Como escolher o logotipo da minha empresa
Um dos elementos que caracteriza a empresa e exerce um papel fundamental é o logotipo. Está formado por uma imagem e tipografia e deve ser pensado tendo em conta aquilo que queremos transmitir. É uma forma de apresentar uma empresa rapidamente através de um estímulo visual. Um bom logotipo combina com o tipo de empresa e terá sido trabalhado pensando nos valores da mesma. Pode parecer algo superficial, mas quem não se lembra do logotipo da Coca-Fila ou da Apple? O objetivo é estabelecer uma comunicação entre a nossa empresa e o público através do emblema do logo. Em umComo vamos explicar para você como escolher o logotipo da sua empresa.
Passos a seguir:
A primeira coisa que deve pensar é o que quer transmitir com o logotipo. Quer gerar tranquilidade, confiança, felicidade? Toda esta série de sensações criam-se escolhendo uma cor adequada, a tipografia correta e uma imagem. Se conseguirmos que estes 3 elementos se complementem tendo em conta a imagem que queremos mostrar, terão mais possibilidades do público o perceber assim.
Um logotipo que chame a atenção aumentará as possibilidades de ficar na mente das pessoas, e que desta forma seja recordado. Não se trata apenas em se centrar em que seja original, mas devemos pensar que reflita o espírito da marca. Se cumprirmos com isto, teremos ganhado duas coisas: a primeira, o logotipo chamará a atenção; a segunda, terá coerência com a empresa, o que gerará confiança no público.
Outros fatores a ter em conta para saber como escolher um logotipo para a sua empresa é que este deve ser adaptado aos diferentes formatos nos quais se apresentará. Se, por exemplo, o seu logotipo aparecer pequeno em todas as seções do seu site, no canto de uma revista ou pelo fato de o estar vendo de longe ou através da tela de um dispositivo menor. O logotipo deve ser facilmente reconhecível em diferentes dimensões. Do mesmo modo, deve pensar se faria sentido em branco e preto caso o seu logotipo seja colorido.
Seu logotipo deve ser único para que se associe com sua empresa e com nenhuma outra. Não é necessário buscar complexidade na hora de elaborar um logotipo, mas procurar a simplicidade e a originalidade. Algo simples será mais fácil de perceber e de que seja entendível, mas também é mais difícil de criar, ainda que pareça contraditório. Por exemplo, o logo da Puma é um puma saltando. É algo fácil de lembrar e que está de acordo com uma imagem esportiva, já que um puma transmite força, agilidade e velocidade. Esta é a ideia com a qual podemos pensar uma marca; tem coerência com a imagem que a empresa quer transmitir e é original.
Outro conselho para saber como escolher um logotipo para a sua empresa é pensar que deve poder adaptar-se a mudanças que se produzam com o tempo. Uma empresa é criada pensando que terá uma longa duração, por isso do mesmo modo deverá ser concebido o logotipo. Há muitos exemplos de empresas que tiveram que fazer mudanças significativas no logotipo para se poderem adaptar, enquanto outras mal o variaram.
A decisão de como escolher o logotipo é muito importante. Por isso, talvez seja melhor compartilhar as ideias com outros membros da empresa, para procurar os objetivos em comum e tratar de juntá-los para pensar no logotipo. Se todos os criadores da empresa têm claros os valores e a imagem que querem transmitir, poderão contribuir com mais ideias que combinem com o logotipo que querem criar. Se o criador é uma pessoa, talvez deveria esperar um tempo após pensar o logotipo, para averiguar se no final parece chato, ou pelo contrário, agrada você cada vez mais com o tempo. Neste processo, pode criar diferentes logotipos, para ver qual você vai gostando mais e qual vai perdendo as virtudes que tinha visto inicialmente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o logotipo da minha empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.