Cadastro de Pessoa Física

Como saber quem consultou meu CPF

Como saber quem consultou meu CPF

O CPF é um dado muito importante e pessoal que devemos manter privado sempre que possível, utilizando-o apenas em momentos necessários e nos quais o número é exigido para realizar uma transação ou um cadastro importante. Apesar da privacidade que o documento exige, por vezes, acontece de recebermos um alerta do Serasa de que uma empresa consultou seu CPF, o que pode nos deixar preocupados com a possibilidade de estarem invadindo nossa privacidade e consultando nossas informações pessoais sem permissão. Apesar do medo que a situação pode causar, a verdade é que existem motivos muito pouco preocupantes para recebermos esse tipo de mensagem, além disso, é possível descobrir qual é a empresa que consultou o dado e até mesmo deduzirmos qual foi o motivo da consulta.

Se você deve seu dado checado e quer descobrir como saber quem consultou meu CPF, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra até mesmo o que levou a empresa a ir atrás dessa informação.

Também lhe pode interessar: Como descobrir endereço pelo CPF

Índice

  1. Como saber quem consultou meu CPF
  2. Porque as empresas consultam CPF
  3. Como melhorar seu score no Serasa

Como saber quem consultou meu CPF

Você chegou aqui querendo descobrir como ver quem consultou meu CPF e talvez até mesmo pensando que se trata de algo difícil de fazer, entretanto, saiba que o processo é bastante simples, além disso, saiba que é do seu direito saber quem está acessando informações que envolvem seus dados pessoais.

O Serasa é um órgão cuja função é a análise de crédito e que, além disso, pode disponibilizar diversas informações sobre possíveis clientes de uma empresa, o que faz com que liberem o status de nosso CPF e qual é nossa avaliação como devedor. A verdade é que qualquer empresa pode consultar meu CPF e de qualquer outra pessoa, entretanto, não se preocupe pois é apenas um mecanismo de análise de crédito que não envolve a divulgação nem o acesso a informações pessoais que possam, de alguma forma, te prejudicar. Outra informação importante é que, apesar do status do CPF ser divulgado para empresas, esse não é um dado que qualquer um pode acessar facilmente.

Existem 2 formas de descobrir qual foi a empresa que consultou o seu CPF, sendo a primeira e mais simples uma que envolverá apenas a lógica. Suponhamos que você esteja em vias de adquirir um imóvel e que toda a papelada esteja em análise quando, de repente, você recebe uma mensagem avisando que alguém consultou seu CPF pelo Serasa... caso isso acontecer, a empresa responsável pela venda do imóvel será a consultora e estará fazendo isso para saber se você está em condições financeiras de arcar com as parcelas da compra. De certa forma, a consulta do CPF e da análise de crédito é uma garantia para outro lado do contrato.

A segunda forma, e também mais demorada, de descobrir o motivo de estarem indo atrás de informações sobre seu CPF é pedir para que o Serasa de informe. Para isso, bastará entrar em sua conta no site da empresa e pedir o histórico de consultas de seu CPF e, dentro de dias, você receberá uma lista com todos que consultaram seu CPF, o que inclui o responsável pela consulta mais recente mas também por anteriores.

Porque as empresas consultam CPF

Agora que você já sabe como saber qual empresa consultou meu CPF grátis, também é válido descobrir o motivo desse tipo de consulta ocorrer.

Quando usamos a expressão "nome sujo", na verdade, seria mais correto dizer que alguém está com o "CPF sujo", afinal, as dívidas que adquirimos ficam todas vinculadas ao nosso documento. Se temos o nome sujo, o que acontece é que teremos uma baixa pontuação em órgãos de análise de crédito com o Serasa, de forma que poderemos ter algumas limitações em relação à realização de compras de grande valor ou então na obtenção de crédito ou de valor disponível para empréstimo.

Já que o CPF está vinculado a tudo que tange o financeiro, as empresas, principalmente de crédito, acabam consultando o status do nosso documento para serem capazes de avaliar a quantas anda o nosso nome e, assim, poder nos estipular um crédito disponível para nós ou se é possível liberar uma compra. Dando um exemplo simples mas também comum, caso estejamos pedindo um empréstimo mas estejamos também com o nome bastante sujo, será um indício de que não teremos condições de arcar com a dívida, fazendo com que a transação seja negada por não ser vantajosa para a empresa de crédito em questão.

Outra situação na qual a consulta de CPF costuma acontecer é quando estamos alugando um imóvel, afinal, é do interesse do locador saber se você está com o nome limpo para mensurar de você será capaz de arcar com as dívidas do imóvel.

Importante: uma baixa pontuação no Serasa não significa necessariamente que seu empréstimo ou crédito será negado, tudo dependerá unicamente da política interna da empresa que realizará a transação, o que poderá ter mais ou menos rigor.

Caso você mesmo ainda não tenha realizado a consulta e não faça ideia de qual é o status do seu documento, veja também como consultar CPF pelo nome e descubra.

Como melhorar seu score no Serasa

Quando uma empresa consulta seu CPF, a intenção é descobrir seu score, ou seja, sua pontuação, o que indicará se você é uma pessoa com o nome limpo ou sujo, além do tamanho das dívidas que você tem. Se você tiver uma pontuação muito baixa e precisar realizar uma transação financeira de grande porte, é possível que o banco responsável vete a possibilidade em razão de seu baixo crédito.

A única forma de aumentar sua pontuação no Serasa será quitando dívidas, o que envolve uma grande planejamento e, por vezes, algumas restrições no dia a dia visando ter um dinheiro extra no fim do mês para pagar o que é devido. Se você não é muito bom com organização financeira e precisa de uma ajudinha na hora de organizar o que e como pagar, veja também como se livrar das dívidas e aprenda um pouco sobre formas de melhorar sua vida financeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quem consultou meu CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Carlos nauan Cavalcante Silva
Silvana
A sua avaliação:
Rogéria Neves Pereira
Quem consultou meu CPF?
A sua avaliação:
Donizete alves leles
Qual empresa consultou meu CPF
A sua avaliação:
Sarah Cristina stolberg goncalves
Pedi meu numero do cpf Como fasso pra achar
A sua avaliação:
Tiago totti dos Santos
Quem saber quem consultou meu CPF
A sua avaliação:
Márcio Ultramari
Gostaria de saber quem consultou meu CPF.
A sua avaliação:
Uilson José Pereira
Por qual motivo consultaram meu CPF
A sua avaliação:
Alesandro Oliveira De Lima
Quem consultou meu CPF, qual empresa e motivo da consulta
Como saber quem consultou meu CPF