Como saber quem consultou meu CPF

Como saber quem consultou meu CPF

O CPF é um dado muito importante e pessoal que devemos manter privado sempre que possível, utilizando-o apenas em momentos necessários e nos quais o número é exigido para realizar uma transação ou um cadastro importante. Apesar da privacidade que o documento exige, por vezes, acontece de recebermos um alerta do Serasa de que uma empresa consultou seu CPF, o que pode nos deixar preocupados com a possibilidade de estarem invadindo nossa privacidade e consultando nossas informações pessoais sem permissão. Apesar do medo que a situação pode causar, a verdade é que existem motivos muito pouco preocupantes para recebermos esse tipo de mensagem, além disso, é possível descobrir qual é a empresa que consultou o dado e até mesmo deduzirmos qual foi o motivo da consulta.

Se você deve seu dado checado e quer descobrir como saber quem consultou meu CPF, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra até mesmo o que levou a empresa a ir atrás dessa informação.

Como saber quem consultou meu CPF

Você chegou aqui querendo descobrir como ver quem consultou meu CPF e talvez até mesmo pensando que se trata de algo difícil de fazer, entretanto, saiba que o processo é bastante simples, além disso, saiba que é do seu direito saber quem está acessando informações que envolvem seus dados pessoais.

O Serasa é um órgão cuja função é a análise de crédito e que, além disso, pode disponibilizar diversas informações sobre possíveis clientes de uma empresa, o que faz com que liberem o status de nosso CPF e qual é nossa avaliação como devedor. A verdade é que qualquer empresa pode consultar meu CPF e de qualquer outra pessoa, entretanto, não se preocupe pois é apenas um mecanismo de análise de crédito que não envolve a divulgação nem o acesso a informações pessoais que possam, de alguma forma, te prejudicar. Outra informação importante é que, apesar do status do CPF ser divulgado para empresas, esse não é um dado que qualquer um pode acessar facilmente.

Existem 2 formas de descobrir qual foi a empresa que consultou o seu CPF, sendo a primeira e mais simples uma que envolverá apenas a lógica. Suponhamos que você esteja em vias de adquirir um imóvel e que toda a papelada esteja em análise quando, de repente, você recebe uma mensagem avisando que alguém consultou seu CPF pelo Serasa... caso isso acontecer, a empresa responsável pela venda do imóvel será a consultora e estará fazendo isso para saber se você está em condições financeiras de arcar com as parcelas da compra. De certa forma, a consulta do CPF e da análise de crédito é uma garantia para outro lado do contrato.

A segunda forma, e também mais demorada, de descobrir o motivo de estarem indo atrás de informações sobre seu CPF é pedir para que o Serasa de informe. Para isso, bastará entrar em sua conta no site da empresa e pedir o histórico de consultas de seu CPF e, dentro de dias, você receberá uma lista com todos que consultaram seu CPF, o que inclui o responsável pela consulta mais recente mas também por anteriores.

Porque as empresas consultam CPF

Agora que você já sabe como saber qual empresa consultou meu CPF grátis, também é válido descobrir o motivo desse tipo de consulta ocorrer.

Quando usamos a expressão "nome sujo", na verdade, seria mais correto dizer que alguém está com o "CPF sujo", afinal, as dívidas que adquirimos ficam todas vinculadas ao nosso documento. Se temos o nome sujo, o que acontece é que teremos uma baixa pontuação em órgãos de análise de crédito com o Serasa, de forma que poderemos ter algumas limitações em relação à realização de compras de grande valor ou então na obtenção de crédito ou de valor disponível para empréstimo.

Já que o CPF está vinculado a tudo que tange o financeiro, as empresas, principalmente de crédito, acabam consultando o status do nosso documento para serem capazes de avaliar a quantas anda o nosso nome e, assim, poder nos estipular um crédito disponível para nós ou se é possível liberar uma compra. Dando um exemplo simples mas também comum, caso estejamos pedindo um empréstimo mas estejamos também com o nome bastante sujo, será um indício de que não teremos condições de arcar com a dívida, fazendo com que a transação seja negada por não ser vantajosa para a empresa de crédito em questão.

Outra situação na qual a consulta de CPF costuma acontecer é quando estamos alugando um imóvel, afinal, é do interesse do locador saber se você está com o nome limpo para mensurar de você será capaz de arcar com as dívidas do imóvel.

Importante: uma baixa pontuação no Serasa não significa necessariamente que seu empréstimo ou crédito será negado, tudo dependerá unicamente da política interna da empresa que realizará a transação, o que poderá ter mais ou menos rigor.

Caso você mesmo ainda não tenha realizado a consulta e não faça ideia de qual é o status do seu documento, veja também como consultar CPF pelo nome e descubra.

Como melhorar seu score no Serasa

Quando uma empresa consulta seu CPF, a intenção é descobrir seu score, ou seja, sua pontuação, o que indicará se você é uma pessoa com o nome limpo ou sujo, além do tamanho das dívidas que você tem. Se você tiver uma pontuação muito baixa e precisar realizar uma transação financeira de grande porte, é possível que o banco responsável vete a possibilidade em razão de seu baixo crédito.

A única forma de aumentar sua pontuação no Serasa será quitando dívidas, o que envolve uma grande planejamento e, por vezes, algumas restrições no dia a dia visando ter um dinheiro extra no fim do mês para pagar o que é devido. Se você não é muito bom com organização financeira e precisa de uma ajudinha na hora de organizar o que e como pagar, veja também como se livrar das dívidas e aprenda um pouco sobre formas de melhorar sua vida financeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quem consultou meu CPF, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.