PARTILHAR

Como recomendar um amigo para um trabalho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como recomendar um amigo para um trabalho

Aconselhar o seu chefe a contratar um amigo seu pode estar fora de questão, sobretudo, se o seu superior conhecer a vossa relação de amizade. Entretanto, você pode tentar alertá-lo de que não perde nada em entrevistá-lo, pois é possível que seja a pessoa mais adequada para o posto de trabalho em questão. Quer saber como recomendar um amigo para um trabalho? De seguida, em umComo vamos lhe dar algumas dicas úteis.

Também lhe pode interessar: Nomes para equipes de trabalho
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer antes de sugerir ao seu chefe que dê uma oportunidade ao seu amigo, é estar a par da formação e da experiência de trabalho do seu colega. Certifique-se de que os trabalhos que lhe serão destinados na sua empresa já foram desempenhados em empregos anteriores pelo seu colega. É importante que tenha a certeza que o perfil do seu colega se encaixa na perfeição na vaga de trabalho que está disponível na sua empresa.

2

Pense se o amigo que vai recomendar para o posto de trabalho em questão é uma pessoa responsável no trabalho. Por exemplo, se vai pontualmente trabalhar ou, pelo contrário, costuma chegar tarde ao trabalho, dar respostas aos chefes ou se pode deixar você numa má situação dizendo na entrevista que não está realmente interessado no posto de trabalho. Observe estes pontos na hora de falar com o seu superior porque quem pode ficar mal com tudo isto é você, e não o seu amigo.

3

Mesmo que o seu chefe lhe sugira que participe no processo de entrevistas e, posterior contratação, é importante que negue participar pois os seus colegas poderão pensar que você influenciou os seus superiores a contratarem alguém da sua confiança. Apesar de ser seu amigo, ele deverá passar por todo o processo habitual de seleção e contratação, para que não hajam desconfianças por parte dos seus colegas de trabalho.

Como recomendar um amigo para um trabalho - Passo 3
4

Indique o seu amigo ao seu chefe como um recomendação profissional e liste todas as vantagens do seu amigo como profissional. Para fazer isto, é importante que separe o lado profissional do sentimental, não misture a amizade que sente pelo seu amigo com as suas caraterísticas profissionais.

5

Uma forma de recomendar um amigo para um trabalho é escrevendo uma carta de recomendação. Se, em situações anteriores, já trabalhou com ele em outros projetos, então saberá como se comporta num ambiente profissional e, poderá falar melhor sobre o seu lado profissional. Na carta, pode explicar mais detalhadamente que tipo de tarefas e funções ele desempenhou e se conseguiu ou não atingir todos os objetivos propostos.

6

Recomendar um amigo para um trabalho pode ser um risco, pois no meio de tudo isto, quem pode acabar mal visto é você, caso o seu amigo não se comporte ou não desempenhe as funções propostas como você pensada que desempenharia. Por isso, é importante que apenas recomende um amigo para um trabalho, no caso de ter mesmo a certeza que o seu perfil profissional corresponde àquilo que a empresa está à procura e, quando souber que o seu amigo não o vai desiludir.

7

Na hora de recomendar um amigo ao seu chefe para trabalhar, tente ser um pouco imparcial. Fale que tem um amigo que possui as caraterísticas necessárias para o posto de trabalho em questão e que, talvez seria bom incluí-lo nas entrevistas. É importante que não diga para o seu chefe que não precisa de fazer mais entrevistas, pois conhece alguém que se enquadra na perfeição para a vaga em questão. O seu amigo deverá passar por todo o processo de seleção e recrutamento habitual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recomendar um amigo para um trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como recomendar um amigo para um trabalho
1 de 2
Como recomendar um amigo para um trabalho

Voltar ao topo da página ↑