e o impossível para chegar ao local de trabalho no horário, ou correm o risco de serem substituídos por alguém que o faça. Seja pontual para evitar erros no trabalho.

Como evitar erros no trabalho - Passo 1
2

Má apresentação

Todo o mundo deve trajar de acordo com o código de vestuário da empresa. Evite qualquer peça que possa ser interpretada como sensual e procure se vestir com bom senso. Se você trabalha numa loja de tênis, não é necessário usar terno. No entanto, se você trabalha numa empresa de advogados, não apareça no escritório usando shorts.

3

Má postura

A sua postura deve ser o mais profissional possível. Algumas empresas são tradicionais e agradecem que você mantenha uma linguagem formal, descartando o uso de palavrões e gírias. Fale de maneira adequada.

Outra questão importante na hora de falar da postura é o mau uso de dados da empresa. Toda a informação que passa pelos seus olhos diariamente pertence à empresa e não a você, por isso evite revelar conteúdo sigiloso por aí.

Como evitar erros no trabalho - Passo 3
4

Fofocas

Partilhar informação sem saber até que ponto é facto pode ser perigoso. Se o que você ouviu não contribui para o sucesso da empresa, descarte já o tema. Pior ainda, essa fofoca pode prejudicar alguém que está tentando sobreviver ao local de trabalho tal e qual você. As pessoas têm dois ouvidos, mas apenas uma boca: oiça mais e fale menos.

5

Mentiras

Se alguém descobre que você passou uma mentirinha no trabalho, você vai acabar se queimando para sempre. Não destrua sua credibilidade e adote uma postura de honestidade e franqueza com os seus colegas e com o chefe.

Como evitar erros no trabalho - Passo 5
6

Uso inapropriado dos recursos da empresa

A empresa paga aos funcionários para trabalhar, não é mesmo? Assim sendo, é proibido usar o tempo e o computador da empresa para bater papo e ver as novidades nas redes sociais. Esse tipo de atividades dispersa sua atenção e diminui sua produtividade, por isso mantenha seu foco nas tarefas.

7

Demasiada descontração

O bom profissional consegue diferenciar a gaiatice da boa disposição. Evite ser o bobo da empresa, sempre contando piadas e desconcentrando os colegas. Se quiser, pode até ser engraçado na pausa de almoço, mas não durante o horário.

Como evitar erros no trabalho - Passo 7
Imagem: time.com
8

Assédio

O assédio é um erro profissional terrível. Seja moral ou sexual, de qualquer forma pode prejudicar sua reputação e até mandar você para o olho da rua. Nunca se aproprie de ideias que não são suas, nem sugira relações íntimas com colegas de trabalho. O assédio moral e o assédio sexual dão direito a processo criminal, por isso seja correto.

9

Desequilíbrio emocional

Se você não consegue controlar suas emoções, seus colegas e seu chefe vão pensar que você é imaturo e desequilibrado. A pressão pode ser difícil, mas tente desenvolver técnicas anti-estresse como respirar fundo e apertar uma bolinha macia. Praticar yoga nas horas livres também pode ser bastante útil.

Dica: Acesse esse artigo para saber como praticar yoga sozinho.

Como evitar erros no trabalho - Passo 9
10

Manifestação excessiva de afetos

Se você se relaciona com um chefe ou com um dos colegas, evite demonstrar posturas afetivas na empresa. O grau de intimidade fora da empresa é irrelevante, mas no ambiente profissional você tem que segurar esse tipo de manifestações. Mantenha o respeito e a hierarquia.

11

Falar de mais ou de menos

Ninguém gosta de pessoas que falam demasiado, nem de pessoas que nunca falam. Tente moderar sua conversação para conseguir relacionar-se com os colegas sem eles pensarem que você é um babaca. Se o colega estiver falando, não interrompa. Se estiverem discutindo uma ideia, não tenha medo de dar a sua opinião. Equilíbrio é a chave!

Como evitar erros no trabalho - Passo 11
Imagem: jpgray.be
12

Isolamento

Você falta aos jantares e convívios da empresa, come no cantinho do refeitório, e não socializa de forma alguma com os colegas. Vendo que se comporta assim, seus colegas vão questionar suas habilidades sociais e isso é algo que você não quer. Não é necessário ficar o melhor amigo do colega, mas uma relação cordial e positiva só pode trazer benefícios para o seu lado.

13

Não dar satisfações

Faltar no trabalho sem aviso nem justificação é um excelente motivo para seu chefe despedir você. Evite se queimar dessa forma e mantenha o seu chefe informado no caso de imprevistos.

Como evitar erros no trabalho - Passo 13
Imagem: pixgood.com
14

Não informar sobre o trabalho

Se você está tendo dificuldades para cumprir um prazo ou uma tarefa, informe o seu chefe. Se já terminou a tarefa, informe o seu chefe também. Não fale com o chefe com coisas pouco importantes, mas sempre procure mantê-lo informado o progresso do trabalho para evitar faltas de comunicação.

15

Agora que já aprendeu como evitar erros no trabalho, dê uma olhada nesses artigos que podem melhorar a sua vida profissional:

Boa sorte!

Como evitar erros no trabalho - Passo 15

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar erros no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como evitar erros no trabalho

Como evitar erros no trabalho
Imagem: peru.com
Imagem: time.com
Imagem: jpgray.be
Imagem: pixgood.com
1 de 9
Como evitar erros no trabalho

Voltar ao topo da página