Partilhar

Como descobrir nome fantasia pela razão social

Como descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia? O que parece difícil a princípio é, na verdade, bem simples. Em primeiro lugar é preciso conceituar a diferença entre razão social e nome fantasia: a razão social é o nome "real" da sua empresa, o nome jurídico, enquanto o nome fantasia é o nome da marca, a maneira como você se apresenta no mercado. Fazendo uma analogia, a razão social é o nome completo e o nome fantasia, o apelido. A razão social é muito importante porque uma vez registrada não permite que outra pessoa use a mesma razão social na junta comercial do seu estado. Ficou curioso para saber mais? Neste artigo do umCOMO iremos ensinar como descobrir nome fantasia pela razão social.

Também lhe pode interessar: Como tirar o CNPJ de uma Associação

Como descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia

Saber a razão social de uma empresa pode ser muito útil em alguns casos, como quando se deseja processar uma empresa. Essa informação também é útil para saber qual é o patrimônio registrado por aquele CNPJ, os lucros, quem faz parte do quadro societário... Independente das suas razões para realizar a consulta, umCOMO irá lhe ajudar.

O primeiro ponto é que existem várias maneiras de descobrir a razão social de uma empresa pelo nome fantasia - a mais simples é usando o sistema de buscas do Google. Veja como a seguir:

  1. Acesse seu navegador;
  2. Abra o Google ou algum outro buscador de sua preferência;
  3. Digite "nome fantasia da empresa + razão social";
  4. Pronto! Você provavelmente encontrará a razão social entre os primeiros na lista de busca. Quando se procura por "McDonalds razão social", por exemplo, o primeiro link já nos diz a resposta: Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda.

Outra maneira de consultar empresa pelo nome fantasia é utilizando um buscador como o Wooki, que afirma disponibilizar dados completos de qualquer pessoa jurídica. No entanto, este tipo de serviço costuma ser pago. Avalie se pagar por essas informações está de acordo com as suas necessidades ou de sua empresa.

Para descobrir o nome fantasia de uma empresa pela sua razão social, basta seguir o mesmo caminho: no Google, procure por "razão social da empresa + nome fantasia". É bem provável que a resposta que você procura esteja elencada entre os primeiros resultados do buscador.

Descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial

A Junta Comercial é onde as empresas são registradas em cada estado. Dessa forma, quem abre uma empresa no Rio de Janeiro terá a razão social registrada na junta comercial do estado do Rio de Janeiro. Saiba o que fazer para descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial:

  1. Procure no Google por "junta comercial + nome do seu estado";
  2. No caso do estado de São Paulo, é possível fazer a consulta online. Digite o nome fantasia da empresa, aguarde instantes e o portal irá lhe informar a razão social e o CNPJ requeridos.

É importante frisar que duas empresas dentro do mesmo estado não podem ter a mesma razão social. No entanto, nada impede que empresas em estados diferentes partilhem da mesma razão social. Fazer o registro é muito importante para proteger seu negócio e também regularizar sua situação fiscal junto ao governo. Confira nosso artigo como abrir uma empresa para obter mais informações.

Se você deseja abrir uma empresa e está em dúvida sobre qual nome fantasia utilizar, confira algumas dicas no artigo como escolher o nome da minha empresa.

Consulta CNPJ por nome

Você também pode descobrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) de uma empresa por seu nome fantasia. Trata-se de uma operação muito simples de obter.

Descobrir o CNPJ de uma empresa pelo nome pode ser uma tarefa um pouco mais complexa, mas ainda assim é possível. Para isso, você deve acessar sites como o FoneEmpresas ou Busca CNPJ, digitar o nome da empresa (Caixa Econômica Federal, Tim, Batavo, etc) e aguardar até o site consultar o CNPJ por nome. Não estão disponíveis dados de todas as empresas registradas no Brasil - contudo, nada lhe impede de usar as outras dicas presentes neste artigo.

Confira outras dicas em nosso artigo como consultar o CNPJ.

Descobrir o nome fantasia pelo CNPJ

Se a razão social é o nome completo e o nome fantasia é o apelido, o CNPJ seria como o CPF da sua empresa. Trata-se de um código numérico distinto para cada negócio do país. Com o CNPJ da empresa em mãos, descobrir qualquer informação sobre uma empresa fica ainda mais fácil. Isso porque todas as informações estão registradas no banco de dados da Receita Federal, o que facilita o acesso dos usuários.

Tudo o que você precisa fazer é entrar no site da Receita Federal e informar o número do CNPJ da empresa em questão. Bem fácil, certo?

Veja também: Como saber se já existe o nome de empresa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir nome fantasia pela razão social, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como descobrir nome fantasia pela razão social

1 comentário
A sua avaliação:
Magnólia Iracema
Vocês tem algum artigo de como consultar empresa pela razão social?

Voltar ao topo da página