menu
Partilhar

Como fazer carteira de trabalho digital no celular

 
Por Maria Antônia Rocha. 22 junho 2022
Como fazer carteira de trabalho digital no celular
Imagem: Reprodução /Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

As pessoas que estão entrando agora no mercado de trabalho ou se formalizando no regime CLT podem ficar em dúvida sobre como fazer carteira de trabalho digital no celular. Afinal, desde 2019 a carteira digital substitui a antiga CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) feita de papel. Com essa mudança, muita gente ficou confusa sobre como proceder de agora em diante para emitir esse documento tão importante.

Fique tranquilo(a), pois nós do umCOMO vamos te ajudar. Hoje, você vai entender tudo sobre a carteira de trabalho digital: o que é, para que serve e o mais importante, o passo a passo para emiti-la. Continue conosco para tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!

Também lhe pode interessar: Como se destacar no trabalho

Como funciona a carteira de trabalho digital

Antes de te contar como fazer carteira de trabalho pelo celular, é importante contextualizar o que é esse documento e por que ele é importante no dia a dia dos brasileiros. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento através do qual é possível registrar toda a vida profissional do trabalhador que trabalha sob o regime CLT, garantindo acesso a direitos trabalhistas básicos.

A carteira de trabalho é emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para tira-la, é necessário cumprir os seguintes critérios:

  • Ser cidadão brasileiro ou naturalizado
  • Ter mais de 14 anos de idade
  • Estar inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Na carteira de trabalho ficam registradas informações importantes sobre o trabalhador, como data de admissão em cada emprego, tempo de vínculo empregatício, salários, datas de férias, pagamentos do PIS e datas de saída dos empregos. Todos esses dados são essenciais na hora de dar entrada em benefícios trabalhistas, como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Carteira digital substitui a física

Desde setembro de 2019, a carteira digital passou a substituir o documento físico. Na prática, isso significa que todas as pessoas que já tiveram carteira de trabalho física em papel precisam fazer a transição para o novo modelo. Além disso, a partir dessa data todas as pessoas que emitirem o documento pela primeira vez terão apenas o formato digital.

Leia também: O que fazer se perder a carteira de trabalho

Como fazer carteira de trabalho digital no celular

Vamos ao que interessa: como fazer carteira de trabalho digital no celular? Em primeiro lugar, é preciso saber que para ter a carteira digital é preciso estar cadastrado no sistema acesso.gov.br. Para quem ainda não tem acesso ao sistema, basta informar seu CPF no link e seguir o passo a passo para se cadastrar.

Com login e senha gov.br em mãos, é hora de começar o passo a passo para fazer a carteira de trabalho digital propriamente dita. Confira:

  1. Baixe o app "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Google Play)
  2. Insira seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento
  3. Você será direcionado para um questionário. Nele, é necessário responder cinco perguntas sobre sua trajetória profissional e previdenciária. A ideia é entender se os dados inseridos por você conferem com os dados cadastrados na base de dados do governo.
  4. Após o preenchimento do questionário, você receberá uma senha temporária para usar no primeiro acesso ao aplicativo
  5. Acesse o app e faça a troca da senha
  6. Confira se as informações sobre seu histórico trabalhista e vínculos empregatícios estão corretas

Pronto! Agora você já sabe como fazer carteira de trabalho pelo aplicativo. Vale lembrar que esse é um processo 100% online e gratuito. Se tiver qualquer dúvida durante o processo ou verificar que algum dado está incorreto no aplicativo, contate a Central 158 para entender como proceder para ter as informações corrigidas ou clicar diretamente no botão "Informar divergências" no app.

Você também pode se interessar por: Quais os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho

Como fazer carteira de trabalho digital no computador

Você sabia que além do app, você também pode fazer a sua carteira de trabalho digital no site, com um computador ou notebook? Abaixo, você confere o passo a passo:

  1. Acesse o site servicos.mte.gov.br
  2. Faça login com a conta gov.br ou crie seu cadastro do zero inserindo o número do CPF e seguindo os passos indicados
  3. Clique no botão CTPS
  4. Acesse no card "Carteira de Trabalho Digital"
  5. Responda ao questionário sobre sua vida laboral e previdenciária
  6. Verifique as informações e dados sobre seus últimos vínculos empregatícios

Viu só como é fácil?

Para que serve a carteira de trabalho digital

Já vimos como fazer carteira de trabalho digital no celular. Mas você sabe por que esse documento é tão importante? A verdade é que esse recurso serve para registrar todos os seus contratos de trabalho sob o regime CLT. Além disso, com a implementação do formato digital, os empregadores podem registrar todas as informações referentes ao emprego apenas com o número do CPF, sem precisar de um número específico da CTPS ou anotações feitas diretamente no papel.

O grande benefício para o empregado é que ele pode acompanhar todas as movimentações feitas pelo empregador - como registro de férias e salários - diretamente do seu celular ou computador. Além disso, todo o processo é feito mais rápido e a carteira fica pronta na hora. Outra vantagem relevante é que com a carteira digital você não precisa se preocupar em perder, amassar ou molhar o documento físico.

Mesmo para quem já tinha uma carteira de trabalho física anteriormente, também é essencial fazer a carteira digital. Isso porque o objetivo no longo prazo é que a carteira física seja completamente substituída pela digital e que todo o sistema seja digitalizado.

Apesar disso, o recomendado é guardar a sua CTPS em papel, já que ela continua sendo um documento válido para comprovar tempo de trabalho e servir como prova em caso de divergências no banco de dados da carteira digital. E para quem é servidor público, a carteira de trabalho física ainda é utilizada.

Outro ponto importante para se atentar é que a carteira de trabalho digital, ao contrário da física, não é válida para fins de identificação civil. Isto é, se você precisar apresentar um documento de identificação com foto para realizar algum serviço, a versão digital não será válida e você precisará providenciar outro documento como RG ou CNH.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer carteira de trabalho digital no celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Bibliografia
  • UOL. Como fazer carteira de trabalho digital: saiba como pedir o documento. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2022/02/09/como-fazer-carteira-de-trabalho-digital-saiba-como-pedir-o-documento.htm> Acesso em: 06 de junho de 2022.
  • VAGAS. Precisa tirar carteira de trabalho? Siga estes passos. Disponível em: <https://www.vagas.com.br/profissoes/como-tirar-carteira-de-trabalho/> Acesso em: 06 de junho de 2022.
  • GOVERNO DO BRASIL. Carteira de trabalho digital. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital> Acesso em: 06 de junho de 2022.
  • GOVERNO DO BRASIL. Obter carteira de trabalho. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho> Acesso em: 06 de junho de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer carteira de trabalho digital no celular
Imagem: Reprodução /Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Como fazer carteira de trabalho digital no celular

Voltar ao topo da página