Partilhar

Como justificar a saída do trabalho antes da hora

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como justificar a saída do trabalho antes da hora
Imagem: cygnuscosmeticos.com.br

Quando o funcionário precisa sair mais cedo do seu emprego é preciso saber como justificar a saída do trabalho antes da hora. Para seguir os procedimentos corretos, o umComo.com.br traz informações importantes sobre o assunto.

Saindo do trabalho mais cedo

É normal que o local de trabalho defina horários de chegada e de saída de seus funcionários, os quais os empregados devem seguir. Essa pontualidade é um dos aspectos que torna um trabalhador competente. Para registrar esses horários, hoje em dia, muitas empresas possuem o chamado cartão ponto eletrônico, aparelho que exige que o funcionário aproxime o seu dedo ou cartão, conforme a tecnologia da máquina, para registar os dados.

Porém, empresas menores e mesmo em residências, que contratam empregadas domésticas e demais funcionários, o mais comum é que haja ainda o caderno ponto, onde os funcionários devem anotar o horário de chegada e de saída. Porém, independente de qual tecnologia que o seu empregador faz uso é importante saber como justificar a saída do trabalho antes da hora. Caso contrário, vai parecer simplesmente que você abandonou a sua função sem motivo.

Além disso, existem ocasiões em que o empregado tem o direito de sair antes, porém, sempre é necessário ter uma justificativa. É o caso de quando o trabalhador precisa ir ao médico, o que deve ser justificado no dia posterior à saída antes da hora por meio do atestado médico. Você pode fazer uma cópia do atestado, entregar ao setor de RH da sua empresa ou ao seu empregador diretamente e guardar a cópia original para qualquer eventualidade. Mesmo assim, é de bom tom avisar ao menos um dia antes ao seu superior sobre a sua ida ao médico.

Como justificar a saída do trabalho antes da hora - Saindo do trabalho mais cedo
Imagem: topdata.com.br

Dicas para justificar saída do trabalho mais cedo

Quando o funcionário tem uma boa relação com os seus superiores no ambiente de trabalho fica mais fácil de justificar a saída do trabalho antes da hora. Assim, se você precisa sair mais cedo por causa de um compromisso pessoal, como formatura ou casamento, ou mesmo para pegar um voo ou ônibus para uma viagem é possível ter o aval dos chefes sem problemas. No entanto, isso apenas acontece quando você informa com antecedência a sua necessidade e não faz disso um hábito.

Se você tiver o costume de pedir para sair do trabalho antes da hora é possível que o empregador suspeite que você apenas esteja inventando desculpas falsas. Por outro lado, é normal que o patrão peça que para compensar a sua saída antecipada em um dia você faça hora extra em outro, para que não sejam descontadas do seu salário as horas perdidas. Outro motivo que pode justificar a sua saída antes são cursos de aperfeiçoamento.

Porém, é indicado negociar com o seu chefe essa possibilidade. De qualquer forma, evite marcar compromissos no seu horário de trabalho e deixe essas situações somente para os momentos de urgência. Dessa forma, aumentam as suas chances de conseguir sair mais cedo com aval do chefe sem que isso seja motivo de mal estar na relação com os seus empregadores.

Como justificar a saída do trabalho antes da hora - Dicas para justificar saída do trabalho mais cedo
Imagem: pdvativo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como justificar a saída do trabalho antes da hora, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como justificar a saída do trabalho antes da hora

O que lhe pareceu o artigo?

Como justificar a saída do trabalho antes da hora
Imagem: cygnuscosmeticos.com.br
Imagem: topdata.com.br
Imagem: pdvativo.com.br
1 de 3
Como justificar a saída do trabalho antes da hora

Voltar ao topo da página