Partilhar

Como saber se o CPF ou CNPJ é verdadeiro

Por Nicolas Santos. Atualizado: 21 novembro 2018
Imagem: apptweak.com

Se você algum dia precisou saber se o seu CPF ou CNPJ eram verdadeiros, provavelmente fez pesquisas na internet e encontrou alguns sites que disponibilizam a verificação, isso por que o cálculo é feito a partir de uma variação do algoritmo que chamamos de módulo 11, que inclusive, pode ser feito à mão, embora seja muito difícil.

Por via das dúvidas, como é muito difícil fazer este calculo neste artigo umComo te ensina como saber se o CPF ou CNPJ são verdadeiros utilizando algumas ferramentas simples.

Também lhe pode interessar: Como descobrir CPF pelo RG
Passos a seguir:
1

Vamos deixar duas ferramentas que podem ser usadas para a verificação, a primeira é uma ferramenta do Google drive e para usá-la, você terá que possuir uma conta no google, por exemplo, um Gmail. Se você possui, apenas vai precisar iniciar a sessão.

Neste link você encontra a planilha do verificador de CNPJ e CPF.

Lembrando que este artigo não é merchandising do Gmail.

Como saber se o CPF ou CNPJ é verdadeiro - Passo 1
2

A primeira página da planilha será sempre a da verificação do CPF, para selecionar o CNPJ basta localizar a terceira aba.

3

Tanto o CPF como o CNPJ devem ser informados sem espaços, pontos ou hifens. O CPF deve possuir 11 algarismos contando com os de verificação (os dois últimos, após o hífen (que não deve ser digitado)). Já o CNPF possui 14 algarismos, também contando com os números de verificação.

Leia também: Como saber se uma pessoa tem passagem pela polícia pela internet

4

Caso você seja um neandertal e não possua uma conta de e-mail no Google também temos uma solução. Você pode verificar pelo site da receita federal, informando o seu CNPJ no quadro indicado (atenção para digitar o código de verificação, se você digitar este código errado o site apresentará um erro, não dando pra saber se é por causa do CNPJ que é falso ou por que você digitou o código de verificação errado.)

Dica: Confira também como saber se o meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o CPF ou CNPJ é verdadeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como saber se o CPF ou CNPJ é verdadeiro

4 comentários
neimar gonçalves Marques
estou negociando com uma determinada pessoa estou com duvida quanto o cpf dela, se é verdadeiro ou falso. OBRIGADO!
no aguardo
Marcia
Meu numero do pis do cartao cidadao nao corresponde com o que si encontra no cnis do inss e nem as firmas a qual fui cadastrada em 1985 em diante nao aparece, o banco mando que eu resolvesse esse problema junto ao inss e a receita federal pois quando retirei segunda via do cpf por motivo de perde o numero pode ter sido trocado. Como faço para solucionar esse problema? Por favor me ajudem.obrigado.
josue alexandre figueredo
como saber se o CPF é falso
A sua avaliação:
Lia Mattano
Alguem a quem empresstei a casa, me deu um "boa noite cinderela" fugiu, me roubou, gostaria desaber se os dados que eu consegui sao verdadeiros. (Angelica Patricia de Azevedo, CPF xxxxxxxxxxx.

Imagem: apptweak.com
1 de 3

Voltar ao topo da página