Começar um negócio

Como descobrir nome fantasia pela razão social

Como descobrir nome fantasia pela razão social

Tanto o nome fantasia quanto a razão social são formas de identificar uma empresa e podem ser úteis dependendo do contexto, além disso, um pode te ajudar a descobrir o outro. Por vezes precisamos dessas informações para descobrir o endereço ou então os responsáveis por uma empresa, seja para criar quanto para acabar com vínculos com a empresa em questão, mas como descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia? O que parece difícil a princípio é, na verdade, bem simples e estar muito mais acessível do que parece. Neste artigo do umCOMO mostramos como descobrir nome fantasia pela razão social.

Também lhe pode interessar: Como tirar o CNPJ de uma Associação

Índice

  1. Nome fantasia e razão social: quais são as diferenças?
  2. Como descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia
  3. Descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial
  4. Como descobrir nome fantasia pela razão social pelo Wooki
  5. Consulta CNPJ por nome
  6. Como descobrir o nome fantasia pelo CNPJ
  7. Como localizar estabelecimento pelo nome

Nome fantasia e razão social: quais são as diferenças?

Antes de descobrir como descobrir nome fantasia pela razão social, é preciso conceituar a diferença entre razão social e nome fantasia, afinal, ambos são importantes dependendo de para que você está atrás do nome de uma empresa.

A razão social é o nome "real" da sua empresa, o nome jurídico que aparecerá nos documentos oficiais e que servirá para identificar a empresa perante a lei. Também chamada de Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial, a razão social é muito importante porque uma vez registrada não permite que outra pessoa use a mesma razão social na junta comercial do seu estado. A razão social será escolhida o oficializada pela Junta Comercial do seu Estado ou cartório na hora de oficializar a empresa.

O nome fantasia é o nome da marca, a maneira como você se apresenta no mercado, uma fachada a ser usada de forma comercial e será criado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que dará à empresa o direito de utilizar o nome escolhido. Fazendo uma analogia, a razão social é o nome completo da empresa, enquanto o nome fantasia é seu apelido.

Como descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia

Saber a razão social de uma empresa pode ser muito útil em alguns casos, como quando se deseja processar uma empresa. Essa informação também é útil para saber qual é o patrimônio registrado por aquele CNPJ, os lucros, quem faz parte do quadro societário, afinal, é o nome oficial da empresa ao qual todos seus dados oficiais estão conectados. Independente das suas razões para realizar a consulta, o primeiro ponto é que existem várias maneiras de descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia - a mais simples é usando o sistema de buscas do Google. Veja como a seguir:

  1. Acesse seu navegador, o que pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo celular;
  2. Abra o Google ou algum outro buscador de sua preferência;
  3. Digite "nome fantasia da empresa + razão social";
  4. Pronto! Você provavelmente encontrará a razão social entre os primeiros na lista de busca. Quando se procura por "McDonalds razão social", por exemplo, o primeiro link já nos diz a resposta: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda.

Como visto, para descobrir o nome fantasia de uma empresa pela sua razão social, basta seguir simples caminho de procura no Google por "razão social da empresa + nome fantasia". É bem provável que a resposta que você procura esteja elencada entre os primeiros resultados do buscador e, dependendo da empresa, com o método acima você poderá não apenas consultar empresa pelo nome fantasia como também saber o nome de pessoas físicas conectadas e também possíveis processos nos quais a empresa está ou já esteve envolvida.

Esse método para saber a razão social pode não funcionar, afinal, nem todas as empresas têm seus dados expostos assim na Internet como é o caso de empresas grandes como o McDonalds. Apesar disso, se você precisa saber como descobrir o nome fantasia de uma empresa possuindo já sua razão social, o processo será mais assertivo, afinal, o nome social é um dado menos sigiloso e facilmente encontrado.

Descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial

A Junta Comercial é onde as empresas são registradas em cada estado. Dessa forma, quem abre uma empresa no Rio de Janeiro terá a razão social registrada na junta comercial do estado do Rio de Janeiro. Saiba o que fazer para descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial:

  1. Procure no Google por "junta comercial + nome do seu estado";
  2. No caso do estado de São Paulo, é possível fazer a consulta online. Digite o nome fantasia da empresa, aguarde instantes e o portal irá lhe informar a razão social e o CNPJ requeridos.

É importante frisar que duas empresas dentro do mesmo estado não podem ter a mesma razão social, no entanto, nada impede que empresas em estados diferentes partilhem da mesma razão social. Fazer o registro é muito importante para proteger seu negócio e também regularizar sua situação fiscal junto ao governo. Confira nosso artigo como abrir uma empresa para obter mais informações.

Se você deseja abrir uma empresa e está em dúvida sobre qual nome fantasia utilizar, confira algumas dicas no artigo como escolher o nome da minha empresa.

Como descobrir nome fantasia pela razão social pelo Wooki

Outra maneira de consultar empresa pelo nome fantasia é utilizando um buscador como o Wooki, que afirma disponibilizar dados completos de qualquer pessoa jurídica. No entanto, este tipo de serviço costuma ser pago, sendo assim, é válido avaliar se pagar por essas informações está de acordo com as suas necessidades ou de sua empresa. Veja abaixo como fazer nome fantasia e razão social consulta utilizando o serviço:

  1. Acesse a página inicial do Wooki;
  2. Desça a página e observe os planos disponíveis, o sistema do site é dividido em créditos mensais e possue uma descrição que te informará qual é o plano mais adequado de acordo com suas necessidades;
  3. Selecione o plano ideal para você clicando em "Comprar";
  4. Crie uma conta no Wooki e selecione a forma de pagamento, confira bem os dados antes de confirmar para evitar que ocorram erros;
  5. Assim que tudo estiver confirmado, faça login no site e, na aba superior do site, selecione a opção "Categorias";
  6. Encontre a categoria da empresa que busca inserindo também cidade e bairro e, assim que encontrá-la, selecione-a para obter a razão social da empresa procurada e outras informações relacionadas também importantes.

O Wooki te permitirá buscar outras informações sobre a empresa pesquisada de forma rápida e simples, enviar dados em tempo real, sincronizar dados em todos os seus aparelhos com conexão à Internet e evitar o trabalho exaustivo de preenchimento de formulários que envolvam pessoas jurídicas. O serviço é pago e possui pacotes mensais que são de R$39,90 até R$449,90, costumando ser mais válido para pessoas físicas ou jurídicas que têm frequentemente a necessidade de consultar dados empresariais e de descobrir razão social.

Consulta CNPJ por nome

Além de saber como saber a razão social de uma empresa, descobrir o CNPJ de uma empresa também pode ser bastante útil. Você pode descobrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) de uma empresa por seu nome fantasia. Trata-se de uma operação muito simples de obter.

Descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome pode ser uma tarefa um pouco mais complexa, mas ainda assim é possível. Para isso, você deve acessar sites como o FoneEmpresas ou Busca CNPJ, digitar o nome da empresa (Caixa Econômica Federal, Tim, Batavo, etc) e aguardar até o site consultar o CNPJ por nome. Não estão disponíveis dados de todas as empresas registradas no Brasil - contudo, nada lhe impede de usar as outras dicas presentes neste artigo.

Viu como descobrir a razão social de uma empresa é simples? Confira outras dicas em nosso artigo sobre como consultar o CNPJ.

Como descobrir o nome fantasia pelo CNPJ

Se a razão social é o nome completo e o nome fantasia é o apelido, o CNPJ seria como o CPF da sua empresa. Trata-se de um código numérico distinto para cada negócio do país. Com o CNPJ da empresa em mãos, descobrir qualquer informação sobre uma empresa fica ainda mais fácil. Isso porque todas as informações estão registradas no banco de dados da Receita Federal, o que facilita o acesso dos usuários.

Tudo o que você precisa fazer é entrar no site da Receita Federal e informar o número do CNPJ da empresa em questão. Bem fácil, certo?

Veja também: Como saber se já existe o nome de empresa

Como localizar estabelecimento pelo nome

Assim como consultar razão social, por vezes também é possível localizar estabelecimento pelo nome utilizando a Internet, seja um estabelecimento comercial ou algum que apenas possui uma sede oficial. Para encontrar a informação deseja, procure o nome social da empresa e adicione também a cidade na qual se localiza, assim, o Google puxará o endereço completo caso esteja disponível online.

Caso você não encontre o endereço em questão com esse método, é possível também utilizar o já citado site Wooki para obter informações oficiais sobre uma empresa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir nome fantasia pela razão social, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
ZitadeCastrosoua
Perdi meu CNPJ
A sua avaliação:
Edna
Quero descobrir qual loja é mp apolinario em alagoa grande pb
A sua avaliação:
Francisco José Constantino Da Silva
Oi bebê
A sua avaliação:
Marcia
Quero saber o nome da empresa que na máquina de cartão sai como point su realengo?
A sua avaliação:
lucineide c lima
quero descobrir uma loja que na maquineta sai mp brunoxavier
A sua avaliação:
Natália
Provisao 4 na fatura do cartão, NÃO faço idéia, help ??
A sua avaliação:
agropecuaria p ltda = epp
quero descobrir cnpj e indereco dessa empresa deva ficar em CAMPO GRANDE
A sua avaliação:
Maria elidielle
Olá quero descobrir um estabelecimento com o nome de GraziellaaPare São Paulo ! Pois desconheço está compra !
A sua avaliação:
Fiação patamute Ltda
Quero o contato para saber como vede rede
A sua avaliação:
Evelise
recebi uma fatura que o nome do comercio diz: ilheus......não sei de onde é
A sua avaliação:
Marco antonio
Como descobrir o endereço dessa loja
A sua avaliação:
Jailton
Como descobrir o nome fantasia através da razão social?
A sua avaliação:
M.Francisco
Varias compra chega na minha fatura sem eu ter comprado.não conheço o estabelecimento
A sua avaliação:
MARCUS VINICIUS MARIANO
Veio na minha fatura e eu não sei na onde é essa loja
A sua avaliação:
Juliana Fonseca Santana
Veio na minha fatura e eu não sei na onde é essa loja lib
A sua avaliação:
Marilene Rodrigues da Silva
Como descobrir nome de empresa com nome fantasia CNPJ
Marcelo
Normalmente a consulta pelo CPF é feita pelo site da receita federal http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp
Se precisar consultar pela razão social ou outra informação existem dezenas de sites que fazem isso, portalcnpj.com e leads2b.com.br são os mais populares, espero ter ajudado!
A sua avaliação:
Pinhata diversos
Alguém fez uma compra e desconheço essa loja
Arvore 3 sv cam
Oi por favor me informe q estabelecimento e com este nome fantasia veio no meu cartão e eles n sabe informa por favor me ajude ?
sueli lima
boa noite.
gostaria que voces mim ajuda-se a descobrir o nome dessa loja pelo nome fantasia dela pois nao estou conseguindo descobrir.
o nome fantasia e josemarlucassanto.
infelizmente e so isso que tenho. gostaria muito da ajuda de voces.
A sua avaliação:
Magnólia Iracema
Vocês tem algum artigo de como consultar empresa pela razão social?
Como descobrir nome fantasia pela razão social