Escolher o nome da empresa

Como saber se já existe um nome de empresa

Como saber se já existe um nome de empresa
Imagem: direcaoconsultoria.com.br

Na hora de abrir uma empresa e criar uma marca, é importante pesquisar se o nome pretendido já não pertence a outro empreendimento. Caso contrário, pode-se perder tempo e dinheiro. Para dar uma mão, o umComo.com.br vai mostrar como saber se já existe um nome de empresa.

Também lhe pode interessar: Como escolher o nome da minha empresa

Escolhendo o nome de uma marca

Não é obrigatório a quem deseja abrir um negócio e/ou criar uma marca realizar uma pesquisa prévia para saber se já existe um nome de empresa.

No entanto, se a busca não for realizada, corre-se o risco de perder dinheiro e tempo em um processo que depois não será autorizado, já que o pagamento deve ser feito antes da análise da requisição do registro da marca.

Para executar a pesquisa é simples. Basta acessar o site do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que dispõe de um banco de dados onde é possível fazer a consulta gratuitamente.

Na página inicial do site do INPI, é preciso clicar em “Marca”, no menu à esquerda da tela. Depois, escolher a opção “Busca”. Na tela que aparecer, deve-se clicar em “ferramenta de busca online”.

Na próxima tela, escolha a opção “Marca” e no campo “Marca” digite o nome que deseja pesquisar. Em seguida, clique em “pesquisa”. Assim, aparecerão os resultados, entre eles, se o nome escolhido já está registrado, se existe um processo para o mesmo e quem são os solicitantes.

Como saber se já existe um nome de empresa - Escolhendo o nome de uma marca
Imagem: colunas.revistaepoca.globo.com

Mais dicas para fazer pesquisa

No resultado da pesquisa feita para saber se já existe um nome de empresa aparecem várias informações.

Entre elas, marcas com o nome escolhido que já foram extintas e desde quando existe a situação mencionada. Outro dado que a consulta mostra é o número do processo e a classificação do produto.

No Brasil, existem 45 diferentes classes, que reúnem produtos e serviços por afinidade. Caso a denominação escolhida já exista, mas pertença a uma classe diferente da sua, ainda assim, é possível escolher o mesmo nome.

Além disso, mesmo que já exista registrado o nome que você pretendia escolher, inclusive, na mesma classe, é possível que ele seja seu se conseguir provar que o usava há mais tempo. Por isso da importância de registrar as marcas, evitando que outros a usem.

Porém, nesse caso existe todo um procedimento e você deve recorrer a ele apenas se tiver provas que apontem o uso do nome anteriormente. Há também outras formas de saber se já existe um nome de empresa.

Uma delas é fazendo uma solicitação ao INPI, retirada no link GRU – Guia de Recolhimento da União. Nesse caso, é necessário o pagamento de uma taxa que varia conforme o tipo de busca, se de marca nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. É preciso ainda enviar o formulário pelo sistema e-Marcas.

Para saber se já existe um nome de empresa você pode ainda se encaminhar até o balcão de atendimento ao público do INPI do seu estado para solicitar um pedido de pesquisa. Para encontrar o endereço mais próximo, o instituto disponibiliza-os em seu site.

O registro de marcas é um procedimento que garante a exclusividade no uso de um nome em todo o território nacional por 10 anos. Prazo esse que pode ser prorrogado ao seu final.

Como saber se já existe um nome de empresa - Mais dicas para fazer pesquisa
Imagem: marcasepatentesfortaleza.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se já existe um nome de empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Arvore 3 sv cam
Oi preciso da ajuda de vcs moro em salvador ba existe algum estabelecimento com este nome aqui e o q e ??
colegio apolo
ensino
mania de vocÊ
gostaria de saber se esse nome já existe no Paraná
ÉLIDA GUICHARTE
sera que ja existe , uma revista ,,,GUIA E NEGOCIOS
Renata
Será que já existe uma pizzaria com o nome "Oficina da Pizza"?
rogerio araujo
boa tarde vcs sabe me falar desta em NP FINACN EURO ALTOS mexe com finaciamentos de carros alugueis obrigado pela atençao
A sua avaliação:
Jusiclea
bolo gourmet, ja existe esse nome registrado?
Marcus
Pilar distribuidora
Alex
T.A.E.R tratores antigos de entre rios
Michael
Cara lí alguns artigos e estou impressionado até que enfim alguém pra instruir o brasileiro a se pôr profissionalmente sem dá furo, continuem sempre inovando vocês fazem a diferença, me ajudou bastante obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Michael! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue acompanhando as dicas da nossa página!
Imagem: direcaoconsultoria.com.br
Imagem: colunas.revistaepoca.globo.com
Imagem: marcasepatentesfortaleza.com.br
1 de 3
Como saber se já existe um nome de empresa