Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

O Carnaval é uma festa muito esperada pelos brasileiros, que contam com quase uma semana de folia. Essa é uma excelente oportunidade tanto para descansar no interior quando para desfilar pelas principais escolas de samba, além de curtir os blocos de Carnaval que desfilam em quase todas as capitais e demais cidades do país.

Nestes dias, algumas instituições podem fechar, como os bancos e as lotéricas. E, mesmo assim, as contas a pagar continuam esperando para serem quitadas. O que fazer nesse tipo de situação? Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas? Essas e outras dúvidas serão respondidas neste artigo do umCOMO. Confira!

Quando vai ser o carnaval de 2021

Para facilitar sua programação, ainda que um pouco diferente dos outros anos, confira as datas do Carnaval 2021, que este ano acontece um pouco mais cedo que nos últimos anos:

  • 13 de fevereiro - sábado de Carnaval
  • 14 de fevereiro - domingo de Carnaval
  • 15 de fevereiro - segunda de Carnaval
  • 16 de fevereiro - terça de Carnaval
  • 17 de fevereiro - quarta-feira de Cinzas - ponto facultativo até às 14h

Passar o Carnaval em casa não significa perder a animação. Envie por WhatsApp para os seus amigos as melhores frases de Carnaval e não deixe de inspirar com fantasias originais. Afinal, ainda está liberado curtir com aqueles que vivem na mesma casa que você. E, se você mora sozinho(a), combine com os amigos uma festa de Carnaval online. Bebidas, confetes e serpentinas estão liberados!

Os bancos abrem no carnaval de 2024

Bancos abrem no Carnaval? Qual é o expediente bancário no Carnaval 2024? O que muita gente não sabe é que o Carnaval não é um feriado nacional. Segundo informações do G1[1], cada prefeitura e estado tem autonomia para decidir de libera ou não os funcionários públicos. Rio de Janeiro, Salvador e Brasília trabalharão com o ponto facultativo durante os dias de Carnaval este ano.

Já o Estado de São Paulo, de acordo com o G1[2], cancelou o ponto facultativo do feriado de Carnaval neste ano de 2021 com a intenção de conter o avanço do coronavírus. Para saber se a sua cidade vai ou não considerar o Carnaval 2021 um feriado, o ideal é consultar a decisão do seu estado, já que alguns deles ainda não se decidiram.

Apesar de ser feriado em algumas cidades, contas podem cair nos dias de Carnaval, prejudicando aqueles que desejam pagá-las sem sofrer com as multas e juros pelo atraso. Por isso, muitas pessoas têm a seguinte dúvida: bancos abrem na segunda de Carnaval? De acordo com o calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)[3], para este ano, os dia 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça de Carnaval) serão considerados feriados bancários, ou seja, não haverá expediente em nenhuma agência do país.

O atendimento ao público na quarta-feira de cinzas, até a atualização deste artigo, constava no calendário com a observação de que a Febraban iria emitir um comunicado aos bancos a respeito do horário de funcionamento neste dia.

Mas fique tranquilo: se alguma conta sua vencer nos dias 15 ou 16 de fevereiro, você poderá pagá-la no próximo dia útil sem a incidência de multa. É a mesma coisa que ocorre quando o vencimento de um boleto cai num sábado ou domingo, por exemplo.

Caso você não queira esperar, confira os nossos artigos sobre como pagar conta de água e luz pela internet.

Terei folga no Carnaval

Se você não trabalha no setor público, vale ressaltar que, ainda segundo o G1[1], este ano, com as festividades suspensas, as empresas privadas podem adotar o critério que acharem melhor em relação a liberar ou não os funcionários nestas datas.

Lotéricas abrem no Carnaval?

Uma boa opção para pagar contas quando os bancos estão fechados são as casas lotéricas. Mas, afinal, lotéricas abrem no Carnaval? Lotéricas abrem em feriados? A resposta para essa pergunta é não - as casas lotéricas não abrem em feriados, e o Carnaval entra nessa categoria em alguns lugares do Brasil, já que, como dissemos antes, o Carnaval não é um feriado nacional.

Se você quer aproveitar o Carnaval para ganhar um dinheiro extra, confira nosso artigo sobre como vender cerveja no Carnaval.

Correios abrem no Carnaval 2024?

O horário de funcionamento dos Correios no Carnaval é de atendimento normal ao público na quarta-feira de Cinzas, após as 14h. As agências em geral também funcionam aos sábados, mas ficam fechadas na segunda e terça de Carnaval. Se você vai enviar ou receber alguma encomenda. De qualquer forma, por esse ser um ano atípico e alguns estados não considerarem o ponto facultativo, o ideal é consultar a decisão do seu estado e cidade.

O que abre no Carnaval?

O que abre no Carnaval?

Apesar de ser uma data festiva, alguns serviços de atendimento ao público continuam abertos durante o Carnaval, pois são de extrema necessidade para a população. Abrir ou não abrir é algo que varia de estado para estado e de cidade para cidade, contudo, geralmente ficam abertos durante o Carnaval:

  • Mercados;
  • Lojas;
  • Shopping center - muitas vezes, só a praça de alimentação, confira para não perder a viagem;
  • Restaurantes;
  • Procon;
  • Hospitais;
  • Postos de atendimento médico de urgência.

Metrô no Carnaval

Transporte público eficiente é a melhor opção para transitar em feriados. No Rio de Janeiro, o metrô em geral funciona por 24 horas durante os dias de folia. Em São Paulo, o Metrô funciona normalmente. Em Salvador, ponto de um dos mais famosos carnavais do Brasil, o metrô funciona em horários especiais, começando a circular mais cedo. Como este ano muitas festividades estão canceladas o metrô deve funcionar normalmente porque muitas pessoas estarão trabalhando durante o feriado deste ano.

Para informações sobre outras cidades, umCOMO sugere consultar os jornais locais.

Leia também: Carnaval pode ser descontado das férias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. G1. Carnaval 2021 foi adiado ou cancelado na maior parte do Brasil. Disponível em: <https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/01/27/carnaval-2021-foi-adiado-ou-cancelado-na-maior-parte-do-brasil.ghtml> Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.
  2. G1. Governo de SP cancela ponto facultativo do carnaval para conter pandemia de covid-19 no estado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/01/29/governo-de-sp-cancela-ponto-facultativo-do-carnaval-para-conter-pandemia-de-covid-19-no-estado.ghtml> Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.
  3. FEBRABAN. Feriados Bancários e Expediente Especial ao Público. Disponível em: <https://feriadosbancarios.febraban.org.br/> Acesso em: 01 de fevereiro de 2021.