Como tirar o CNPJ de uma Associação

Como tirar o CNPJ de uma Associação
Imagem: associaodosmoradoresdaregiodaserra.blogspot.com.br

O CNPJ, siglas utilizadas para designar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é uma inscrição realizada junto à Receita Federal como forma de legalizar uma empresa, associação ou instituição. O CNPJ passa a ter a mesma função que um documento de CPF tem para um cidadão, é uma forma de identificar a empresa ou associação e conceder-lhe os seus direitos de forma legalizada e reconhecida. Quer aprender como tirar o CNPJ de uma Associação? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar!

O que é uma Associação?

Uma associação pode ser definida como uma organização em que duas ou mais pessoas se unem, ela pode ter uma personalidade jurídica ou não, tudo é feito em prol de um objetivo comum a todos os participantes.

Em outras palavras, a associação é toda a iniciativa de caráter formal ou informal que acaba unindo várias pessoas para lutar em prol dos objetivos que elas possuem em comum. Todos os participantes trabalham para superar dificuldades e gerar benefícios por meio de suas ações. A associação é como se fosse uma forma de tornar a união de pessoas formal e legalizada, por meio dela, pode-se constituir um melhor resultado do que se os participantes realizassem suas ações de forma individualizada.

As associações se consistem uma organização; uma reunião de pessoas de forma jurídica para lutar pelos seus ideais.

Saiba tudo o que você precisa saber para tirar o CNPJ de sua associação conosco em UmComo.com.br.

Imagem: masterserviceltda.blogspot.com

Aprenda a tirar o CNPJ de sua Associação

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- é um documento, e quando se trata de uma associação, ele pode armazenar diversas informações importantes como: nome da entidade, endereço, data em que foi realizada a abertura, descrição de todas as atividades econômicas que são realizadas na mesma, qual sua natureza jurídica, reconhecimento de situação cadastral na Receita Federal e outros dados pertinentes à atuação da associação na sociedade.

O CNPJ é uma forma de legalizar a instituição e torna-la mais reconhecida, tendo direitos e deveres junto à sociedade onde reside.

Para criar o CNPJ de sua associação primeiramente você deve registrá-la junto ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas de sua cidade, logo após você pode entrar no site da Receita Federal com seu número de registre em mãos e iniciar a inscrição de seu CNPJ no site.

Leia também: Esqueci meu CNPJ, como descobrir?

Imagem: tudoemfoco.com.br

Acesse o site da Receita Federal!

O site da Receita Federal funciona como um banco de dados para que as informações sejam posteriormente repassadas à instituição. Depois de preencher todos os dados pertinentes à sua associação no site, a Receita Federal irá disponibilizar um documento provisório de inscrição, imprima-o, reconheça a firma do responsável pela instituição no cartório e junte este papel com os outros documentos que serão solicitados para formalização de sua associação, estes documentos devem ser encaminhados a Agência da Fazenda de sua cidade para que se possa tirar o CNPJ.

Esperamos que as dicas e informações aprendidas conosco em UmComo.com.br possam ser muito úteis!

Sugestão: Como descobrir nome fantasia pela razão social

Imagem: tribunadaconquista.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o CNPJ de uma Associação, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Comente, a sua opinião é muito importante para nós!