Partilhar

Como tirar segunda via do IPTU - todas as informações

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 11 outubro 2018

O Imposto sobre Propriedade Predial Territorial Urbana é um imposto de responsabilidade municipal, definido pelo Código Tributário Brasileiro e aplicado a todos aqueles que moram em áreas urbanas com construções de moradia, comércio ou indústria. No entanto, como todos sabemos, pagar imposto é uma das coisas mais chatas do mundo. E se você acabou se esquecendo, perdendo ou atrasando os seus boletos que garantem o pagamento do IPTU, não fique assustado. Todas as prefeituras do país dão a oportunidade de pedido de 2ª via dessa taxa. Nesse artigo de umCOMO, iremos te explicar as principais táticas e métodos de Como tirar a segunda via do IPTU, variando de cidade para cidade do nosso país. Continue lendo para conseguir pagar seu imposto.

Também lhe pode interessar: Como consultar IPTU pelo CPF

Como tirar segunda via do IPTU pela internet

Acesse o site da prefeitura da cidade em que mora

O primeiro passo para tirar a segunda via do IPTU pela internet é acessar o site oficial de sua prefeitura. Tenha CERTEZA de que o site de sua prefeitura é oficial para que você não acabe caindo em um golpe. Os sites governamentais sempre acabam com .gov.br. Caso o site não contenha esse término não insira qualquer dado.

É na aba "Cidadão" em que geralmente está a opção de retirada da segunda via do IPTU. Nas prefeituras de Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, é dentro dessa aba que você irá retirar a segunda via do seu IPTU. Busque por "Fazenda", "Impostos" ou diretamente por IPTU dentro do site da prefeitura.

Dentro da aba de IPTU, busque a aba de "Segunda via do IPTU". Clique nessa segunda via de IPTU e aí partiremos para o segundo processo, que é a inserção de dados.

Inserção de dados

Agora que você está na página de inserção de dados, tenha seus documentos em mãos. Uma conta de IPTU anterior para o pedido de "Número do Contribuinte". Esse número geralmente costuma ser o CPF do proprietário, mas caso não seja, tenha um conta antiga em mãos porque lá estará indicado o número do contribuinte. Coloque o número da parcela que está dependendo de uma segunda via e assinale que deseja imprimi-la. Agora basta imprimir a conta e você finalmente irá ter em mãos a sua segunda via de IPTU.

Caso não tenha dado certo...

Coloque o nome da sua cidade + iptu + 2ª via no google. Por exemplo, Itaperuna IPTU 2ª via. Geralmente funciona para cidades com mais de 200 mil habitantes. No entanto, se a sua cidade é pequena, talvez a prefeitura não disponibilize a 2ª via do IPTU pela internet, e aí você terá que resolver esse pepino fisicamente. No entanto, mais adiante, te explicaremos como é que se arranja a segunda via do IPTU por fora da internet, que tal?

IPTU - dívida ativa

Se você está com dívida ativa no IPTU e está precisando pagar as coisas que deve de maneira atrasada, é importante saber que, em alguns casos, você pode resolver seu débito com o município através da internet, especialmente se vive em grandes capitais. O débito é sempre negociável, especialmente se correm juros. Em São Paulo, por exemplo, os juros podem chegar a 20% do valor do tributo.

Para sair da lista de dívida ativa, basta consultar a Secretaria da Fazenda do seu município e conferir seu débito, podendo negociar as taxas municipais em busca de limpeza do seu nome. A não quitação da dívida ativa pode acabar prejudicando qualquer transação, serviço ou benefício que a prefeitura te garante, como acesso a recursos e editais.

Dica: Acesse esse artigo e descubra como consultar IPTU pelo CPF.

IPTU - 2ª via boleto

Se você não conseguiu acessar seus benefícios pela internet, vá atrás da Secretaria da Fazenda do seu município. Com seus documentos em mãos, tal como contas anteriores de IPTU, consulte seus débitos e também busque a sua segunda via. É obrigação do município fornecer a segunda via do IPTU, tal como de qualquer outro débito que esteja em nome do cidadão e do munícipe. Na Secretaria da Fazenda você também pode consultar se seu nome consta na Dívida Ativa do município e evitar que suas dívidas com o estado acabem se prolongando de maneira desnecessária.

Leia mais sobre impostos em:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar segunda via do IPTU - todas as informações, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como tirar segunda via do IPTU - todas as informações

20 comentários
Angelica
Preciso da segunda via iptu
Jaira Rodrigues
Preciso imprimir 2 via de IPTU, Não tenho CPF do titular
ANA LUCIA OLIVEIRA DE SOUSA
NUMERO DE ESCRIÇÃO DO IPTU
claudio manoel barroso
segunda via do iptu, imovel situado a rua maria da conceição de são jose, 186 apto 1303 em contagem cpf
XXX-XXX-XXX-00
marcos da silva filho
como posso consegui o numero da escrição do imovel na rua julia perteira caldas n 110 no bairro jardim carapicuiba carapicuiba são paulo ????
Ronaldo
quero obiter informaçoes do IPTU de caldas novas. inscriçao 1.40.00195.00049.1.35642
Luiza de Marilac Marques Ribeiro
Gostei me ajudou bastante
Editor umComo.com.br
Oi Luiza! Que bom que o artigo foi útil. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
claudio freitas coelho
quero segunda via do iptu
Cassandra
quero pagar meu IPTU pelo meu cpf ou endereço
Alex rosa de lima
Preciso saber ainda hoje por favor

Voltar ao topo da página