Ajudar um colega de trabalho

Como ser um bom colega de trabalho

Como ser um bom colega de trabalho

Quando entramos no mundo de trabalho, quer queira ou não, este começa a ocupar um espaço importante nas nossas vidas, passamos um bom número das horas do dia no escritório, por isso os vínculos e as relações que desenvolvemos dentro desse ambiente podem sair dali e misturar-se facilmente com o pessoal. Por esse motivo é importante tentar converter-se em um colega de trabalho que os outros possam respeitar e admirar profissional e pessoalmente, por isso em umComo.com.br damos algumas ferramentas para que você saiba como ser um bom colega de trabalho.

Também lhe pode interessar: Como detectar um mau colega de trabalho
Passos a seguir:
1

Ser um bom colega de trabalho é frequentemente associado com o profissionalismo, não se trata de defender com unhas e dentes quem comete erros, ou de ser um Robin Hood do escritório, se trata de contar com uma atitude respeitável para com os seus colegas e com você mesmo.

2

Independentemente do bom que você seja em um trabalho ou determinada taref, tente manter a humildade e estar disposto a compartilhar o seu conhecimento com alguém que possa precisar dentro da empresa.

3

Controle o estresse e a ansiedade e tente, ainda nos momentos de crise, manter a serenidade. Esta é uma qualidade que não só denota profissionalismo, mas também que funciona como um efeito dominó, se alguém da equipe é comedido e controlado os outros serão contagiados por essa atitude

4

Seja coerente entre o que você diz e o que faz, isto também mostra que você é uma pessoa sincera, e ainda mais no campo trabalhista, que às vezes parece mais uma batalha do que outra coisa, a honestidade é valorizada.

5

Aprenda a comunicar-se e a dizer o que pensa sem falar pelas costas dos outros. Por mais que todos façam isso, um bom colega de trabalho não teme dizer ao outro o que opina, com educação e respeito; isto é muito melhor do que falar pelos corredores baixinho, e o outro agradecerá.

6

Assuma suas responsabilidades sem culpar a sua equipe, o seu chefe ou a empresa. Para falar a verdade, haverá situações que vão escapar da sua responsabilidade pessoal, mas quando não for assim, aceite com coragem os seus erros, os outros saberão notar e apreciar sua maturidade e profissionalismo.

7

Tente ser positivo, ver o lado bom das coisas, dar opiniões construtivas e aceitar alguns aspectos com sentido de humor. Uma equipe de trabalho admira muito um membro deste tipo, que tenta ver o copo meio cheio, não esquecendo o negativo, mas destacando o positivo.

8

Seja paciente e tolerante e aprenda a abrir-se a posições e opiniões diferentes da sua, respeite o outro mesmo quando não esteja de acordo com sua proposta. Também é importante que os seus colegas vejam você como alguém acessível, com quem podem falar e compartilhar.

9

Foi repetido em várias sugestões, mas nunca é demais expressá-lo de forma mais direta: se quer ser um bom colega de trabalho respeite o outro, tenha consideração e entenda sua posição mesmo quando não concorde com ela, isto é vital para gerar empatia e um ambiente de trabalho harmonioso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom colega de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Não esqueça que grande parte do seu dia é passado no escritório, por isso é importante criar um ambiente trabalhista harmonioso e agradável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Claudinei Fernandes
quero receber artigos que podem ser utilizados no dia a dia na vida profissional.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudinei! Pode seguir as nossas dicas e novidades na nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/umComo/
Como ser um bom colega de trabalho