Partilhar

Como pedir medidor de luz

Como pedir medidor de luz
Imagem: diariodenoticias.com.br

Um medidor de energia elétrica ou relógio de luz é um aparelho eletrônico usado para avaliar e registrar a quantidade de energia gasta em um local. Este tipo de dispositivo pode ser conectado entre a rede e a carga elétrica ou em transformadores. Quando você realiza algum tipo de mudança nesta rede, compra um equipamento que necessita de outro tipo de distribuição de carga ou, ainda, precisa adequar a sua residência a novos padrões de fornecimento de energia elétrica, inevitavelmente terá que solicitar um novo registrador. Então, se algum destes é o seu caso, veja abaixo como pedir medidor de luz com as orientações do umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para solicitar um medidor de luz é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica que atende a sua região. Pode ser feito via internet, no site da companhia, por telefone ou pessoalmente.

2

Para casas – se no local nunca teve energia, basta ter a numeração do RG e CPF do titular da conta de luz; um comprovante de posse do imóvel; e a quantidade de tomadas, chuveiros e lâmpadas da residência.

3

Para apartamentos – O procedimento e a documentação são os mesmos, desde que o pedido de ligação seja novo. Em casos de apartamento, você terá que saber também o número de liberação do imóvel, que pode ser dado pela construtora. A solicitação do relógio de luz só pode ser concluída se o prédio estiver ligado a uma rede elétrica.

4

Você pode trocar o medidor de um local em que já existe um relógio apenas se o aparelho estiver com defeito.

5

Para que o registrador seja instalado, a entrada de energia deve seguir um padrão específico e que conste das normas técnicas da sua concessionária.

6

O pedido de instalação de um medidor de energia elétrica é gratuito e somente é cobrado se houver rejeição, com a necessidade de uma nova vistoria na conta e de acordo com o tipo de ligação, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica.

7

Geralmente a instalação demora de dois a três dias úteis para ser concluída, contados a partir do dia seguinte ao dia da solicitação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir medidor de luz, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Muitas vezes, a compra de eletrodomésticos exige mais carga. Se for o seu caso, envie para a concessionária de energia elétrica um pedido de aumento de carga. Se este aumento não for feito, a chave de luz da sua casa pode sobrecarregar e cair. Outra opção é adquirir um equipamento bi ou trifásico.
  • O medidor de luz deve ser fornecido pela companhia da sua região. No entanto, não esqueça que os possíveis custos de instalação ficam por sua conta.
  • Quando a concessionária acha necessária a troca do seu relógio de luz, deverá comunicar por meio de uma carta com todas as informações sobre as leituras feitas pelo medidor antigo a as do medidor novo.
  • Antes de solicitar e instalar um novo medidor, consulte a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com as regras para ligação do relógio.
  • A ANEEL determina que o consumidor apresente ao eletricista RG e CPF quando o serviço for realizado.

Escrever comentário sobre Como pedir medidor de luz

64 comentários
josue ramos Junior
tenho caixa pra 4 medidor más só têm 3 medidor como pedir pra colocar mais um
Milton Batista de Aalmeida
onde moro sao 4 residencias e 3 relogios ...minha energia e compartilhada com uma das casas...quero requerer um medidor independente para minha casa
Sandra
Como pedir medidor de luz
sandro belarmino da silva
como posso trocar u medidor de luz antigo por un digital
fabio mamede da silva
quero uma nova ligação de energia para minha casa
A sua avaliação:
laudenor da cunha lins junior
Eu moro em uma casa de herdeiros,mais as contas são em conjunto,só so que todos usam ar condicionados e eu não tenho ventilador e um computador e 3 boacais de eneria no qual só uso 2,por tanto a energia dar 500 reais eu quando é divido para 3 pessoas eu pago sozinho 166,00 reais,não é justo isso fora agua e internet. queria saber´se posso solicitar um contador imdependente para o meu espaço.
ismenio Luz DOS SANTOS
eu quero solitário um novo relógio de energia pra casa 6
Telma correia de brito
Bomdia meu relógio fica dentro da casa da minha vizinha posso pedir para lithyt trocar de relógio para renda baixa e mudar o relógio de luz de lugar?
Antonio de Pádua Martins
Tenho uma pequena propriedade rural com área de 10 hectares,sem energia elétrica na área rural da cidade de Mato Verde-MG-, limítrofe com uma propriedade que possui energia elétrica distante 50 metros do transformador de 10KVA. preciso instalar um poço artesiano devido a dificuldade de abastecimento de água até mesmo para o consumo humano, como proceder para fazer jus ao uso da energia. Quais os procedimentos para solicitar a ligaçao e qual o custo? obrigado.
Adailson Santos costa
Quero pedir um medidor de luz p minha casa

Como pedir medidor de luz
Imagem: diariodenoticias.com.br
Como pedir medidor de luz

Voltar ao topo da página