Partilhar

Como consultar IPTU pelo CPF

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 11 outubro 2018
Como consultar IPTU pelo CPF

O IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um imposto de ordem municipal direcionado aos imóveis localizados em áreas urbanas, sejam imóveis edificados (casas e apartamentos) ou não (terrenos). O IPTU atinge moradias, comércios e indústrias.

O contribuinte deve o carnê do imposto em sua residência pelos Correios, em todo o Brasil. Aquele que não recebeu o carnê ou que acabou esquecendo-se de pagar dentro da data limite pode emitir uma segunda via utilizando seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). É comum acabar esquecendo-se, mas não se desespere: é fácil e rápido corrigir a situação. Em sites das prefeituras por todo o país é possível verificar os débitos e impostos em atrasos e imprimir uma segunda via do seu IPTU, além de possibilitar checá-lo de outras formas. Para descobrir como consultar IPTU pelo CPF de maneira prática, continue lendo esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como pagar IPTU atrasado

Como pesquisar o IPTU pelo CPF

Como consultar IPTU pelo CPF? Essa é a dúvida de muitos brasileiros que desejam regularizar sua situação fiscal, mas encontram barreiras na falta de informação disponível. Confira as dicas e sugestões de umCOMO:

  • Se o seu IPTU está em atraso, tirar a segunda via pela internet é o procedimento mais fácil. Sites de todas as prefeituras disponibilizam o serviço ao cidadão de conferir seus débitos e impostos em aberto numa consulta através do seu CPF.
  • O jeito mais prático e preciso de chegar a esse portal é digitando no Google "2ª via + iptu + nome da sua cidade". O buscador bota sempre nos primeiros resultados o site mais confiável. Acesse nosso outro artigo para ter mais informações de como tirar a segunda via de seu IPTU numa consulta pela internet.

Além disso, tenha certeza de que está entrando em um site seguro e não em um golpe. É mais seguro entrar no site da própria prefeitura, que é a responsável pelo recolhimento do IPTU, e depois procurar as informações sobre o imposto lá, para ter certeza da seguridade do procedimento.

Basta inserir seus dados nos locais indicados e um novo boleto será gerado com um novo prazo de vencimento. Geralmente, contas atrasadas que venceram seus prazos de vencimento costumam precisar serem pagas em algum banco específico ou em casas lotéricas, por exemplo. Atente-se a isso para não perder a viagem.

Dica: Para saber mais, leia nosso outro artigo para descobrir como pagar seu IPTU atrasado.

Consultar IPTU pelo CNPJ

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é como se fosse o equivalente ao CPF, só que para empresas. Você pode, por exemplo, tirar o CNPJ pela internet. Algumas prefeituras, sobretudo as das grandes cidades brasileira, disponibilizam a emissão da guia do IPTU pelo CNPJ - confira se esse é o caso da sua cidade.

Em geral, na maioria dos campos de emissão de guia de IPTU haverá uma opção para CNPJ e outra para CPF nesses sites. Algumas prefeituras brasileiras também solicitam o CEP do imóvel e outras informações relativas ao proprietário e ao endereço do local.

Leia também: Como descobrir o CNPJ de uma empresa

Como consultar o número do IPTU pelo endereço

Outra opção disponibilizada pelas prefeituras para consultar o número do IPTU é através do endereço do imóvel. Os documentos apresentados devem fornecer a localização exata do imóvel, que são:

  • Escritura do imóvel, contrato de compromisso de compra e venda, matrícula do imóvel proveniente dos cartórios de registro de imóveis responsáveis ou documentos semelhantes;
  • Documentos pessoais do proprietário (identidade e CPF);
  • Se o pedido é protocolado por um procurador, é necessário apresentar o mandado (procuração). Em geral, procurações precisam ser assinadas e ter a firma verificada em cartório.

Atenção: várias prefeituras exigem agendamento prévio eletrônico antes de realizar o procedimento, feito pessoalmente em alguma das Secretarias. É importante ler atentamente as recomendações indicadas em sua cidade. Essa é a única forma de se obter o número de inscrição do IPTU, protegido por sigilo fiscal através da lei 198 do Código Tributário Nacional.

Veja mais em: Como saber o número do IPTU pelo endereço

Consultar IPTU pelo CEP

O CEP (Código de Endereçamento Postal) é uma ferramenta utilizada para facilitar o encaminhamento de correspondências. Alguns municípios brasileiros possuem um só CEP para toda a cidade, outros possuem um CEP por rua, além de outras possibilidades (um CEP só para uma dada instituição, por exemplo).

Como o CEP pode ser genérico (um código para uma cidade inteira, por exemplo) não há como consultar o IPTU apenas pelo CEP do imóvel. O CEP é sim necessário e indispensável, seja para consultar o IPTU pelo endereço (onde o CEP é indispensável), seja para consultar o IPTU pelo CPF ou CNPJ. Por isso, você pode fazer a consulta utilizando alguma das recomendações disponíveis neste artigo.

Sugestão: Como descobrir CEP pelo Google Maps

O que acontece se atrasar o pagamento do IPTU

O atraso no pagamento do IPTU gera alguns transtornos e consequências - por isso é sempre bom pagá-lo dentro do prazo correto. Após a data de vencimento, o valor do imposto em questão é acrescido de:

  1. Multa de até 20% do valor do imposto (sendo cobrados 0,3% por dia);
  2. Juros de 1% por mês desde o vencimento;
  3. Para débito em execução fiscal, aumenta-se em 1% sobre o valor judicialmente cobrado e eventuais despesas judiciais definidas pelo órgão responsável em sua região;
  4. Débitos em dívida ativa incidirão honorários advocatícios de 10%.
  5. Os juros do imposto incidirão sempre o valor de todo o crédito (IPTU + multa + atualização monetária). Lembre-se de pagá-lo sempre dentro do prazo para não sofrer com o aumento do valor da dívida. Caso não seja possível, agora você sabe como proceder se não pagar na data certa.

Veja também: Como descobrir CEP pelo CPF - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consultar IPTU pelo CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Esteja sempre atento ao por suas informações e documentos na internet. Navegue por sites confiáveis.
  • Atente-se aos prazos divulgados pela prefeitura. Faça um esforço para não atrasar o pagamento de suas contas, para não trazer possíveis transtornos posteriores.
  • Confira os valores de juros e multas corretamente antes de pagar o IPTU atrasado. Cuidado para não pagar mais do que se deve
  • Se você não está recebendo o carnê do IPTU em sua residência, talvez seja necessário entrar em contato com os Correios para verificar o que está acontecendo

Escrever comentário sobre Como consultar IPTU pelo CPF

60 comentários
Anderson José da silva
Gostaria de saber o endereço e como faço para acertar IPTU em atraso. Tem alguns anos atrasado.
cleusa maria monteiro chagas
saber se ta pago
mirian annoni
Bom dia, Preciso pagar o mês de Agosto do IPTU pela Internet pois não moro mais no Brasil. Como faço, já que este mês está atrasado? Obrigada.
Mirian
Gostaria de saber como posso pagar o meu IPTU de Agosto (atrasado), pela Internet pois agora moro em outro país. Os demais meses já estão pagos. Obrigada.
alberto carlos martins
quero saber numero do cadastro do meu imóvel
Mauricelia lima da Silva
Queria compra no carnê
JULIANA CRISTINA MANTOVANI
QUERO VER SE PAGUEI O IPTU DE 2018 COM O NUMERO DO CPF. COMO FACO?
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! basta seguir as instruções do artigo.
sabrina
como faço pra consultar o valor do iptu pelo cpf nao estou conseguindo
TEREZA CRISTINA RIBEIRO DOS SANTOS CERQUEIRA
CONSULTAR IPTU COM CPF
Cleonice Tania de Arruda
perdi meu carne de iptu parcelado e gostaria de receber o que venceu neste mes para pagamento hon

Como consultar IPTU pelo CPF
Como consultar IPTU pelo CPF

Voltar ao topo da página