Partilhar

Como melhorar o ambiente de trabalho

Por Nicolas Santos. Atualizado: 13 outubro 2017
Como melhorar o ambiente de trabalho
Imagem: fazercurriculum.com.br

Existem muitos fatores que podem levar uma empresa ao sucesso, um dos mais relevantes diz respeito aos funcionários, como eles se sentem em relação ao trabalho, se gostam, se não gostam. Se acham tedioso, improdutivo e monótono ou se sentem-se motivados, criativos e entretidos com o trabalho. Fatores de conforto também entram nessa seleção e para isso, o ambiente de trabalho, tem grande influência.

Neste artigo não deixaremos dicas de decoração mas sim ideias, que podem ser aproveitadas para customizar e adequar não só o ambiente físico, mas a forma como o trabalho é visto pelo funcionário, estando ou não em horário expediente. Confira as ideias para melhorar o ambiente de trabalho.

Espaço de refeição

Considerando que a maioria dos funcionários das empresas passam tempo suficiente para esbarrar com alguma hora do dia em que costumamos nos alimentar, como a hora do almoço, e também considerando que esta é uma hora importante do dia, por que não ter, no próprio escritório, um local onde os funcionários possam realizar a sua refeição. Mesa, geladeira e microondas devem fazer parte dele, uma vez que a maioria dos funcionários trazem suas refeições de casa para evitar despesas e além disso, algo que se cria com o próprio ambiente mas não deixa de ser essencial, a conversa entre as pessoas durante este horário de almoço. Fomenta a amizade e melhoras as relações de trabalho.

Veja também: Como evitar brincadeiras de mau gosto

Horários mais flexíveis

A questão dos horários também influencia no desempenho dos empregados. Às vezes, precisar sair mais cedo, seja qual for o motivo, pode ser até por questões de estresse, o funcionário pode compensar as horas noutro dia. Algumas pessoas podem chegar mais cedo, outras mais tarde, e sair mais cedo ou mais tarde, respectivamente, algumas podem até ficar tempo à mais para poder sair mais cedo naquela sexta-feira. Tudo isso influencia na forma como o funcionário se adéqua à empresa e como e ele lida com ela.

A gestão dos horários é importante pois por vezes as pausas ajudam a aliviar o estresse, além de ajudar a solucionar problemas, mesmo quando elas compõe o tempo do dia de trabalho.

Saídas com a equipe de trabalho

Sair com o pessoal de trabalho, uma vez por mês, que seja para almoçar fora, jantar num restaurante de comida japonesa e até mesmo tomar café. O importante é sair e, nestes casos, a conversa pode tomar rumos diferentes além do trabalho para espairecer a mente e não olhar os colegas de trabalho somente como colegas de trabalho.

Confiança e Liberdade

A confiança deve ser a base do cooperativismo no trabalho, uma base sólida, para que não venha a ruir com os problemas cotidianos que podem aparecer. A confiança também vai proporcionar maior liberdade a todos os funcionários, não só aos que estão mais acima na hierarquia de uma empresa, além de maior aproveitamento do tempo.

A liberdade se conquista após a confiança, a liberdade de poder sair mais cedo e compensar as horas mais tarde, de sair da empresa para tomar um café, fumar um cigarro ou apenas para espairecer a mente sem ter que dar satisfações para tudo o que faz.

Maior aproveitamento do tempo por não ter que ficar fiscalizando cada passo que um funcionário dá, para certificar de que ele está fazendo tudo como deveria ser e que às vezes, essa própria vigilância pode gerar uma situação de confronto. Quando o chefe dá uma ordem e o empregado resolve correr por outros meios - os meios dele - para realizar a tarefa.

Estas pequenas ações colaboram com a união e a saúde da empresa, assim como entre os seus empregados. Colaboradores, quando motivados, são mais produtivos, pois fazem as coisas com mais gosto, com mais vontade.

Leia também:

Como melhorar o ambiente de trabalho - Confiança e Liberdade
Imagem: genteemercado.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar o ambiente de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como melhorar o ambiente de trabalho

O que lhe pareceu o artigo?

Como melhorar o ambiente de trabalho
Imagem: fazercurriculum.com.br
Imagem: genteemercado.com.br
1 de 2
Como melhorar o ambiente de trabalho

Voltar ao topo da página