Partilhar

Como tirar CNPJ autônomo

Como tirar CNPJ autônomo
Imagem: imagempessoal.band.uol.com.br

Anos atrás era comum a existência de empresas totalmente informais, elas não eram registradas junto à Receita Federal e os funcionários destas empresas, na maioria das vezes, não possuíam carteiras de trabalho assinadas. Hoje em dia este cenário das empresas acabou mudando muito, o governo tem investido na disponibilização de incentivos às pessoas que formalizam sua forma de trabalho, especialmente para os profissionais autônomos que podem tirar seu CNPJ facilmente. Quer aprender como tirar CNPJ autônomo? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como tirar o CNPJ de uma Associação

Compreendendo os aspectos do cadastro de profissionais autônomos

Os trabalhadores autônomos, também chamados de empreendedores individuais podem tirar seu CNPJ com facilidade e obter por meio deste registro uma série de vantagens que antes não possuíam.

O registro de profissionais autônomo no CNPJ é realizado de forma facultativa, embora esta escolha não seja decidida por vários profissionais, o registro junto ao CNPJ pode garantir a estes trabalhadores novas possibilidades de negócios e de crescimento de sua carreira.

Autônomo: garantido por lei!

A legalização da profissão dos trabalhadores que exercem atividades como autônomo garante várias vantagens como: possibilidade de emissão de notas fiscais (isso facilita as comercializações e negociações com os consumidores de seu negócio), registro destes profissionais junto ao sistema nacional de previdência social e com isso, a oportunidade de aposentadoria e garantia de maior segurança quanto aos seus negócios no mercado. Saiba como funciona o CNPJ dos profissionais autônomos conosco em UmComo.com.br.

Como tirar CNPJ autônomo - Autônomo: garantido por lei!
Imagem: trabalharcasa.com

Como funciona o CNPJ do microempreendedor individual

A Receita Federal Brasileira oferece as pessoas que trabalham de forma autônoma um cadastro diferente, este cadastro é denominado de Cadastro Do Microempreendedor Individual (MEI). Através do MEI, todos os profissionais autônomos podem solicitar seu CNPJ e obter várias vantagens com redução das preocupações burocráticas que possuem.

Os microempreendedores individuais ainda possuem a vantagem de não ter que pagar impostos federais e sim, um valor fixo de acordo com a atividade que exerce.

Como tirar CNPJ autônomo - Como funciona o CNPJ do microempreendedor individual
Imagem: blogadao.com

Como tornar-se microempreendedor

Para tornar-se um microempreendedor individual, é necessário que os profissionais tenham um faturamento de até R$60.000 por ano, além disso a profissão autônoma deve estar enquadrada nas atividades pré estabelecidas pela Receita Federal.

Para se tornar um MEI cadastrado junto à Receita Federal e estar por dentro de todas as informações pertinentes ao cadastro acesse o site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual. Neste endereço você encontrará um manual com todas as informações importantes que você deve saber sobre a formalização de sua atividade junto à Receita Federal.

Como tirar CNPJ autônomo - Como tornar-se microempreendedor
Imagem: sebraemgcomvoce.com.br

A legislação evolui e nós nos beneficiamos!

A legislação brasileira tem evoluído muito nos últimos anos, e isso permitiu novas oportunidades para que trabalhadores que exercem as suas atividades de forma autônoma possa tirar seu CNPJ.

Informe-se, procure saber a opinião de outras pessoas que já possuem seu CNPJ e faça a melhor escolha para legalização de sua atividade como autônomo.

Este cadastro vai muito além de um simples registro, ele vem permeado por incentivos do governo e promove o crescimento dos negócios, ampliando as oportunidades e perspectivas da atuação dos profissionais no mercado.

Veja também: Como consultar IPTU pelo CPF

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar CNPJ autônomo, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Comente e conte-nos a suas experiências como profissional autônomo, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como tirar CNPJ autônomo

37 comentários
theogens cerqueira da silva
compra e venda
Josevaldo Felipe
Eu tô com meu CPF SPC tem algum problema pra abrir um CNPJ.pra emitir nota. Trabalho com reforma.
juscelino alves de freitas
como tirar um cnpj autonomo, de mecanico de maquinas agricolas
zilma dos santos ribeiro
eu tenho o nome sujo posso tira a o cnpj
josemario pedro da silva
gostaria de tirar cnpj como autõnimo para que eu possar esser á profissão de detetive particular em minha cidade como prestador de serviço.
A sua avaliação:
alzira de lveira aviz
como faco cadrasto para tirar o cnpj
A sua avaliação:
JAQUELINE Ribeiro de ALMEIDA
Trabalho com vendas como faço para tirar meu CNPJ para autônomo? Alguém pode me ajudar
A sua avaliação:
Noeli Pinto de Souza
trabalho com vendas como fazer meu cnpj
A sua avaliação:
adhemar marins sepulchro
trabalho com construção civil como tiro o cnpj altonomo
A sua avaliação:
jilmar francisco dos santos
como fasso pra tirar um cnpj so autonomo eu e minha esposa

Como tirar CNPJ autônomo
Imagem: imagempessoal.band.uol.com.br
Imagem: trabalharcasa.com
Imagem: blogadao.com
Imagem: sebraemgcomvoce.com.br
1 de 4
Como tirar CNPJ autônomo

Voltar ao topo da página