Como escolher o nome da minha empresa
Está pensando em montar um negócio? Sabe o que quer mas está na dúvida quanto ao nome? Neste artigo de umComo vamos dar a você algumas dicas que precisa saber para escolher um nome adequado para o seu projeto. Lembre-se que o nome é básico, fundamental, e requer muita criatividade para que seja estratégico, por isso fique atento a estas dicas e deixe de pensar em como escolher o nome da sua empresa. Prepare-se para receber alguns conselhos de marketing que o poderão ajudar a encontrar o mais adequado.
Passos a seguir:
Deve ser um nome claro e conciso. Este é um ponto estratégico, já que quanto mais breve, próximo, claro e fácil de lembrar, mais oportunidades terá de compartilhar o mesmo com os seus futuros clientes, que por sua vez compartilharão com mais pessoas. Preste atenção: a publicidade boca a boca é muito importante, se tiver um bom produto, serviço ou ideia de negócio, será recomendado. É aqui onde a precisão do nome será fundamental.
Deve concordar com o tipo de negócio. Esta é uma regra que pode ser ignorada (é claro), no entanto, quando colocamos um nome relacionado com o que oferecemos, temos mais possibilidades de triunfar com o nosso público alvo.
Deve ser criativo e é neste ponto onde pode romper com a regra anterior, pois se a sua ideia de nome não se relacionar com o tipo de negócio, porém tiver uma alta dose de criatividade, o sucesso será garantido. Muitas pessoas tomam decisões brilhantes em relação ao nome do seu negócio que não tem nada a ver com o mesmo, mas oferecem o "toque especial" para serem lembrados: fáceis, engraçados e originais.
Esqueça as abreviaturas, nomes compostos e outras regras do século passado. Sim, isso continua acontecendo hoje em dia, as pessoas continuam com o mau hábito de usar nome chatos como: sobrenomes, sobrenomes compostos, sobrenomes compostos e números, abreviatura de vários sobrenomes, etc. Este tipo de ideias são tão antigas como obsoletas; um pouco de criatividade ajudará você a dar uma imagem mais fresca do seu negócio, de futuro, de visão de negócio perante os já existentes do mesmo estilo.
Siga a sua intuição. Muitas vezes quando perguntamos as opiniões dos outros, podemos receber feedbacks completamente diferentes dos esperados, logicamente que nem toda a gente pensa da mesma forma. Não obstante, quando tiver uma ideia que gosta muito, por mais que pense em segundas opções, por mais que tente procurar mais alternativas, a ideia que mais gostava continuará ali. Ouça a sua intuição, mas siga sempre os conselhos que demos.
Deve ser fácil de pronunciar. Imagine que quer dar uma imagem internacional do seu negócio, mas é um nome que não pode ser pronunciado com facilidade por todas as pessoas: errado. Se quiser dar uma imagem internacional do seu negócio, lembre-se que o inglês é o idioma dos negócios, e se um inglês nativo tiver dificuldades para pronunciar, não será um ponto a seu favor.
Deve ser associado com alguma coisa. Pode praticar com um exercício simples: comente o seu nome e ideia de negócio com alguns amigos e, semanas depois, pergunte se se lembram do nome que disse a eles. Um nome deve ser fácil de associar, deve servir como sinônimo ou, pelo menos, esta regra pode ajudar muito, já que funciona na memória dos outros e isso estará a seu favor.
Se estiver imerso na tarefa de criar um novo negócio, também podem ser interessantes os seguintes artigos:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o nome da minha empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.