menu
Partilhar

Como denunciar um advogado na OAB

Como denunciar um advogado na OAB

Muitos motivos podem levar alguém a querer processar um advogado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), contudo, as principais razões continuam sendo a falta de ética e a negligência com o caso do cliente. No ano de 2016, os quadros da OAB já registravam mais de um milhão de advogados em todo o território nacional - dado a esse número tão alto, é difícil garantir que todos esses profissionais prestem bons serviços e respeitem as diretrizes da instituição. Se você está passando por aborrecimentos com seu advogado e deseja processá-lo, descubra em umCOMO como denunciar um advogado na OAB.

Também lhe pode interessar: Como funciona o Conselho Federal da OAB?

Como reclamar de um advogado

Em primeiro lugar, denunciar um advogado na OAB é um processo sério e nem sempre irá resultar na expulsão do advogado dos quadros da OAB. Portanto, o cliente insatisfeito com os serviços e que deseja reclamar de um advogado deve tomar como medida inicial procurar o próprio advogado para entender o que está acontecendo.

Muitas vezes, o que o cliente interpreta como negligência com o caso é apenas o procedimento natural da Justiça. Em outras palavras, muitos processos entram no Judiciário todo ano, logo, a resposta ao pedido pode demorar para sair, sem que isso signifique que seu advogado está sendo negligente.

É importante ressaltar que o que realmente caracteriza a negligência é:

  • Recusar-se a falar com o cliente;
  • Não responder aos pedidos do cliente;
  • Não tirar as dúvidas do cliente;
  • Não informar o cliente sobre o andamento do processo.

Já a falta de ética é um tanto quanto mais complicada de averiguar, pois pertence ao campo do subjetivo. É possível afirmar que um advogado age com falta de ética quando busca se aproveitar do desconhecimento do cliente para lucrar de forma irregular sobre o caso, ou quando ele expõe os dados do cliente a outras pessoas. Todos esses comportamentos são irregulares e vão contra o Código de Ética da OAB. Leia também nosso artigo sobre o que é ética profissional para saber mais.

Assim sendo, antes de denunciar um advogado na OAB, entre em contato com ele e busque compreender o que está acontecendo de fato. Diga que está insatisfeito com o serviço e que deseja maiores esclarecimentos sobre o caso.

Como fazer uma denúncia anônima contra advogado na OAB: é possível?

Muitas pessoas preferem não se expor e gostariam de denunciar seu advogado de forma anônima, até mesmo para evitar eventuais descontentamentos. No entanto, para proteger os advogados de possíveis calúnias, o Código de Ética da OAB não permite fazer uma denúncia anônima contra advogado. Isso também se explica pela necessidade de provas para processar um advogado: você irá precisar levar diversos documentos à OAB que comprovem que o profissional foi negligente ou antiético.

Como processar um advogado na OAB

Para processar um advogado na OAB, siga o seguinte procedimento:

  1. Reúna provas contra seu advogado. A OAB só irá aceitar sua denúncia se houver um forte embasamento de que seu advogado agiu contra a ética da instituição ou foi negligente. Algumas possíveis provas são: e-mails não respondidos, registro de ligações não atendidas, conversas em que seu advogado age de má fé, etc.
  2. Procure a OAB da sua cidade. Como o Brasil é uma federação, cada estado é autônomo e conta com sua própria OAB. A Ordem da sua cidade é o local mais indicado para fazer a denúncia, isso porque é a que está mais próxima de você e possivelmente do seu advogado também.
  3. Apresente as provas à OAB e peça para dar entrada num processo contra o advogado. Lembre-se que as provas devem ser firmes e consistentes para dar mais força à denúncia.
  4. Aguarde a posição da instituição. Denunciar um advogado na OAB nem sempre garante que o profissional será expulso dos quadros da Ordem e terá sua carteirinha confiscada. O processo interno da OAB pode levar anos e, por fim, ser arquivado. Mesmo assim, denunciar profissionais que agem com negligência e má fé é muito importante.
  5. Procure outro advogado para atuar na sua causa. Certifique-se de consultar a reputação do profissional anteriormente - conte sua situação e peça indicações de advogados a familiares, amigos e conhecidos. Assim é possível se precaver e evitar aborrecimentos. Acesse esse artigo e confira nossas dicas para contratar um advogado.
Como denunciar um advogado na OAB - Como processar um advogado na OAB

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como denunciar um advogado na OAB, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

51 comentários
A sua avaliação:
Rafael
Boa tarde
Há cerca de 3 anos foi iniciado um processo de alimentos contra mim que resultou com minha derrota em primeira instância. Recorri da decisão mas pouco tempos depois entrei em acordo amigável para dar resolução a todo processo. O advogado atual da outra parte se negou a ratificar o acordo sem que eu pagasse supostos honorários de sucumbência ao primeiro advogado da outra parte mesmo com o processo em fase recursal. O questionamento que faço é sobre a legitimidade de um advogado, com a ameaça de impedir um acordo legítimo, cobrar honorários de sucumbência de um processo em que poderia ainda sair perdedor. Tenho os comprovantes de transferência dos valores diretamente para sua conta corrente.
A sua avaliação:
Julio Cesar de Souza
Contratei uma advogada pra um processo trabalhista onde a mesma me cobrou 30 % de tudo que ganhasse no processo.E mais R$1800 por se tratar de reeitegracao ao posto de trabalho e vta só convênio pois fui demitido doente.Como eu acreditei seriamente na profissional vibo interesse em me ajudar.E ela me disse que iria me por no auxílio Doença já que eu estava sem trabalho e doente.Me deu uma via de um contrato para assinar dizendo se tratar de uma procuração para ela fazer o processo .Nem li (Esse foi oaior erro da minha).Com a tal boa vontade da Doutora eles me informou que me cobraria 30% da 1° parcela.Pasando alguns dias por se tratar de cardiopatia grave peguei 3 meses na caixa A qual ao retirar o dinheiro ela me disse que teria que pagar 50% de cada parcela que estava no contrato que eu assinei antes .Fiquei com muita raiva pois sequer até hoje não tenho a cópia desse contrato.E após muita discussão ela disse que queria receber 1 parcela somente pra dar fim ao contrato inclusive ameaçou de me processar .Eu paguei somente 30% da primeira parcela como ela tinha falado.Ga hei a causa no valor de R$20.000,00 e a mesma disse que vai descontar 1900+ 1800 + 6000 de tudo .Eu disse a ela se descontar os 1900 eu irei deniciala a OAB .Ela riu disse isso não dá nada.......
E aí da é muito arrogante não passa responde as ligações quando pergunto do processo,não atende as ligações não retorna nem as mensagens do whatsapp.
Ou seja contratei um profissional que não está me dando a devida atenção e o Serviço por qual irei pagar.
Alguém pode me orientar oque fazer?????
Estou muito insatisfeito e chateado pois ela me enganou e me senti lesado.A qual já avisei se descontar algum valor a mais eu irei denunciar.
A sua avaliação:
ericka falcão
Há 16 meses que ele não paga pensão alimenticia, se mudou e abandonou os filhos. Preciso da ajuda da OAB
A sua avaliação:
Natal Guilherme Gopfert Pinto Elias
Nosso advogado que cuidou da partilha de bens da mae e pai falescidos, deixou coisas diversas solicitadas pendente abusando inclusive de um incapaz laborativamente, e ate pagando valores menores aos herdeiros do que recebeu de fato, enfim arrecadou para si varios direitos que a falescida deixou para si proprio, nao constando no iventario.
Fraudulentamente, forneceu valores da vendas dos bens menores daquele que realmente recebeu de fato, para este valor menor ser dividido pelos herdeiros, fora isto deixou de requerer coisas que deveriam serem feitas no iventario como por exemplo, o saque do PIS da falescida, etc...
Pergunto, ja tendo provas disto como proceder. Atenciosamente, Natal Elias
A sua avaliação:
ANSELMO ALVARENGA
Pergunto, Aluguei um imóvel de um advogado dei 3 meses de caução e apos 7 anos de locação e não devendo nada para ele, devolvi o imovel, e tenho o recibo de entrega das chaves, ele se recusa a devolver os valores deixados como caução 3 meses, neste caso posso denuncia-lo na OAB, obrigado
A sua avaliação:
jonathann cardoso
quero denuncia um advogado q esta informando mentiras num processo de guarda
Terezinha Aparecida Spina
Contratei um advogado para um processo trabalhista em 2013. Durante o processo, muitas vezes não respondia adequadamente, dizendo sempre que não conseguia abrir o processo no seu escritório por computador e que teria que ir até o fórum para isso. Sempre dizia que estava tudo bem e que era comum a demora, mas que era assim mesmo. Em dois mil e dezessete consegui ver que as minhas amigas que, também, entraram com o mesmo processo que o meu, já haviam resposta de precatórios, porém o meu dava arquivado definitivamente; e ao questioná-lo sobre, passou me a informação de o processo havia migrado para o eletrônico, porém nada constava no eletrônico e sempre me alegava o mesmo. Não dava informação adequada pelo telefone e no início desse ano ao perguntar lhe novamente sobre, marcou hora para eu passar lá e me apresentou um acórdão com a sentença perdida e disse que teve que ir até o fórum para retirar a cópia, pois não dava para fazer do escritório, mas disse que havia sido julgado nesse início de ano com data referente no rodapé, quando questionei o porque de ter perdido já que as outras ganharam, me disse que acontece porque são turmas diferentes que julgam os processos e que um ou outro acontece de perder. Horas, se os casos eram os mesmos, como pode um juiz proceder diferente já que a lei é a mesma. fiquei sem resposta. Descontente fui até o fórum e pedi o desarquivamento do processo e lá mesmo fui informada que havia sido arquivado em 2015, que não havia processo eletrônico e tirei cópia do acordão com a data do rodapé 2015, diferente do que o advogado me passou... ao questioná- lo sobre, me respondeu que poderia me explicar vários procedimentos, masque seria em vão... como proceder diante dessa situação? já perdi a causa há muito tempo, mas estou indignada pela postura mentirosa na qual me sinto uma idiota, sabendo que paguei um advogado para mentir para mim.
Maria Augusta Silverio
Meu esposo e espanhol, dia 9 de março deixou espanha, em um jato. destino bresil, chegando biolorrussia minsk hotel, devido o clima foi obrigado passar a noite no hotel minsk , no dia seguinte teve problema com documentos, o gerente chamou advogado pra fazer liberação dos documentos!! Alex bryan.esplicou que viajava com muito pouco dinhero , tinha conta aberta no reino unido!! Mas poderia fazer um acordo, porque presisasa sair logo dali, advogado pegou todos documentos, e quer 13 mil. e.mais diarias do hotel ele não este valor, ate pela segurança ? Mas podia fazer acordo do jeito que o advogado aceitar, porque dinhero ele não tinha, sair pra ir buscar sem documento não pode ir buscar, agora 5 meses sem seus documentos !! Ainda correndo perigo do advogado desaparecer com.seus documentos e dai como fica , Alex tabem e advogado portanto corre este perigo sumir com documentos o nome do advogado e barrister...donaldobruna@yboo-com.uk como fazer eu sou Brasileira , Alex meu esposo eu não tenho dinhero 13 mil presisa um acordo ele não aceita estamos desesperado como fasso quem procuro?
EUNICE GABRIELA
QUERO SIM DENUNCIAR POIS POR MAISLEIGA QUE POSSO SER O ADVOGADO NAO FOI NADA PROFISSIONAL...DESDE 2013 ME ENROLUO EVITANDO FALAR COMIGO E ENGAVETOU A DOCUMENTAÇÃO COM CERTEZA SERIA POUCA GRANA .LAMENTAVEL PESSOAS ASSIM DIZENDO SER PROFISSIONAL...DR.NAIRAN BATISTA PEDREIRA JUNIOR VILA MARIA AV.GUILHERME COTCHING N.1237.FONE. 2207-4978. ESTOU CIENTE DO QUE DIGO.GOSTARIA QUE COLOCASSE ESSE ADVOGADO CIENTE DO MAL PROFISSIONALISMO.
Rose
Boa tarde . Não tenho nenhum processo em andamento para fazer denuncia de algum caso. Mas há algo acontecendo de anormal. Uma certa advogada que , mantinha um caso com meu marido. Dois pilantras. Depois de descobertos , soube que ela era vitima. porem, descobri que os dois mantem contatos de novo. Quero denuncia-los . Nas redes sociais , há fotos dos dois por lá. Quero justiça quanto a isso.
Valdete Teixeira Garcia
Olá em novembro de 2018, fui encaminhada para um advogado indicada, acertamos um valor X pra dar entrada na guarda da minha filha, ver questão de pensão... por conforme combinado fui depositando e quando entrava em contato com o Advogado ele atendida, mas nunca passava o numero processo e tal... bom agora maio/2019 estou em contato ele me revelou que nem deu entrada no processo e ficou de me devolver a quantia que já havia pago. Mas todo dia é uma desculpa diferente! o que posso fazer em relação a isso? Tenho os comprovantes de pagamento, e-mails, e conversas vias celular!
Paulo Roberto de Lima
Eu mesmo já fui duas vezes na OAB/ PE. fazer uma denuncia e quem me atende quando eu falo do meu problema pra secretaria, nem ela resolve e nem arruma alguém pra resolver. Parece que existe um código entre eles de não prejudicar os advogados.
As duas ações que eu ajuizei contra a mesma reclamada, que é um grupo economico contratou 25 advogados que sem ética nenhuma mentiram nos dois processos, eu já perdi um na primeira estancia e no RO. E no segundo processo os mesmos advogados estão mentindo tambem.
Como meus advogados não fazem nada pra condena-los por Litigancia de Má Fé e porque? Porque eles não querem acusar os colegas[Termo usado entre eles].
beatriz sandy
bom dia! gostaria de saber como posso denunciar uma advogada ...a 3 anos atrás entrei num processo de adoção e esta advogada me cobrou 3 parcelas de 1.300 reais para ser minha advogada nesta causa. porem depois que paguei descobri que a OAB permite apenas uma parcela de 1.300 reais. ela não consta no processo porque quando pérdi a causa procurei outro advogado para arquivar, porque ela desapareceu e nem atendia o telefone. foi neste momento que descobri que o nome dela não constava no processo.. resumindo ela me prometeu muias coisas, me enganou e nunca participou de nada! o que posso fazer para denunciar esta advogada? obrigado!
Paulo Sérgio de sousa
Boa tardes!! Então eu entrei com uma ação contra um banco só q já vai fazer um ano ou mais. Essa Advogada não fala nada. Eu ligo pra ela não responde oque eu devo fazer ?
MARISA
Qual o setor que posso fazer uma denúncia de uma advogada negligênte e NUNCA avisou nada de um processo o qual desde 2007 e sem vinculo algum e decidindo pelo meu marido entregar para leilaão sua casa e ele nem sabia e NUNCA foi notificado desta situação.
Marcio Frassi Vieira
Direito a replica,esclareço a Doutora Adriana Regina,que a mesma foi indicada para minha aposentadoria no INSS,no qual paguei um montante de um salario minio + 3 parcelas de 30% após a concretização da aposentadoria;Sendo que após o deposito consumado não tive nenhum retorno pelas vias existentes;Diante dos fatos procurei por diversas vezes minha representante legal no qual foi me passado dois protocolos inexistentes da respectiva causa;Ao consultar a mesma fui ignorado,ou seja enganado;Segue dados para que outras pessoas não caiam no mesmo golpe:Ressalva irei procurar a ouvidoria das ordens dos advogados sem medir esforços!
Endereço para você jamais ir Alameda Campelo 112 - Condomínio Morada dos Lagos - Aldeia da Serra Barueri .
CNPJ 16.954.681/0001-67
Carlos Benedito da Silva Souza
já faz mais de 3 anos que ganhamos a causa e saiu a sentença esse dinheiro não foi depositado na minha conta meu advogado não entra mais em contato comigo e desligou o telefone o nome dele é doutor Guilherme local onde é o escritório bairro universitário na entrada do universitário apartamento 104
A sua avaliação:
Rocheli Rodrigues da Rocha
Ganhei um processo de cobrança de aluguéis sem despejo. O juiz então ordenou que a advogada executasse a ordem, porém desde então não sabemos mais o que está acontecendo, haja visto que isso já faz um ano e meio. Tento contato com ela e sempre dá uma desculpa pra não passar o número do novo processo. Não entendo porque ela está nos omitindo de saber o número do processo.
MEIRE
Basta entrar no tribunal de justiça de são paulo e informar seu cpf que ira aparecer seu numero de processo ... CONSULTAR PROCESSO
Carlos Jerônimo de Souza
Como faço pra denunciara a advogada: SIMONY ADRIANA PRADO SILVA-SP313148. Coloquei uma causa na Justiça pelo CENAAT do RIO DE JANEIRO no qual essa advogado representava, nunca vi pessoalmente só sei que fui chamado pelo CENAAT dizendo que eu tinha direito de receber FGTS Plano Color e Blece, foi em 2016 e agora 2018 o Juiz julgou como improcedente, na época pagei R$ 1.200,00. O CENAAT RIO DE JANEIRO já mudou de endereço mais de três vezes e ninguém consegue localizá-los. Fui enganado e quero meu dinheiro de volta.
Rosangela dos Santos Ribeiro da Silva
Preciso saber como denucia. Adv.Que cobram pelo serviço e não cumpre. Com os serviços. Tem uma quadrilha deles dizendo que resolvem documentaçoes pra vc vim pro Exterior e não cumpri.. Jaime Cassimiro Pereira n 158.831. Vera Regina Fabiano n 171.766. Vinicius Guaia ficar aqui em Portugal fazendo as tramoias com eles ai no Brasil

Como denunciar um advogado na OAB
1 de 2
Como denunciar um advogado na OAB

Voltar ao topo da página