A moral no trabalho

Como controlar o uso de celular no trabalho

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 18 junho 2019
Como controlar o uso de celular no trabalho

Usar o celular no local do trabalho é algo que muitas empresas não aprovam. Se você tem a sorte de trabalhar em um local que permite isso, convém que aprenda como controlar o uso de celular no trabalho, de forma a não abusar desse privilégio, se distrair e afetar seu desempenho e produtividade. No fundo trata-se de uma questão de autocontrole, aliada a alguns métodos que poderão ajudar você esquecer o celular durante algumas horas. Para ficar sabendo dos conselhos umComo.com.br para moderar e controlar o uso desse aparelho, continue lendo!

 

Também lhe pode interessar: Como evitar erros no trabalho

Passos a seguir:

1

Nos últimos anos o celular tem se tornado uma ferramenta indispensável, uma extensão de nós próprios e uma das formas que temos de contatar com o resto do mundo. Mas será que o é assim tão necessário no local de trabalho?

2

Comece por perceber que tipo de utilização dá ao celular durante o horário em que se encontra a trabalhar. Essas utilizações estão relacionadas com o desempenho do seu trabalho ou com outras questões (pessoais, familiares, etc)?

 

Como controlar o uso de celular no trabalho - Passo 2
3

Se você está lendo este artigo é porque, provavelmente, essas utilizações se prendem com a segunda opção sendo, portanto, dispensáveis ao cumprimento da sua função ou cargo profissional. Se fossem indispensáveis, não haveria problema algum.

4

Agora que você tomou consciência de que o que faz com seu celular durante o horário de trabalho não se relaciona com sua obrigação enquanto funcionário, torna-se mais fácil perceber que seu uso pode até atrapalhar, contribuindo somente para o distrair.

 

Como controlar o uso de celular no trabalho - Passo 4
5

Para controlar o uso do celular você terá de criar estratégias, tais como mantê-lo no modo silêncio e sem vibração, para que não note quando recebe uma atualização, e retirá-lo do alcance da sua vista, guardando-o na gaveta, bolso do casaco ou bolsa.

6

Outra forma de controlar o uso é apenas mexer no celular nas pausas do trabalho ou depois de finalizar determinada tarefa, que deve demorar, de preferência, 2h ou mais. Se concentre no cumprimento dela e, quando terminar, permita-se usar o celular mas somente durante alguns minutos.

 

Como controlar o uso de celular no trabalho - Passo 6
7

Peça a amigos, familiares e outro tipo de pessoas que apenas entrem em contato consigo durante a hora para almoço e/ou após seu horário laboral. Desta forma conseguirá reduzir a frequência dos contatos e consequente uso do celular no local de trabalho!

8

Se seu celular for smartphone, ajudará muito que mantenha o wi-fi e dados móveis desligados durante o horário em que se encontra a trabalhar. Dessa forma você não ficará sabendo das atualizações nas redes sociais e outros e ainda poupa a bateria dele!

 

Como controlar o uso de celular no trabalho - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar o uso de celular no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Suellen Costa
Muito obrigado mesmo eu fazia isto agora eu parei seu site é nota 100!
Sara Silva
Oi Suellen, muito obrigada valeu :) Feliz Ano Novo ;)
1 de 5
Como controlar o uso de celular no trabalho