Partilhar

Como denunciar um advogado na OAB

Por Letícia Lima. Atualizado: 20 setembro 2017
Como denunciar um advogado na OAB

Muitos motivos podem levar alguém a querer processar um advogado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), contudo, as principais razões continuam sendo a falta de ética e a negligência com o caso do cliente. No ano de 2016, os quadros da OAB já registravam mais de um milhão de advogados em todo o território nacional - dado a esse número tão alto, é difícil garantir que todos esses profissionais prestem bons serviços e respeitem as diretrizes da instituição. Se você está passando por aborrecimentos com seu advogado e deseja processá-lo, descubra em umCOMO como denunciar um advogado na OAB.

Também lhe pode interessar: Como funciona o Conselho Federal da OAB?

Como reclamar de um advogado

Em primeiro lugar, denunciar um advogado na OAB é um processo sério e nem sempre irá resultar na expulsão do advogado dos quadros da OAB. Portanto, o cliente insatisfeito com os serviços e que deseja reclamar de um advogado deve tomar como medida inicial procurar o próprio advogado para entender o que está acontecendo.

Muitas vezes, o que o cliente interpreta como negligência com o caso é apenas o procedimento natural da Justiça. Em outras palavras, muitos processos entram no Judiciário todo ano, logo, a resposta ao pedido pode demorar para sair, sem que isso signifique que seu advogado está sendo negligente.

É importante ressaltar que o que realmente caracteriza a negligência é:

  • Recusar-se a falar com o cliente;
  • Não responder aos pedidos do cliente;
  • Não tirar as dúvidas do cliente;
  • Não informar o cliente sobre o andamento do processo.

Já a falta de ética é um tanto quanto mais complicada de averiguar, pois pertence ao campo do subjetivo. É possível afirmar que um advogado age com falta de ética quando busca se aproveitar do desconhecimento do cliente para lucrar de forma irregular sobre o caso, ou quando ele expõe os dados do cliente a outras pessoas. Todos esses comportamentos são irregulares e vão contra o Código de Ética da OAB. Leia também nosso artigo sobre o que é ética profissional para saber mais.

Assim sendo, antes de denunciar um advogado na OAB, entre em contato com ele e busque compreender o que está acontecendo de fato. Diga que está insatisfeito com o serviço e que deseja maiores esclarecimentos sobre o caso.

Como fazer uma denúncia anônima contra advogado na OAB: é possível?

Muitas pessoas preferem não se expor e gostariam de denunciar seu advogado de forma anônima, até mesmo para evitar eventuais descontentamentos. No entanto, para proteger os advogados de possíveis calúnias, o Código de Ética da OAB não permite fazer uma denúncia anônima contra advogado. Isso também se explica pela necessidade de provas para processar um advogado: você irá precisar levar diversos documentos à OAB que comprovem que o profissional foi negligente ou antiético.

Como processar um advogado na OAB

Para processar um advogado na OAB, siga o seguinte procedimento:

  1. Reúna provas contra seu advogado. A OAB só irá aceitar sua denúncia se houver um forte embasamento de que seu advogado agiu contra a ética da instituição ou foi negligente. Algumas possíveis provas são: e-mails não respondidos, registro de ligações não atendidas, conversas em que seu advogado age de má fé, etc.
  2. Procure a OAB da sua cidade. Como o Brasil é uma federação, cada estado é autônomo e conta com sua própria OAB. A Ordem da sua cidade é o local mais indicado para fazer a denúncia, isso porque é a que está mais próxima de você e possivelmente do seu advogado também.
  3. Apresente as provas à OAB e peça para dar entrada num processo contra o advogado. Lembre-se que as provas devem ser firmes e consistentes para dar mais força à denúncia.
  4. Aguarde a posição da instituição. Denunciar um advogado na OAB nem sempre garante que o profissional será expulso dos quadros da Ordem e terá sua carteirinha confiscada. O processo interno da OAB pode levar anos e, por fim, ser arquivado. Mesmo assim, denunciar profissionais que agem com negligência e má fé é muito importante.
  5. Procure outro advogado para atuar na sua causa. Certifique-se de consultar a reputação do profissional anteriormente - conte sua situação e peça indicações de advogados a familiares, amigos e conhecidos. Assim é possível se precaver e evitar aborrecimentos. Acesse esse artigo e confira nossas dicas para contratar um advogado.
Como denunciar um advogado na OAB - Como processar um advogado na OAB

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como denunciar um advogado na OAB, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como denunciar um advogado na OAB

23 comentários
Gabriel
Gostaria de saber se um advogado pode me fazer ameaças. Devido a um depósito feito em minha conta corrente. Que já foi devolvido o valor integral do depósito feito errado em minha conta corrente. Pois o advogado fez ameaças falando que iria expor meu nome em jornais e mídias sociais. Me defamando que eu não sou uma pessoa honesta. Mesmo eu falando que o erro foi deles e não meu. O depósito já foi devolvido para o escritório deles. Gostaria de saber se posso processar o escritório por falta de ética profissional e por calúnia e difamação e injúria grave. Aguardo uma resposta com urgência pois não sei o que fazer diante dessa situação que eu nunca passei na minha vida!!
ivete da silva
a dra valeria martins vieira moreira portadora da inscrição 95997 tem um endereço que não consigo entrar em contato com ela e tenho processos e quero saber o andamento
Cristiano de Fátima cordeiro
Um advogado me pediu uma quantia pra resolver um problema o que não foi feito e ele recebeu a quantia e sumiu e não responde as minhas ligações como faço pra denúncia ele obrigado
A sua avaliação:
Carla
Tem um advogado na roça que está levando documento de pessoas para se apusentar. Mas ele só faz colocar os documento no NSS e não acompanha os cliente pra nada . Deixa eles se virar sozinho , no final quando e aprovado ele quer a metade do dinheiro ganho do processo sem combinar com a pessoa .O que ela deve fazer . Pois ele sabe que as pessoas nao sao estudadas e nao entende de nada e fica com medo e pagam o que ele ordena.
Rafaela
Boa tarde, meu pai contratou um advogado para tratar de sua aposentadoria já jaz 5 anos ele fica enrolando meu pai e nada de resolver.. Ele está com a carteira de trabalho do meu pai, ele não atende o telefone e mudou de endereço... Como posso resolver isso???
getulio asterio da silva
a matéria é muito boa mais existe realmente advogados que não dá informações aos seus clientes esse não serve pra mim o advogado tem que manter os clientes informados se não procure outro e não indique esse pra ninguem abraço;
Elisabeth Oliveira
O que fazer quando um processo recebe baixa por falta de interesse de seus representantes(advogados)?
viviane
como faço para recindir o contrato que fiz com o meu advogado. Pois estou muito insatisfeita com o tratamento que se dirige a mim. falta de respeito e ameaças.
Tati clodovil
Esse sem sombra de dúvidas foi o artigo mais desencorajador que eu já li.
neuza Maria Liesner
É normal o advogado receber um carro como pagamento de honorários antes de começar o processo
getulio asterio da silva
depende se voce aceitar ele pode sim na regra geral não deve pedir essa antecipação

Como denunciar um advogado na OAB
1 de 2
Como denunciar um advogado na OAB

Voltar ao topo da página