Previdência Social

Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS?

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 14 setembro 2022
Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS?

O 14° salário pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso seja aprovado, tem a previsão de beneficiar cerca de 31 milhões pessoas. O fato de o décimo terceiro ter sido adiantado neste ano de 2022 gerou uma onda de ansiedade e dúvidas naqueles que possuem o direito de receber o valor.

Por isso, este artigo do umCOMO vai tirar todas as dúvidas em relação ao benefício, incluindo a aprovação, quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS e qual a previsão para que o dinheiro chegue até as pessoas que podem contar com ele.

Também lhe pode interessar: Quem tem direito ao PIS

Índice

  1. O que é o décimo quarto salário do INSS
  2. Quem vai receber o décimo quarto salário
  3. Quem tem direito ao décimo quarto salário: lista resumida
  4. Décimo quarto salário foi aprovado ou não
  5. Como é feito o cálculo do 14° salário
  6. Como receber o décimo quarto salário

O que é o décimo quarto salário do INSS

O 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem sendo visto como mais uma forma de oferecer recursos para pensionistas e aposentados que estão precisando de apoio no período “pós-pandemia”.

A sua criação aconteceu a partir de um projeto de lei nº 4367/20 e, se for aprovado, será pago como um salário extra para os segurados. Vale dizer que o valor a ser repassado faz referência aos anos de 2020 e 2021.

Após ser sancionado e aprovado pelo presidente, os beneficiários irão receber o valor em duas parcelas. A primeira, como explicado, é referente ao ano de 2020 e a segunda, como previsto, ao ano de 2021.

Desse modo, é importante ficar atento às informações sobre a aprovação ou não do 14° salário, para que então o cidadão possa estar atento na hora de receber o abono.

Quem vai receber o décimo quarto salário

Uma das maiores dúvidas em relação ao 14° salário do INSS é sobre os grupos de beneficiários que terão o direito ao salário extra. Em resumo, o valor é destinado para aposentados, para aqueles que recebem pensão por morte e os seguintes auxílios: doença, acidente e reclusão.

É importante ressaltar que quem teve a sua aposentadoria deferida em 2022, ainda não estrará no grupo dos beneficiários que terão direito ao décimo quarto salário do INSS, caso ele venha a ser aprovado. O motivo dessas pessoas não receberem está no fato do pagamento do 14° salário fazer referência aos anos de 2020 e 2021, como mencionado anteriormente.

Outro ponto que também entra na lei faz relação com as pessoas aposentadas por invalidez. Aqueles que receberam o benefício antes de 2021 receberão um valor proporcional ao 14° salário. Porém, caso o cidadão tenha sido liberado em 2022, o direito a este abono salarial será perdido.

Agora, quem recebeu o auxílio-doença em 2020 ou em 2021 entra na lista dos que possuem direito, assim como aqueles que tiveram a sua aposentadoria validada em 2020, sendo que esse valor será proporcional ao período em que ela foi liberada. Por fim, os beneficiários do BCP/LOAS não vão receber o salário extra.

Quem tem direito ao décimo quarto salário: lista resumida

Para ajudar na identificação de quem tem ou não direito ao décimo quarto, abaixo está uma lista resumida para ajudar aqueles que ainda estão em dúvida. Veja a lista completa[1]:

Têm direito os beneficiários que recebem:

  • Aposentadoria
  • Pensão
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-reclusão
  • Auxílio-acidente
  • Salário-maternidade

Não tem direito ao 14° salário do INSS

Q

  • LOAS/ Benefício de Prestação Continuada;
  • Pensão mensal vitalícia;
  • Renda mensal vitalícia;
  • Salário-família e amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, amparo previdenciário do trabalhador rural;
  • Auxílio-suplementar por acidente de trabalho;
  • Abono de permanência em serviço;
  • Benefícios do servidor aposentado pela autarquia empregadora.

Décimo quarto salário foi aprovado ou não

O décimo quarto salário ainda não foi aprovado. O ideal é que quem tem direito ao abono fique de olho no processo de aprovação. O projeto de lei nº 4367/20 estava seguindo para a conclusão, mas ocorreram algumas situações que fizeram com que fosse preciso novas análises.

O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) fez um requerimento que visa a inclusão Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa para ser analisada. Vale dizer também que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tomou a decisão de encaminhar o projeto para que as Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação também façam análises.

Com essa mudança, é possível que leve um tempo maior para a aprovação, pois todas as comissões, incluindo as novas, devem aprovar o projeto.

Quando será pago o décimo quarto salário

Em primeiro lugar, é bom entender que é preciso que ele seja aprovado para que então uma data seja definida. A ideia inicial era de que a primeira parcela seria paga até o fim de 2022 e a segunda em 2023.

Como é feito o cálculo do 14° salário

Aqueles que já estão cientes do cálculo do 13° salário podem, facilmente, realizar este cálculo. Isso acontece porque para calcular o 14° salário do INSS basta seguir o mesmo passo a passo.

Em primeiro lugar, o beneficiário deve saber exatamente qual é o seu salário base. A partir disso, basta dividir este valor pelos meses do ano e então multiplicar o resultado pelo número de meses em que o benefício foi pago no decorrer do ano.

Veja a fórmula:

Salário base / 12 = Y

Agora basta pegar o resultado que está sendo representado por Y e multiplicar pela quantidade de meses em que o benefício foi pago. O resultado será o valor exato que será pago caso o salário extra seja aprovado.

Veja também: Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Como receber o décimo quarto salário

Vamos supor que o décimo quarto salário do INSS tenha sido aprovado e os beneficiários já possuem uma data para que a primeira parcela seja paga.

Sabendo então do direito, o cidadão pode receber o valor tanto em conta corrente quanto por cartão magnético. É de extrema importância saber que o dinheiro não poderá cair em uma conta que não seja do próprio beneficiário. Por isso, é preciso que o registro bancário ou a forma escolhida para receber o salário esteja registrada no nome de quem irá usufruir do valor a ser pago.

Como ainda não é possível afirmar uma data exata para o pagamento da primeira parcela, o que resta é esperar todo o processo de aprovação. Porém, quem já tiver certeza de que se enquadra nos requisitos passados, vale ficar atento a novas informações para que um bom planejamento financeiro seja feito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. APIZ. MAS AFINAL, QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO SALÁRIO DO INSS? Disponível em: <https://apiz.com.br/mas-afinal-quem-tem-direito-ao-decimo-quarto-salario-do-inss/#:~:text=Para%20as%20pessoas%20que%20receberam,ficar%C3%A1%20dispon%C3%ADvel%20caso%20seja%20aprovado> Acesso em: 09 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • PRONATEC. Sites estão dizendo que 14° Salário foi APROVADO, mas isso é realmente verdade? Entenda! Disponível em: <https://pronatec.pro.br/14o-salario-foi-aprovado-entenda/#:~:text=14%C2%B0%20Sal%C3%A1rio%20do%20INSS%20aprovado%3F,tr%C3%A2mite%20na%20C%C3%A2mara%20dos%20Deputados> Acesso em: 9 de setembro de 2022.
  • APIZ. MAS AFINAL, QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO SALÁRIO DO INSS? Disponível em: <https://apiz.com.br/mas-afinal-quem-tem-direito-ao-decimo-quarto-salario-do-inss/#:~:text=Para%20as%20pessoas%20que%20receberam,ficar%C3%A1%20dispon%C3%ADvel%20caso%20seja%20aprovado> Acesso em: 09 de setembro de 2022.
  • MEU TUDO. Décimo quarto salário: quem tem direito ao benefício do INSS? Disponível em: <https://meutudo.com.br/blog/quem-recebe-decimo-quarto-salario/> Acesso em: 09 de setembro de 2022.
  • BX BLUE. Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS. Disponível em: <https://bxblue.com.br/aprenda/direito-ao-decimo-quarto-salario/>. Acesso em: 9 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS?