Partilhar
Partilhar em:

Como saber se posso me aposentar

Como saber se posso me aposentar
Fonte: cursoforum.com.br

Depois de anos de trabalho muitas pessoas ficam na dúvida sobre quando está na hora de começar a receber a aposentadoria. Para esclarecer essas dúvidas, o umComo.com.br vai responder à pergunta: como saber se posso me aposentar.

Tipos de aposentadoria

Para responder à pergunta: como saber se posso me aposentar é preciso que o trabalhador se encaixe em alguma das situações que o torne apto a começar a receber o benefício.

Existe a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e por invalidez. O primeiro tipo começa a valer quando as mulheres completam 60 anos e os homens chegam aos 65 anos de idade. Porém, os trabalhadores rurais têm direito à aposentadoria cinco anos antes, de acordo com o seu sexo.

No entanto, muitas pessoas começaram a trabalhar cedo em suas vidas e, por isso, podem se aposentar por tempo de serviço ou, como é chamado atualmente, por tempo de contribuição. Nesse caso, é preciso que as mulheres comprovem 30 anos de contribuição ao INSS e os homens 35 anos.

Existe ainda a aposentadoria por invalidez, benefício esse que é concedido a trabalhadores que forem considerados incapacitados de exercer a sua função, o que deve ser comprovado pela perícia médica do INSS.

Se o trabalhador já possui uma doença ou lesão quando começa a pagar o INSS, ele apenas pode se aposentar por invalidez se for comprovado que o seu problema foi agravado, levando à incapacidade.

Fonte: administresuarenda.com.br

Como funciona a aposentadoria

Para saber como saber se posso me aposentar é importante estar informado sobre o assunto, pois sempre existem mudanças ou tentativas por parte do governo de alterar o procedimento.

No caso de quem vai se aposentar por tempo de serviço, é fundamental que tenha em mãos os comprovantes de que contribuiu com o INSS ao longo dos seus anos de trabalho. Existe ainda o chamado fator previdenciário, que é um mecanismo que relaciona a idade da aposentadoria com a expectativa de vida.

Resumidamente, pode-se dizer que com ele quanto mais cedo, em termos de idade, um trabalhador se aposenta menor será o benefício recebido, pois a expectativa de vida aumenta. Também é possível pedir a aposentadoria proporcional, por tempo de contribuição.

Porém, os homens conseguem desde que tenham, no mínimo, 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres devem ter pelo menos 48 anos e 25 de contribuição. Em ambos os casos é preciso ainda um adicional de 40% sobre o tempo que falta.

Como simular aposentadoria

Para ajudar a como saber se posso me aposentar, todos os trabalhadores podem acessar o site da Previdência Social para calcularem a sua aposentadoria por meio do simulador. A consulta deve ser feita no link: previdencia.gov.br/calcule-sua-aposentadoria-simulao.

Com essa ferramenta, o contribuinte do INSS pode saber quando se aposentar ao verificar quanto tempo ainda falta para ter direito ao benefício. Ele também se informa sobre o valor da sua aposentadoria.

Como o simulador cruza os dados inseridos pelo cidadão e as informações já existentes no sistema, em caso de divergência, o cidadão vai receber uma mensagem para que agende um atendimento a fim de atualizar os seus dados.

Fonte: socialprevidencia.net

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se posso me aposentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (6)

Escrever comentário sobre Como saber se posso me aposentar

6 comentários
Solon Braga Rodrigues
tenho 25/11/1956 baralhei muito tempo com elétrica quero saber se ja posso aposentar
MARCOS AQUINO NUNES
tenho 54 anos como posso saber se posso me aposentar
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marcos! Siga a informação do texto.
neuza pires carneiro silva
teno 35 anos de contribuição, e 54 anos de idade quero saber quanto tempo falta para minha aposentadoria?
NEUZA PIRES CARNEIRO SILVA
gostaria de saber , quanto tempo falta para me aposentar?
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Neuza! Você deve seguir as indicações do texto.
jose aldinei alves
nascimento: 15/02/1959, tempo de registro, entre serviço iniciativa privada e públicas.
Total: 36 anos, 10 meses e 04 dias.
Diante dessa informação quando poderei me aposentar?
Lourdes Claudia Machado
Sou de 9/8/1951 ...como posso receber aposentadoria social tendo contribuído com tempo de trabalho por apenas 7 anos .....TENHO DIREITO APOSENTADORIA ???

Como saber se posso me aposentar
Fonte: cursoforum.com.br
Fonte: administresuarenda.com.br
Fonte: socialprevidencia.net
1 de 3
Como saber se posso me aposentar