Partilhar
Partilhar em:

Como saber se posso me aposentar

Como saber se posso me aposentar
Fonte: cursoforum.com.br

Depois de anos de trabalho muitas pessoas ficam na dúvida sobre quando está na hora de começar a receber a aposentadoria. Para esclarecer essas dúvidas, o umComo.com.br vai responder à pergunta: como saber se posso me aposentar.

Tipos de aposentadoria

Para responder à pergunta: como saber se posso me aposentar é preciso que o trabalhador se encaixe em alguma das situações que o torne apto a começar a receber o benefício.

Existe a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e por invalidez. O primeiro tipo começa a valer quando as mulheres completam 60 anos e os homens chegam aos 65 anos de idade. Porém, os trabalhadores rurais têm direito à aposentadoria cinco anos antes, de acordo com o seu sexo.

No entanto, muitas pessoas começaram a trabalhar cedo em suas vidas e, por isso, podem se aposentar por tempo de serviço ou, como é chamado atualmente, por tempo de contribuição. Nesse caso, é preciso que as mulheres comprovem 30 anos de contribuição ao INSS e os homens 35 anos.

Existe ainda a aposentadoria por invalidez, benefício esse que é concedido a trabalhadores que forem considerados incapacitados de exercer a sua função, o que deve ser comprovado pela perícia médica do INSS.

Se o trabalhador já possui uma doença ou lesão quando começa a pagar o INSS, ele apenas pode se aposentar por invalidez se for comprovado que o seu problema foi agravado, levando à incapacidade.

Fonte: administresuarenda.com.br

Como funciona a aposentadoria

Para saber como saber se posso me aposentar é importante estar informado sobre o assunto, pois sempre existem mudanças ou tentativas por parte do governo de alterar o procedimento.

No caso de quem vai se aposentar por tempo de serviço, é fundamental que tenha em mãos os comprovantes de que contribuiu com o INSS ao longo dos seus anos de trabalho. Existe ainda o chamado fator previdenciário, que é um mecanismo que relaciona a idade da aposentadoria com a expectativa de vida.

Resumidamente, pode-se dizer que com ele quanto mais cedo, em termos de idade, um trabalhador se aposenta menor será o benefício recebido, pois a expectativa de vida aumenta. Também é possível pedir a aposentadoria proporcional, por tempo de contribuição.

Porém, os homens conseguem desde que tenham, no mínimo, 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres devem ter pelo menos 48 anos e 25 de contribuição. Em ambos os casos é preciso ainda um adicional de 40% sobre o tempo que falta.

Como simular aposentadoria

Para ajudar a como saber se posso me aposentar, todos os trabalhadores podem acessar o site da Previdência Social para calcularem a sua aposentadoria por meio do simulador. A consulta deve ser feita no link: previdencia.gov.br/calcule-sua-aposentadoria-simulao.

Com essa ferramenta, o contribuinte do INSS pode saber quando se aposentar ao verificar quanto tempo ainda falta para ter direito ao benefício. Ele também se informa sobre o valor da sua aposentadoria.

Como o simulador cruza os dados inseridos pelo cidadão e as informações já existentes no sistema, em caso de divergência, o cidadão vai receber uma mensagem para que agende um atendimento a fim de atualizar os seus dados.

Fonte: socialprevidencia.net

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se posso me aposentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (5)

Escrever comentário sobre Como saber se posso me aposentar

5 comentários
MARCOS AQUINO NUNES
tenho 54 anos como posso saber se posso me aposentar
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marcos! Siga a informação do texto.
neuza pires carneiro silva
teno 35 anos de contribuição, e 54 anos de idade quero saber quanto tempo falta para minha aposentadoria?
NEUZA PIRES CARNEIRO SILVA
gostaria de saber , quanto tempo falta para me aposentar?
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Neuza! Você deve seguir as indicações do texto.
jose aldinei alves
nascimento: 15/02/1959, tempo de registro, entre serviço iniciativa privada e públicas.
Total: 36 anos, 10 meses e 04 dias.
Diante dessa informação quando poderei me aposentar?
Lourdes Claudia Machado
Sou de 9/8/1951 ...como posso receber aposentadoria social tendo contribuído com tempo de trabalho por apenas 7 anos .....TENHO DIREITO APOSENTADORIA ???

Como saber se posso me aposentar
Fonte: cursoforum.com.br
Fonte: administresuarenda.com.br
Fonte: socialprevidencia.net
1 de 3
Como saber se posso me aposentar