Escolher o nome da empresa

Como escolher o nome para meu negócio

Como escolher o nome para meu negócio
Imagem: matthewferry.com

Pode ser o primeiro que venha à mente ao montar um negócio, ou talvez já tenha todos os trâmites preparados e só falte esse detalhe final. Mas a verdade é que de uma forma ou outra, o nome que escolher para sua marca comercial vai determinar em boa parte seu sucesso, e daí sua importância. Se você precisa saber por onde começar, em umComo.com.br explicamos como escolher o nome para seu negócio de forma adequada.

Passos a seguir:
1

É importante que o nome de seu negócio seja chamativo. Deve ser fácil de lembrar e distinguir dos demais nomes de empresas. "Padaria Martins" e "Abastecimento Garcia" há muitos, mas IKEA só há uma.

2

Leve em conta que o nome deve estar adaptado à língua materna do mercado em causa. Na medida do possível, tente usar nomes adaptados à fonética do mercado-alvo. Se for uma palavra estrangeira ou inventada, ao menos que a grafia e a pronúncia não soem estranhas. Um bom exemplo é o nome da rede social Tuenti.

3

Evite siglas, sinais de pontuação e símbolos estranhos. Em primeiro lugar, legibilidade, sobretudo se é uma marca nova. No design do logo fica bem incluir alguns adornos gráficos, mas o nome deve ser o mais simples possível de ler.

4

Cuidado com os números. Incluídos na denominação comercial podem despistar e às vezes não ajuda a lembrar, sobretudo se o nome comercial de produtos for semelhante entre si.

O nome de um negócio deve ser usado com justificativa, que seja ao menos porque esteja justificado e tenha um significado especial. Por exemplo, que o negócio esteja vinculado a uma data importante ou realce a antiguidade de uma empresa com muitos anos de implantação. Nesse caso, use também o slogan ou parte do logo comercial, em lugar do próprio nome do negócio.

5

Lembre-se de que o nome para seu negócio deve ser curto e conciso. A regra de ouro é que uma única palavra é melhor do que duas, e duas são melhores do que três. Quanto mais curto, mais fácil de lembrar, assim bem simples.

6

Descritivo. Se possível, é conveniente que descreva o tipo de atividade da empresa, já que assim contribui com uma valiosa informação ao cliente potencial.

7

Lembre-se que o nome escolhido para seu negócio não deve soar mal nem ter conotações estranhas. Há poucas coisas piores para uma marca comercial que um nome ofensivo, que seja um equívoco ou que provoque riso sem intenção. Se for uma empresa com aspirações comerciais no exterior, tenha cuidado e comprove se o nome não soa estranho em outros países. Há quem pense que este fenômeno ao menos dá uma publicidade extra ao nome comercial, mas não compensa porque ao mesmo tempo faz com que a imagem da empresa perca seriedade.

8

Disponível. E o passo final, que nenhuma outra empresa do mesmo setor tenha pensado antes no mesmo nome que você tenha registrado. Consulte os serviços on-line no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o nome para meu negócio, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Procure a inspiração ou deixa que ela o encontre. Às vezes a ideia pode surgir após uma intensa sessão de 'brainstorming' ou enquanto vê um filme em sua casa.
  • Dedique o tempo necessário para procurar o nome para seu negócio.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Jorgiane Aparecida de Oliveira
Bom dia tô montando uma lojinha na garragem da minha casa queria um nome por favor me dê uma ideia vou coloca de tudo um pouco salgadinho refrigerante bala pipoca ect
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Jorgiane, nossos artigos sobre nomes para docerias https://negocios.umcomo.com.br/artigo/nomes-para-docerias-29903.html e nomes para cafeterias https://negocios.umcomo.com.br/artigo/nomes-para-cafeterias-29751.html podem te inspirar a encontrar um nome para a sua lojinha. Desejamos sucesso no empreendimento. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Jose Maria
Quero saber se ja existe empresa com este nome:TEMPRA

A sua avaliação:
Jairo
Quero criar um nome para minha futura empresa, é na área de serviços.
Hélio da Silva Nunes
Olá, preciso saber se já existe Laboratório como o nome "LABONUNES"
Imagem: matthewferry.com
Como escolher o nome para meu negócio