Outros Relações no trabalho

Desculpas para não ir trabalhar

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 26 setembro 2023
Desculpas para não ir trabalhar

Ter que faltar ao trabalho é algo que pode acontecer com qualquer profissional. O trabalho é uma rotina como outra qualquer e, assim como nas demais atividades, tem ocasiões em que não nos sentimos dispostos, ou em que de fato temos um imprevisto que nos impede de comparecer ao trabalho.

Assim como em qualquer relação interpessoal, a profissional também requer que sejamos verdadeiros com as outras pessoas. Ter um bom diálogo, honesto e franco é a melhor saída para mantermos um relacionamento de confiança e respeito com alguém. Na relação entre patrão e subordinado não é diferente.

Seja qual for o seu motivo, ou como seja o contato com o seu chefe, pode ser que em algum momento você tenha que criar uma história para faltar com um compromisso profissional. Neste artigo de umCOMO te mostraremos algumas opções de desculpas para não ir trabalhar.

Índice

  1. Doença ou mal estar
  2. Filho doente
  3. Consulta de última hora
  4. Intoxicação alimentar
  5. Emergência dentária
  6. Acidente
  7. Carro enguiçado
  8. Enxaqueca
  9. Saúde mental
  10. Contato com a Covid
  11. Doação de sangue
  12. Emergência veterinária
  13. Emergência familiar
  14. A babá desmarcou
  15. Visitas inesperadas
  16. Problema doméstico
  17. Chave dentro do carro
  18. Feriado religioso
  19. Falecimento
  20. Reunião escolar
  21. Mensagem avisando que não vai trabalhar
  22. Situações em que você não precisa de desculpas
  23. Cuidado ao mentir para não ir trabalhar
Ver mais >>

1. Doença ou mal estar

Alguns problemas de saúde aparecem inesperadamente. Nesse caso, você pode avisar que está com um resfriado, com cólica ou uma crise alérgica, um acometimento que inviabiliza a ida ao trabalho. Você pode inclusive justificar que não quer transmitir a doença para os seus colegas.

2. Filho doente

Uma criança doente comove as pessoas e gera o sentimento de empatia[2]. Explique que seu filho amanheceu doente e que você não conseguiu ninguém para te substituir nos cuidados com a criança.

3. Consulta de última hora

Avise que você tem uma consulta médica de última hora, que você conseguiu um encaixe para um atendimento o qual você estava há muito tempo esperando. Mas cuidado para não exagerar na história, se for inventada, pois pode ser que o seu chefe peça um atestado médico que comprove que você esteve realmente em uma consulta.

4. Intoxicação alimentar

Pode acontecer com qualquer pessoa, então fale que você comeu algo no jantar do dia anterior que não te fez bem, que está vomitando e que precisa aguardar o mal estar passar para poder sair de casa.

5. Emergência dentária

Ligue dizendo que você amanheceu com dor de dente e precisará urgentemente ir no seu dentista ver o que está acontecendo. Outra desculpa que pode funcionar é dizer que estava comendo algo duro e o seu dente trincou.

6. Acidente

Acidentes acontecem e, infelizmente, naquele dia ocorreu com você. Pense numa situação plausível que possa ter acontecido. Fale que o incidente foi leve, como uma torção no tornozelo, mas que você precisa ficar um dia de repouso.

7. Carro enguiçado

Você estava se preparando para ir para o trabalho e percebeu um mau funcionamento no seu carro que requer que você leve-o ao mecânico. Essa desculpa funciona melhor na situação em que você apenas está atrasado para o trabalho[3].

8. Enxaqueca

Dores de cabeça muito fortes deixam a pessoa incapaz de trabalhar bem. Há quadros de enxaqueca muito sérios, de forma que, se você falar que está em crise e que precisa esperar passar para ir trabalhar no dia seguinte, a sua história vai convencer.

9. Saúde mental

Questões psicológicas, como ansiedade e depressão, são muito comuns. Explique ao seu chefe que o seu emocional está abalado por alguma situação ruim pela qual está passando e que se sente sem forças para trabalhar naquele dia.

10. Contato com a Covid

A Covid é uma doença altamente contagiosa. Diga que você teve a confirmação de que esteve em contato com uma pessoa com Covid, que você fez o teste e aguarda o resultado, mas não pode ir ao trabalho e colocar os colegas em risco de contraírem a doença.

11. Doação de sangue

Avise que um amigo seu está precisando de doação de sangue no hospital e que você se voluntariou para ajudá-lo e depois precisará de repouso para se recuperar.

12. Emergência veterinária

Fale que o seu bichinho de estimação está vomitando e que você precisou marcar uma consulta veterinária de emergência.

13. Emergência familiar

Questões familiares são delicadas e provavelmente seu chefe não pedirá maiores detalhes. Avise que você precisar dar este apoio ao seu familiar e que compensará a sua ausência em outro dia.

14. A babá desmarcou

Quando se tem filho pequeno, nem sempre achamos quem fique com ele. Fale que a babá que você havia contratado não apareceu e que não há mais ninguém para cuidar da criança.

15. Visitas inesperadas

Se você busca por desculpas para faltar no trabalho sem atestado, fale que um familiar chegou na cidade sem avisar, pedindo para ficar na sua casa e que você precisa ir buscá-lo no aeroporto e dar atenção.

16. Problema doméstico

Falta de energia, encanamento rompido, alagamentos são desculpas plausíveis para tirar o dia de folga dizendo que precisa lidar essa questão doméstica.

17. Chave dentro do carro

Avise que, num descuido, você trancou a chave dentro do carro e não acha a reserva, de maneira que terá que faltar ao trabalho para resolver o problema.

18. Feriado religioso

De maneira plausível, avise que — devido a uma data especial da sua religião — você não poderá comparecer ao trabalho. Essa desculpa deve ser dada com antecedência.

19. Falecimento

Fale que uma pessoa muito querida faleceu e que você precisará do dia para resolver as questões do funeral e dar suporte ao resto da família.

20. Reunião escolar

Avise que a professora ligou logo depois que você deixou seu filho na escola dizendo que ele teve um problema disciplinar e que você precisa ir buscá-lo para entender melhor o que aconteceu.

Mensagem avisando que não vai trabalhar

Seja qual for a desculpa que você escolheu ou precisou dar, chegou a hora de você escrever um e-mail comunicando o seu chefe da sua falta. Veja como redigir essa mensagem de maneira mais profissional possível:

“Prezado (Nome do chefe), infelizmente aconteceu (exponha o motivo) e eu não poderei comparecer ao trabalho. Precisarei tirar o dia para resolver essa questão. Sinto não poder contribuir com a equipe hoje, mas prometo compensar com o meu empenho amanhã. Agradeço, desde já, a sua compreensão. Atenciosmente. (Seu nome)”

Situações em que você não precisa de desculpas

No Brasil, a maior parte dos empregos são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que define uma série de ocasiões nas quais é permitido o trabalhador faltar ao trabalho sem precisar se justificar do porquê da ausência[1]. É caso das audiências judiciais; do casamento; de algumas situações de consultas médicas; de cumprimento de dever eleitoral ou de serviço militar; de falecimentos; de doação de sangue; e de vestibular.

Se você não se enquadra em nenhuma das situações mencionadas acima, mas por algum motivo não está motivado, ou escolhe não ir trabalhar, pode usar uma das desculpas que citamos para não comparecer ao trabalho. Mas lembre-se que é sempre mais aconselhável ter uma conversa honesta com o seu chefe. Mentir numa situação profissional acaba com a sua credibilidade.

Cuidado ao mentir para não ir trabalhar

Mentir e dar desculpas para faltar ao trabalho sem justificativa pode ser considerado uma infração contratual, o que pode levar a medidas disciplinares por parte do empregador. Em casos mais graves, como falsificação de documentos para justificar a ausência, isso pode constituir fraude ou falsificação, que são crimes em muitos sistemas legais.

As implicações legais exatas podem variar dependendo da jurisdição e das circunstâncias específicas. Portanto, é importante verificar as leis locais e as políticas da empresa em que você trabalha para entender as consequências específicas de mentir para não ir trabalhar. Geralmente, é mais aconselhável comunicar com antecedência ao empregador sobre a necessidade de faltar ao trabalho devido a razões legítimas, como doença ou compromissos pessoais, em vez de recorrer à mentira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Desculpas para não ir trabalhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Referências
  1. DESCULPAS PARA NÃO IR TRABALHAR. Disponível em: <https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de-carreira/desculpas-para-nao-ir-trabalhar/>. Acesso em 22/09/2023.
  2. DAR UMA BOA DESCULPA PARA NÃO IR TRABALHAR. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Dar-uma-Boa-Desculpa-para-Faltar-ao-Trabalho-de-%C3%9Altima-Hora/>. Acesso em 22/09/2023.
  3. 7 DESCULPAS MAIS USADAS PELO TRABALHADOR PARA FALTAR AO TRABALHO. Disponível em: <https://www.jornalcontabil.com.br/7-desculpas-mais-usadas-pelo-trabalhador-para-faltar-ao-trabalho/>. Acesso em 22/09/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Desculpas para não ir trabalhar