Partilhar

Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

Por Letícia Lima. Atualizado: 13 janeiro 2020
Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?
Imagem: Rovena Rosa/Agencia Brasil

O Carnaval é uma festa muito esperada pelos brasileiros, que contam com quase uma semana de folia. Essa é uma excelente oportunidade tanto para descansar no interior quando para desfilar pelas principais escolas de samba, além de curtir os blocos de Carnaval que desfilam em quase todas as capitais e demais cidades do país. Apesar de não ser um feriado nacional, ao contrário do que muita gente pensa, muitas instituições fecham, assim como existem cidades em que o Carnaval é feriado facultativo. E assim, as contas a pagar continuam esperando para serem quitadas. O que fazer nesse tipo de situação? Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo do umCOMO. Confira!

Datas do Carnaval 2020

Para facilitar sua programação, confira as datas do Carnaval 2020:

  • 22 de fevereiro - sábado de Carnaval
  • 23 de fevereiro - domingo de Carnaval
  • 24 de fevereiro - segunda de Carnaval
  • 25 de fevereiro - terça de Carnaval
  • 26 de fevereiro - quarta-feira de Cinzas

Já está animado? Que tal tornar o Carnaval 2020 inesquecível fazendo algo único e especial? Confira como montar um bloco de Carnaval e também como desfilar na Sapucaí.

Funcionamento dos bancos no carnaval 2020

Bancos abrem no Carnaval? Qual é o expediente bancário no Carnaval 2020? Apesar de ser feriado em algumas cidades, contas podem cair nos dias de Carnaval, prejudicando aqueles que desejam pagá-las sem sofrer com as multas e juros pelo atraso.

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: bancos abrem na segunda de Carnaval? De acordo com informações extraídas do portal da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran)[1], os dia 24 e 25 de março (segunda e terça de Carnaval) serão considerados feriados bancários, ou seja, não haverá expediente em nenhuma agência do país.

O atendimento ao público voltará ao normal da quarta-feira de Cinzas (26 de março), a partir do meio-dia.

Mas fique tranquilo: se alguma conta sua vencer nos dias 24 ou 25 de fevereiro, você poderá pagá-la no próximo dia útil sem a incidência de multa. É a mesma coisa que ocorre quando o vencimento de um boleto cai num sábado ou domingo, por exemplo.

Feriados bancários em 2020

Além do Carnaval, a dúvida também pode surgir em outros feriados e festividades, confira abaixo a tabela de feriados bancários em 2020 divulgada pela Febrabran:

Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas? - Funcionamento dos bancos no carnaval 2020
Imagem: Reprodução/Febrabran

Lotéricas abrem no Carnaval?

Uma boa opção para pagar contas quando os bancos estão fechados são as casas lotéricas. Mas afinal, lotéricas abrem no Carnaval? Lotéricas abrem em feriados? A resposta para essa pergunta é não - as casas lotéricas não abrem em feriados, e o Carnaval entra nessa categoria em alguns lugares do Brasil.

No entanto, você pode pagar suas contas pelo internet banking. Basta baixar o aplicativo do seu banco ou até mesmo acessar o site e observar as instruções. Confira como pagar conta de água pela internet, por exemplo.

Se você quer aproveitar o Carnaval para ganhar um dinheiro extra, confira nossos artigos como vender cerveja no Carnaval e também como ganhar dinheiro no Carnaval.

Correios abrem no Carnaval 2020?

O horário de funcionamento dos Correios no Carnaval é de atendimento normal ao público na quarta-feira de Cinzas, após o meio dia. As agências em geral também funcionam aos sábados, mas ficam fechadas na segunda e terça de Carnaval. Se você vai enviar ou receber alguma encomenda, programe-se para evitar aborrecimentos.

O que fecha no Carnaval?

Então, no geral, ficam fechados durante o Carnaval:

  • Bancos;
  • Loterias;
  • Agências dos Correios.

Contudo, fique tranquilo: muitos desses estabelecimentos retomam o atendimento normal ao público na quarta-feira de cinzas, após as 12 hrs. Fique atento!

O que abre no Carnaval?

Apesar de ser uma data festiva, alguns serviços de atendimento ao público continuam abertos durante o Carnaval, pois são de extrema necessidade para a população. Abrir ou não abrir é algo que varia de estado para estado e de cidade para cidade, contudo, geralmente ficam abertos durante o Carnaval:

  • Mercados;
  • Lojas;
  • Shopping center;
  • Restaurantes;
  • Procon;
  • Hospitais;
  • Postos de atendimento médico de urgência.

Metrô no Carnaval

Transporte público eficiente é a melhor opção para ir e voltar dos blocos de Carnaval. No Rio de Janeiro, o metrô em geral funciona por 24 horas durante os dias de folia. Em São Paulo, o Metrô funciona normalmente. Em Salvador, ponto de um dos mais famosos carnavais do Brasil, o metrô funciona em horários especiais, começando a circular mais cedo.

Para informações sobre outras cidades, umCOMO sugere consultar os jornais locais.

Leia também: Carnaval pode ser descontado das férias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. https://feriadosbancarios.febraban.org.br/feriados.asp
Bibliografia
  • https://g1.globo.com/carnaval/2018/noticia/bancos-vao-fechar-no-carnaval-2018-como-fazer-para-pagar-as-contas-tire-suas-duvidas.ghtml
  • https://noticias.uol.com.br/especiais/abre-e-fecha/abre-e-fecha-carnaval.htm
  • https://g1.globo.com/carnaval/2018/noticia/carnaval-2018-veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-pelo-brasil.ghtml
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-02/metro-do-rio-tera-esquema-especial-para-atender-os-folioes-durante-o-carnaval
  • http://www.metro.sp.gov.br/noticias/metro-tera-operacao-especial-durante-o-carnaval.fss
  • https://www.ibahia.com/ondeestameutrio/detalhe/noticia/metro-de-salvador-funcionara-em-horario-especial-durante-carnaval/

Escrever comentário sobre Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

1 comentário
Terezinha
Se banco e casa lotérica não abrem no carnaval, então significa que esses dias não contam como dias úteis. ??Mas a maioria dos trabalhadores de empresa privada trabalham na região sul. Como Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim etc... E os aposentados que recebem no dia 2 ou segundo dia útil do mês .Então vão ter que esperar até passar o carnaval pra receber ?? O governo ou o inss vão liberar o salário só depois de passar o carnaval ?? Ou será liberado para sacar nos caixas eletrônicos ?? Não acho justo se tiver que esperar passar o carnaval, pois quem depende do salário para comprar seus remédios teram que passar dor , noites sem dormir por causa do Carnaval. Pir isso tenho nojo de Carnaval, desde jovem, pois esse feriado só é para uma parte do Brasil e outra parte tem que trabalhar. Acho que se for pra ser feriado que seja pra todos ou pra ninguém. Todos trabalhadores brasileiros merecem direitos iguais.

Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?
Imagem: Rovena Rosa/Agencia Brasil
Imagem: Reprodução/Febrabran
1 de 2
Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

Voltar ao topo da página