Partilhar

Como pagar IPTU atrasado

Como pagar IPTU atrasado
Fonte: ebanoteles.blogspot.com

Se você esqueceu a data de pagamento do IPTU. Vasculhando os documentos em casa achou uma dívida de alguns anos atrás ou nem sabia que deveria pagar este imposto. Não se preocupe, isso acontece com muitas pessoas e pra tudo há uma solução, em umComo te explicamos como resolver este problema.

Não é muito complicado se legalizar nessa situação. Através do site da prefeitura da sua região é possível consultar os débitos em atrasos relativos a impostos, emitir segunda via do pagamento, calcular o valor do IPTU que falta ser pago, e outros assuntos relacionados a impostos.

Também lhe pode interessar: Como pagar o IPVA atrasado
Passos a seguir:
1

O IPTU é um imposto que possui lançamento anual e sua cobrança é entregue pelos correios de acordo com o calendário de seu município determinado conforme a data de vencimento escolhida por quem efetuou o cadastramento do imóvel. Quando o pagamento não é efetuado na data de acordo, o imposto se divide em parcelas pela prefeitura do seu município, tente pagar o quanto antes possível os atrasos. Algumas regiões não aufiram imediatamente os juros sobre a data, mas o normal é o acréscimo de 1% do valor a pagar por mês na forma de juros compostos.

2

Formas de pagamento

A primeira coisa a se fazer é retirar a segunda via do recolhimento para pagar a dívida com seus devidos acréscimos. É possível pagar através de:

  • Praças de atendimento das secretarias de financias: necessário documento de identificação e a segunda via. O agendamento prévio é obrigatório e pode ser feito à partir do site neste link.
  • Subprefeituras: segunda via obrigatória da única parcela ou qualquer uma das suas parcelas a se pagar. O atendimento é efetuado de segunda à sexta, das 9h às 16h.
  • Internet: a segunda via também é obrigatória, é possível pagar de segunda à sábado das 6h até 23h45 neste link.

Lembrando que não há cobrança neste serviço. A segunda via também pode ser quitada em quase todos os bancos credenciados, no site da prefeitura é possível ver quais bancos são aceitos, mas não se preocupe pois a maioria dos grandes bancos aceitam o pagamento.

Dica: Necessita tirar segunda via do IPTU? Entre nesse artigo e descubra como.

3

Todos os débitos não pagos até a data de vencimento serão acrescidos de:

  • Multa de 0,3% por dia, este valor não ultrapassa os 20% do valor do imposto;
  • Juros de 1% ao mês desde o mês do vencimento;
  • O débito para execução fiscal incide em 1% sobre seu valor judicialmente cobrado e os emolumentos/despesas judiciais definidos pelo órgão responsável pela sua região.
  • Os débitos inscritos em dívida ativa incidirão honorários advocatícios de 10%;Os juros incidem em todo o valor do crédito , ou seja o IPTU a multa e a atualização monetária. Portanto, tente pagar o IPTU sempre antes da data de vencimento, se não for possível, agora você já sabe o que precisa fazer se esquecer de pagar na data correta.
Como pagar IPTU atrasado - Passo 3
Fonte: cotiaecia.com
4

Observação: As dívidas de IPTU com tempo de 5 anos de atraso são relevadas, APENAS se não houve nenhuma atitude efetiva de cobrança pelo estado ou instituição responsável, isso só serve para 5 anos de dívida, se a dívida esta atrasada 9 anos e não houve caso de cobrança da instituição, o colaborador deve pagar apenas 4 anos da dívida.

Dica: Acesse esse artigo e descubra como consultar IPTU pelo CPF.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar IPTU atrasado, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como pagar IPTU atrasado

38 comentários
Bruno
Boa noite parcelei o meu IPTU em 3 x . Paguei 1 e 2 parcela não consegui pagar a terceira. No caso eu ficarei com esse débito +o de 2019 + mas os juros.
Pos um amigo falou que eu tinha que pagar tudo de novo.🤔
ORLANDO MIRANDA DE GUSMAO FILHO
Fiz acordo para o pagamento do IPTU, inscrição 089829-5, me esqueci de pagar a terceira parcela que venceu agora no dia 20/09/2018, o que faço para atualizar a parcela E PAGAR?
joel
Graças ao explicativo do conteúdo do site me poupou transtorno de ir ate um banco para pagar IPTU com atraso,fiz os procedimento como descrito gerei uma 2 via e paguei pelo 24 hrs pratico e sem burocracias.
Nivaldo Manoel da Silva
Quero pagar meu IPTU atrasado
Joelma Nunes Alves leite
Tenho uma amg que reside em um imóvel a 65 anos, ela é idosa e precisa regularizar a situação de seu imóvel com o IPTU... como fazer para ajudá-la?
HUMBERTO VICENTE CAPELLI
preciso pagar o iptu atrasado vencido parcele unica nao consigo imtimir
A sua avaliação:
Adriana Santana de Oliveira
Comprei uma casa em 2012 gostaria de fazer um acordo para pagar os IPTU atrasados na cidade de são Vicente SP no bairro jardim irmã Dolores no CEP XXX-XXX-XXX fazer o desmembramento com urgência
Renata Coelho Martins Borges
Estou com IPTU em atraso relativo aos exercícios de 2016 e 2017, como posso efetuar o pagamento parcelado, pois não tenho como faze-los a vista.
Gabriel
Boa noite, como pagar o IPTU vencido?
wanderley lo feudo da costa
Quero pagar o IPTU do meu apartamento que está atrasado. Onde posso pagar todas as cotas de 01 a 10 à vista, qual o órgão para pagamento, já que no BRADESCO não quiseram aceitar. Muito obrigado. Aguardo a resposta pelo meu E-mail.
Jacyara Maia Costa
Não estou consegvuindo emitir boletos atrasados do IPTU.

Como pagar IPTU atrasado
Fonte: ebanoteles.blogspot.com
Fonte: cotiaecia.com
1 de 2
Como pagar IPTU atrasado

Voltar ao topo da página