Partilhar

Como saber se estou no SPC

Como saber se estou no SPC
Imagem: acim.com.br

Quando o nome do consumidor fica “sujo na praça” é porque está com uma dívida em algum estabelecimento comercial. Para sair dessa situação é preciso pagar a pendência. Mas como saber se estou no SPC? O umComo.com.br vai falar sobre isso.

Como funciona consulta no SPC

Em geral, as pessoas descobrem que estão no SPC quando realizam uma compra no crédito e não vão pagar em dinheiro. Nesses casos, o estabelecimento costuma consultar o SPC ou outro serviço semelhante para se certificar que o cliente irá assumir a dúvida sem atrasos.

No entanto, quando a consulta é feita e constata-se que o seu nome está sujo, ou seja, no SPC o crédito é negado pela loja. Porém, se o consumidor quer se prevenir consultando o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito é preciso se encaminhar pessoalmente até ao posto de atendimento mais próximo.

O SPC funciona em todo o Brasil e para encontrar o endereço mais próximo basta pesquisar no seu site oficial. No entanto, a entidade não conta com postos de atendimento em todas as cidades, apenas nos maiores centros urbanos.

Em algumas cidades, a consulta pode se feita por meio da CDL – Câmaras de Dirigentes Lojistas. Para tanto, é preciso contatar a entidade e certificar-se que ela oferece o serviço de consulta do CPF para você saber se está no SPC. Além disso, quando se trata de uma empresa, ao invés do CPF a consulta deve ser feita por meio do CNPJ.

Como saber se estou no SPC - Como funciona consulta no SPC
Imagem: portalsuldabahia.com.br

Consultando o SPC

Quando o consumidor é atendimento em algumas das entidades que oferece o serviço de consulta ao CPF, é emitida uma lista, semelhante a um extrato. Nele, estão os dados referentes ao CPF ou CNPJ.

Para tanto, é preciso apresentar o número do CPF, pois é por meio desse documento que se verificam as possíveis pendências. Na lista, aparece a relação das dívidas, pendências e inadimplências associadas ao documento. São apontadas ainda as empresas credoras, os valores e a data da dívida. Caso a pessoa queira quitar as dívidas, basta solicitar o telefone da empresa credora. O mesmo serve se a intenção é negociar ou pedir esclarecimento no caso de haver um engano.

É por isso que é importante fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima quando seus documentos são roubados. O mesmo é indicado quando houver evidências de que outra pessoa está usando o seu CPF de má fé. Para agilizar, o registro na polícia pode ser feito pela internet também, nas delegacias virtuais de cada estado. Já quando não existem pendências, o resultado da consulta ao SPC vai mostrar NADA CONSTA.

Vale lembrar que não é possível fazer uma consulta de forma gratuita pela Internet. Quando as empresas consultam o CPF do seu cliente no SPC sempre pagam por isso. A entidade não envia e-mails oferecendo o serviço. Caso você receba algo assim possivelmente trata-se de um e-mail mal intencionado, sendo aconselhável excluí-lo. Existem sites com parceria com o SPC que oferecem o serviço de consulta, mas a consulta é cobrada.

Outra dica é falar com o seu banco, pois alguns deles fornecem essas informações aos seus clientes.

Dica: Saiba mais consultando o artigo como saber se o meu nome está sujo no SPC e Serasa grátis.

Como saber se estou no SPC - Consultando o SPC
Imagem: diariodolitoral.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou no SPC, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se estou no SPC

12 comentários
adrianoteixeiralima
nao ssei
Tânia Silva lima
Restrição no spc
Mônica Gonçalves pereira
O meu nome estar chujo
Davi Carlos Aguiar
Consultar
Osvanildo Ayres Remedios
Gostaria de saber em qual ou quais estabelecimento meu nome consta em restrição! Agradeço se me ajudarem.
zenilton do nascimento
quero saber se estou com nome limpo na praça
A sua avaliação:
Cláudio Roberto Dutra rosa
Quero saber se estou no SPC
Laiane Das Dores Borges Peixoto
Quero saber se meu nome ta sujo
A sua avaliação:
dione valim moreno teixeira
gostaria de sabe se meu nome ainda esta sujo eu esta devendo a vivo
Sandra da Silva
Bom dia, Eu gostaria de saber se meu nome tb consta no SPC, porque se encontra no Serasa. Eu tenho uma divida q esta no SPC por uma escola chamada Sagrada Familia em Jandira por 10 anos. Caduca? Pq já tentei fazer um acordo com a escola e eles querem q eu paga um valor absurdo. Como devo proceder com a escola?

Como saber se estou no SPC
Imagem: acim.com.br
Imagem: portalsuldabahia.com.br
Imagem: diariodolitoral.com.br
1 de 3
Como saber se estou no SPC

Voltar ao topo da página