Como pagar IPTU atrasado

Como pagar IPTU atrasado
Imagem: ebanoteles.blogspot.com

O IPTU é um imposto que deve ser pago anualmente e que é referente a imóveis localizados em regiões urbanas, sendo sinônimo de dor de cabeça para muita gente. Se você esqueceu a data de pagamento do IPTU e vasculhando os documentos em casa achou uma dívida de alguns anos atrás ou nem sabia que deveria pagar este imposto, não se preocupe, isso acontece com muitas pessoas e para tudo há uma solução. Para saber as formas de resolver seu problema, descubra nesse artigo do umCOMO como pagar IPTU atrasado e veja como é fácil sair dessa situação!

O que é o IPTU

A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto cobrado dos proprietários de imóveis em zonas urbanas, sendo por vezes transferido ao locatário quando o proprietário não for também morador. O valor do IPTU varia com a região na qual o imóvel está localizado e também com sua dimensão, ou seja, quanto maior o imóvel, maior também será o imposto.

O IPTU possui lançamento anual e sua cobrança é entregue pelos correios de acordo com o calendário de seu município determinado conforme a data de vencimento escolhida por quem efetuou o cadastramento do imóvel. Quando o pagamento não é efetuado na data de acordo, o imposto se divide em parcelas pela prefeitura do seu município, parcelas essas que devem ser pagas o quanto antes, evitando atrasos. Algumas regiões não cobram imediatamente os juros sobre a data, mas o normal é o acréscimo de 1% do valor a pagar por mês na forma de juros compostos em caso de IPTU atrasado.

Muitas pessoas se questionam qual é a função do IPTU e a resposta para a questão é que esse imposto serve como caixa para a prefeitura da cidade na qual o imóvel está localizado. A verba adquirida por meio do IPTU é revertida para melhoras locais que são responsabilidade da administração do município, o que inclui asfalto, iluminação, saúde e segurança etc, cabendo aos vereadores e ao prefeito decidir para qual destino o dinheiro é mais urgente o necessário.

Como pagar IPTU atrasado

IPTU atrasado, o que fazer? Se você se questiona como pagar IPTU atrasado, saiba que existem diversas formas de pagamento, afinal, o documento pode ser pago normalmente da forma com a qual você está acostumado e prefere.

Como pagar IPTU vencido

A diferença entre pagar o imposto atrasado ou antes do vencimento, é que o documento pago na data correta será enviado pelo correios até seu endereço, entretanto, em caso de atraso, para pagar IPTU atrasado é necessário pedir uma segunda via do documento com as novas informações, o que inclui as possíveis taxas extras que podem ser cobraras. De forma geral, a segunda via do IPTU pode ser pedida no portal online da sua cidade, entretanto, caso você more em uma cidade pequena que não ofereça o serviço pela Internet, é possível pedi-lo diretamente na prefeitura, bastante para isso checar os horários de atendimento para moradores.

Onde pagar IPTU atrasado

É possível pagar IPTU vencido através de:

  • Praças de atendimento das secretarias de financias: necessário documento de identificação e a segunda via. O agendamento prévio é obrigatório e pode ser feito à partir do site neste link caso o imóvel esteja localizado na cidade de São Paulo.
  • Subprefeituras: segunda via obrigatória da única parcela ou qualquer uma das suas parcelas a se pagar. O atendimento é efetuado de segunda à sexta, das 9h às 16h.
  • Internet: a segunda via também é obrigatória, é possível pagar de segunda à sábado das 6h até 23h45 neste link.
  • Bancos conveniados: os bancos que realizam pagamento de IPTU são Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter e Banco Original. O pagamento em bancos pode ser feito sem que haja a necessidade de impressão de uma segunda via pois automaticamente irão atualizar IPTU vencido e incluirá os juros a serem cobrados, o que também inclui pagamentos realizados pelos bancos online.

Lembrando que não há cobrança neste serviço, sendo assim, quando pedir segunda via do documento não se esqueça de pagar IPTU vencido. A segunda via também pode ser quitada em todos os bancos credenciados, no site da prefeitura é possível ver quais bancos são aceitos, o que varia de cidade para cidade. A lista acima foi realizada baseada na cidade de São Paulo, mas não se preocupe pois a maioria dos grandes bancos aceitam o pagamento.

Caso seja de sua vontade no futuro, é possível se cadastrar para que o pagamento do IPTU ocorra de forma automática e se livrar dessa preocupação, evitando esquecimentos que acarretem em atraso e taxas extras.

Leia também: Como tirar segunda via do IPTU

Quais são as taxas cobradas no IPTU atrasado

Todos os débitos não pagos até a data de vencimento serão acrescidos de:

  • Multa de 0,3% por dia, este valor não ultrapassa os 20% do valor do imposto;
  • Juros de 1% ao mês desde o mês do vencimento;
  • O débito para execução fiscal incide em 1% sobre seu valor judicialmente cobrado e os emolumentos/despesas judiciais definidos pelo órgão responsável pela sua região.
  • Os débitos inscritos em dívida ativa incidirão honorários advocatícios de 10%;Os juros incidem em todo o valor do crédito , ou seja o IPTU a multa e a atualização monetária. Portanto, tente pagar o IPTU sempre antes da data de vencimento, se não for possível, agora você já sabe o que precisa fazer se esquecer de pagar na data correta.

Como consultar IPTU atrasado

Para consultar IPTU atrasado, basta ir no site da prefeitura da sua cidade e fazer login com o seu número de contribuindo para saber quais são as suas dívidas e quais impostos estão sendo cobrados. Para os moradores de São Paulo, a consulta é feita em "IPTU - consulta a débitos", estando disponível das 6h às 22h00, de segunda-feira a sábado.

Imagem: cotiaecia.com

O que acontece se não pagar IPTU em atraso

Assim como todos os impostos, o pagamento do IPTU é obrigatório e tentar burlar esse gasto é algo que rega consequências. Se você agora sabendo como pagar IPTU vencido, você está com dúvidas em relação às consequências da falta de pagamento, veja abaixo o que poderá acontecer na falta do pagamento de IPTU atrasado:

  • Recebimento de notificação: após o vencimento de uma das faturas do IPTU, a prefeitura da cidade onde o imóvel se encontra enviará via correio uma notificação informando que o imposto está em atraso.
  • Proprietário com nome sujo: assim como qualquer outra dívida, dever um imposto também pode te deixar com o nome sujo. Ter o nome sujo isoladamente não é um problema, entretanto, isso faz com que a pessoa não consiga fazer empréstimos em bancos ou aumentar o créditos disponível em cartões.
  • Impedimento de venda do imóvel: quando vendemos um imóvel, o possível novo dono terá acesso aos dados que o envolvem, o que engloba a dívida do IPTU, que passará a ser do novo dono. Claro que ninguém vai querer adquirir um imóvel e ganhar uma dívida de brinde, a não ser que você faça um bom desconto no valor a ser pago.
  • Perda do imóvel: em casos mais graves, o não pagamento do IPTU pode acarretar na perda do imóvel, que passará a ser propriedade do Estado. Isso só ocorre quando a prefeitura da cidade entra com um processo contra o proprietário e ganha o imóvel na Justiça.

As dívidas de IPTU com tempo de 5 anos de atraso são relevadas APENAS se não houve nenhuma atitude efetiva de cobrança pelo estado ou instituição responsável. A regra só serve para 5 anos de dívida, se a dívida esta atrasada 9 anos e não houve caso de cobrança da instituição, o colaborador deve pagar apenas 4 anos da dívida.

Veja também: Como consultar IPTU pelo CPF

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar IPTU atrasado, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.