Partilhar

Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis

Por Letícia Lima. Atualizado: 23 outubro 2017
Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis

Quando o consumidor não paga uma dívida (como por exemplo a prestação de um produto em uma determinada loja), seu nome vai para o SPC ou para o Serasa. Estar com o nome sujo no SPC e no Serasa, além de ser embaraçoso na hora de tentar realizar alguma compra no crédito, causa diversos transtornos ao consumidor, que perde diversos direitos como assumir cargos públicos ou contrair um financiamento no banco. O ideal é quitar sua dívida e se livrar dessa situação o mais rápido possível. Mas como saber se você está em inadimplência? Confira em umCOMO como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis!

Também lhe pode interessar: Como saber se estou no SPC

Consulta SPC grátis via Internet: Consumidor Positivo

Se você é consumidor, é sempre bom saber com antecedência se seu nome está sujo para poder solucionar essa condição rapidamente. Se você é lojista, é fundamental saber se o nome do seu cliente está sujo para realizar ou não a venda - a análise feita é que clientes que já possuem dívida tem mais chance de não quitar novas dívidas feitas com um estabelecimento comercial. Também é bom descobrir como saber se o CPF ou o CNPJ é verdadeiro para evitar fraudes.

Logo, em ambas as posições (consumidor ou lojista), a consulta SPC grátis via Internet se mostra uma excelente saída, pois une o útil - a gratuidade do serviço - ao agradável - a consulta pode ser realizada em qualquer lugar com acesso à internet).

Há alguns meios de realizar a consulta ao SPC, como ir pessoalmente ao seu banco e pedir uma verificação do seu crédito, por exemplo. No entanto, se você deseja realizar uma consulta do SPC grátis via internet, uma boa opção é o site Consumidor Positivo. Esse serviço torna consultar SPC muito fácil! Ele funciona por meio de consulta do CPF grátis pela Internet para verificar se há ou não inadimplência por parte do consumidor. Confira o passo a passo:

  1. Entre no site Consumidor Positivo;
  2. Clique em “Consulte Já”;
  3. Realize seu cadastro na plataforma, informando dados como e-mail, CPF e celular;
  4. Aguarde a confirmação dos dados;
  5. Obtenha a informação se seu nome está ou não sujo no SPC.

Confira mais informações em nosso artigo como saber se estou no SPC para descobrir outros métodos de consulta do seu crédito na praça.

Serasa - consulta grátis via internet

O Serasa funciona de forma semelhante ao SPC, ou seja, monitora os consumidores que estão com o nome sujo na praça. O consumidor inadimplente não consegue abrir crediários em lojas nem conseguir empréstimos, financiamentos ou usar cartão de crédito - são muitas as sanções atribuídas a quem tem alguma dívida. O que nem todos sabem é que o próprio Serasa disponibiliza um serviço de consulta grátis via internet: o SerasaConsumidor. Essa ferramenta de consulta do CPF grátis pela internet possibilita a você saber rapidamente se está ou não em situação de inadimplência, seja por gastos excessivos ou por ter sido vítima de fraude. Veja como utilizá-la:

  1. Acesse o site SerasaConsumidor;
  2. Informe seus dados cadastrais: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, celular e uma senha de acesso ao portal;
  3. Aguarde a confirmação do cadastro;
  4. Verifique sua situação de crédito e saiba se está negativado ou não.

Outra opção de serviço online é o SerasaExperian, no entanto, nessa plataforma a consulta ao CPF não é gratuita. Contudo, ela pode ser útil para empresas que necessitam verificar um maior fluxo de CPFs de possíveis credores. Veja como utilizar o SerasaExperian a seguir:

  1. Acesse o site SerasaExperian;
  2. Clique em “consulta CPF/CNPJ”;
  3. Clique em “comprar”;
  4. Escolha o plano que mais se adequa a sua empresa.

Veja mais formas de consultar o Serasa em nosso artigo como saber se meu nome está no Serasa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • Uma das principais causas de inadimplência no Brasil é o gasto descontrolado por parte dos consumidores. Para evitar que seu nome fique sujo, controle seus gastos e busque comprar apenas o necessário.
  • Apesar de muitas vezes as propostas de empréstimos e financiamentos dos bancos serem tentadoras, seja realista sobre sua possibilidade de arcar com o pagamento da dívida futuramente. Lembre-se que os bancos também cobram juros!
  • Evite fazer compras utilizando o cartão de crédito - dê preferência ao débito ou pague à vista. Essa é uma excelente forma de controlar seus gastos e não fazer dívidas.

Escrever comentário sobre Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
mirian coutinho ferreira
Meu nome esta sujo?
Adriano da silva
Saber se tem restrição no meu cpf
fabio gomes da silva
quero saber ser meu nome. esta sujo
sidnei alexandre merucci dos santos
Quero saber se o meu esta sujo ou limpo
Raimunda
gostaria de saber ser meu nome ta sujo
Edneia Rocha Gouveia Saraiva
quero saber quanto tempo tem q meu nome está sujo e onde?
cybele alheiros pinto
como saber se meu nome estar sujo no spc / serasa
Grazieli mendonça de oliveiea
Meu esta sujo?
valcimar barbosa de souza
quero saber aonde eu estou devendo
valdirene Madalena de souza
Sobre nome caducar

Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis
Como saber se meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis

Voltar ao topo da página