Partilhar

Como tirar o CNPJ de uma Associação

Por Marina Vieira. Atualizado: 21 novembro 2018
Como tirar o CNPJ de uma Associação
Imagem: associaodosmoradoresdaregiodaserra.blogspot.com.br

O CNPJ, siglas utilizadas para designar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é uma inscrição realizada junto à Receita Federal como forma de legalizar uma empresa, associação ou instituição. O CNPJ passa a ter a mesma função que um documento de CPF tem para um cidadão, é uma forma de identificar a empresa ou associação e conceder-lhe os seus direitos de forma legalizada e reconhecida. Quer aprender como tirar o CNPJ de uma Associação? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como criar uma Associação

O que é uma Associação?

Uma associação pode ser definida como uma organização em que duas ou mais pessoas se unem, ela pode ter uma personalidade jurídica ou não, tudo é feito em prol de um objetivo comum a todos os participantes.

Em outras palavras, a associação é toda a iniciativa de caráter formal ou informal que acaba unindo várias pessoas para lutar em prol dos objetivos que elas possuem em comum. Todos os participantes trabalham para superar dificuldades e gerar benefícios por meio de suas ações. A associação é como se fosse uma forma de tornar a união de pessoas formal e legalizada, por meio dela, pode-se constituir um melhor resultado do que se os participantes realizassem suas ações de forma individualizada.

As associações se consistem uma organização; uma reunião de pessoas de forma jurídica para lutar pelos seus ideais.

Saiba tudo o que você precisa saber para tirar o CNPJ de sua associação conosco em UmComo.com.br.

Como tirar o CNPJ de uma Associação - O que é uma Associação?
Imagem: masterserviceltda.blogspot.com

Aprenda a tirar o CNPJ de sua Associação

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- é um documento, e quando se trata de uma associação, ele pode armazenar diversas informações importantes como: nome da entidade, endereço, data em que foi realizada a abertura, descrição de todas as atividades econômicas que são realizadas na mesma, qual sua natureza jurídica, reconhecimento de situação cadastral na Receita Federal e outros dados pertinentes à atuação da associação na sociedade.

O CNPJ é uma forma de legalizar a instituição e torna-la mais reconhecida, tendo direitos e deveres junto à sociedade onde reside.

Para criar o CNPJ de sua associação primeiramente você deve registrá-la junto ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de sua cidade, logo após você pode entrar no site da Receita Federal com seu número de registre em mãos e iniciar a inscrição de seu CNPJ no site.

Como tirar o CNPJ de uma Associação - Aprenda a tirar o CNPJ de sua Associação
Imagem: tudoemfoco.com.br

Acesse o site da Receita Federal!

O site da Receita Federal funciona como um banco de dados para que as informações sejam posteriormente repassadas à instituição. Depois de preencher todos os dados pertinentes à sua associação no site, a Receita Federal irá disponibilizar um documento provisório de inscrição, imprima-o, reconheça a firma do responsável pela instituição no cartório e junte este papel com os outros documentos que serão solicitados para formalização de sua associação, estes documentos devem ser encaminhados a Agência da Fazenda de sua cidade para que se possa tirar o CNPJ.

Esperamos que as dicas e informações aprendidas conosco em UmComo.com.br possam ser muito úteis!

Sugestão: Como descobrir nome fantasia pela razão social

Como tirar o CNPJ de uma Associação - Acesse o site da Receita Federal!
Imagem: tribunadaconquista.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o CNPJ de uma Associação, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como tirar o CNPJ de uma Associação

16 comentários
gilvano nogueira da silva
eu queria tira meu cnpj
Franco
Bom senhores temos todas as documentos da nossa associação, pra tira o nosso CNPJ pergunto se ainda tenho que procurar um contador ou nos podemos dar entrada junto a Receita federal.
FABRICIO
NAO CONSIGO FAZER O DBE DE UMA ASSOCIAÇÃO POIS SEMPRE PEDE A VIABILIDADE ONDE DEVO ENTRAR, POIS NA COLETA WEB NAO ME DA OPÇÃO PARA PREENCHER SEM VIABILIDADE.
Cristiane Daniel Santos
Para tirar o CNPJ da ONG eu preciso do meu CPF.
A sua avaliação:
jucelia Oliveira Dos Santos
Boa Tarde! premeiro tenho quer registra em cartorio o ata e o Estatuto da associacao, so depois de Registrado que eu posso fazer o CNpj? Obrigada
Fabio
Boa tarde. Registrei a Associação e não entendi o próximo passo da receita, por gentileza poderia ser mais claro? obrigado
Heloisa
O CNPJ de uma microempresa, pode ser usado para fundar uma associação? de que forma isso pode acontecer?
mauro cezar martins de arruda
boa tarde, tenho uma associaçao de capoeira , sem fins lucrativo em goianesia goias, e nao fiz nenhum pestraçao de contas porque na ganhei nada em nome da associaçao, agora preciso transforma, la em utlidade publica pelo municipio e preciso do CNPJ, ela esta registrada no cartorio do primeiro oficio somente ESTATUTO E ATA DE FUNDAÇAO,.. TENHO QUE PAGAR MULTAS E QUANTO FICA .ela foi fundada em 2012 aguardo mais informaçoes .
A sua avaliação:
maria medianeira dantas
quero saber quais os documentos para criar o cnpj de uma associaçao ou seja o documentos que enviaremos a receita federal. junto com DBE.
A sua avaliação:
Reinaldo Superbi
passei a associação pra outra pessoa mas ela registrou a associação em cartório mas não passou o cnpj pra ela. O que devo fazer pra tirar o cnpj do meu nome

Como tirar o CNPJ de uma Associação
Imagem: masterserviceltda.blogspot.com
Imagem: tudoemfoco.com.br
Imagem: tribunadaconquista.com.br
1 de 4
Como tirar o CNPJ de uma Associação

Voltar ao topo da página