Partilhar

Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

 
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 outubro 2017
Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

O ambiente de trabalho pode acabar sendo um inferno quando determinadas pessoas não têm respeito por você e te azucrinam. Dentro dos escritórios das empresas e até mesmo dentro do funcionalismo público, a prática de brincadeiras ofensivas e piadas de mau gosto é bastante comum. Todos sabemos que isso é péssimo e que por trás de um sorriso desconfortável existe desconforto e também sabemos que nenhum funcionário deve ser desrespeitado em seu ambiente de trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que ninguém trabalho bem sendo constrangido ou humilhado, por isso nenhum líder e gestor deveria ter essa prática. Neste artigo do umCOMO, iremos falar das melhores maneiras de como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho, além de falar dos direitos dos funcionários que se sentirem constrangidos, que podem se defender de qualquer ofensa. Continue lendo para acabar com esse infortúnio e melhorar o seu ambiente de trabalho.

Também lhe pode interessar: Dicas para ser feliz no trabalho

Brincadeiras inadequadas no trabalho

É importante ter a noção de que se você está achando que as brincadeiras que estão fazendo com você no trabalho são muito inadequadas, elas devem ser interrompidas. Ninguém deve ser humilhado ou constrangido no ambiente de trabalho, e existe a lei para te proteger. No entanto, se essa piada está sendo feito por "colegas" de trabalho, o primeiro passo é uma conversa sincera informando o palhaço engraçadinho de que essa piada é sem graça e que isso está te constrangendo.

Caso sua afirmação e apelo não seja levada a sério, leve isso para outras instâncias da empresa. Primeiro trate diretamente com a pessoa, depois, caso não tenha objeção ou caso não pare, fale com seu superior. Exija os seus direitos e uma punição para o agressor, afinal, ele está humilhando e constrangendo um funcionário da empresa. Certamente, se seu chefe for inteligente, ele atenderá o seu pedido. Se seu superior ignorar o seu apelo, medidas mais duras dentro da Justiça do Trabalho podem ser tomadas contra a empresa. Nosso artigo Como ser feliz no trabalho pode te ajudar também nessa questão.

Brincadeira no trabalho dá justa causa?

Sim. Segundo um precedente aberto pela jurisdição do Tribunal Superior do Trabalho em 2014, em que o Walmart conseguiu demitir um funcionário que constrangia outros na empresa por justa causa. O caso[1] tratava especificamente de um funcionário que fazia piadas de mau gosto no banheiro, constrangendo os companheiros de trabalho em situações de intimidade.

Além disso, caso um superior constranja um funcionário dentro do trabalho, ele pode ser denunciado por assédio moral, motivação que pode demiti-lo por justa causa e também pode fazer com que ele seja processado por danos morais fora da justiça trabalhista. No entanto, esses processos são caros e recomendamos que peça auxílio ao seu sindicato especialmente no primeiro caso. Em Como provar danos morais no trabalho, você aprende mais sobre esse assunto.

Brincadeiras motivacionais no trabalho

Existem algumas brincadeiras que podem ser motivacionais no ambiente de trabalho, especialmente quando proporcionadas e estimuladas pelos líderes da companhia, que podem fazer através do humor que os funcionários sejam instigados a aumentar seu desempenho e sua vontade de colaborar com o sucesso da empresa.

A caixa de bombom - incentivo aos desafios

Para essa brincadeira junte um grupo de 5 a 10 funcionário. Dentro de uma caixa de papelão, coloque um bombom ou algum agrado. Junte os colaboradores em roda e ao som de uma música faça com que eles passem a caixa para o outro. O líder do grupo deve dizer que dentro da caixa existe uma grande responsabilidade da empresa e que quem abrir a caixa terá um grande desafio de risco para a empresa. Quando a música parar, o comandante da brincadeira deve perguntar para quem está com a caixa em mãos se ela deseja ficar com o desafio ou passar para um colega. Isso deve acontecer até que a caixa seja aberta. Dessa maneira, você incentivará os funcionários a aceitarem desafios e responsabilidades em prol da empresa.

Criação de narrativa - desafio à criatividade

Essa é uma brincadeira interessante para empresas de tecnologia e comunicação para que os funcionários desenvolvam soluções de ideias com criatividade em narrativas. Na infância a gente fazia isso, mas pode ser feito dentro do escritório. Uma caixa com temas genéricos está no centro da mesa, esses temas sendo "trabalho", "infância", "racismo", "família", etc. Com dois desses temas sorteados, os funcionários terão de criar uma história juntos que aborde o tema e com colaboração coletiva. Essa dinâmica incentiva o brainstorming (tempestade cerebral) e a criação de histórias coletivas. Você pode colocar também dois grupos para competirem para obterem a melhor história, produzindo competitividade e criatividade na hora da brincadeira.

Nosso artigo Como motivar uma equipe possui outras dicas sobre liderança de grupos no setor privado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/walmart-prova-justa-causa-por-brincadeiras-de-mau-gosto-no-banheir

Escrever comentário sobre Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho
Como evitar brincadeiras de mau gosto no trabalho

Voltar ao topo da página