Como pedir medidor de luz

Como pedir medidor de luz

Um medidor de energia elétrica, também chamado de relógio de luz, é um aparelho eletrônico usado para avaliar e registrar a quantidade de energia gasta em um local e que pode ser conectado entre a rede e a carga elétrica ou em transformadores. Quando você realiza algum tipo de mudança na rede, compra um equipamento que necessita de outro tipo de distribuição de carga ou, ainda, precisa adequar a sua residência a novos padrões de fornecimento de energia elétrica, inevitavelmente terá que solicitar um novo medidor. Já que solicitações do tipo são daquelas que fazemos muito raramente, é comum que tenhamos dúvidas na hora de prosseguir com o pedido.

Se algum dos casos citados é o seu e você não sabe o que fazer para conseguir acertar a medição em sua residência, veja abaixo como pedir medidor de luz nesse artigo do umCOMO.

Como pedir relógio de luz

Quando nos mudamos para uma casa ou um apartamento, o usual é que o local já venha com um relógio de luz instalado pois o aparelho era utilizado pelo último morador da residência, entretanto, se estamos nos mudando para um local novo onde ninguém morou antes, é necessário que façamos alguns trâmites para pedir um relógio de luz de forma que possamos receber o serviço e ter a instalação em nosso nome.

O primeiro passo para solicitar um medidor de luz é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica que atende a sua região, o que pode ser feito via Internet pelo site da companhia, por telefone ou pessoalmente. Caso você não saiba o contato da concessionária, basta procurar no site de busca de sua preferência ou pedir para que um vizinho procure a informação em alguma conta passada.

O pedido de instalação de um medidor de energia elétrica é gratuito e somente é cobrado se houver rejeição, com a necessidade de uma nova vistoria na conta e de acordo com o tipo de ligação, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica. Para que o registrador seja instalado, a entrada de energia deve seguir um padrão específico e que conste das normas técnicas da sua concessionária. Também vale prestar atenção a outros detalhes, já que a instalação só poderá ser feita em caso:

  • Do medidor já existente estiver apresentando defeitos, como os que são notáveis caso a medição estiver muito diferente da usual ou esperada;
  • De medidor já existente e funcionando porém com o lacre da concessionária rompido, o que pode indicar alterações intencionalmente realizadas para interferir na medição do aparelho;
  • De prédio, caso o imóvel estiver ligado a uma rede elétrica.

Mesmo em caso de residência nova na qual um ligação de luz nunca foi feita, o serviço não costuma demorar visto que energia elétrica é um serviço essencial, de forma que se empresas responsáveis pelo fornecimento são prioridade a esse tipo de caso. Geralmente a instalação demora de dois a três dias úteis para ser concluída, contados a partir do dia seguinte ao dia da solicitação.

Documentos necessário para pedir ligação de luz

  • Para casas – se no local nunca teve energia, basta ter a numeração do RG e CPF do titular da conta de luz, um comprovante de posse do imóvel e a quantidade de tomadas, chuveiros e lâmpadas da residência.
  • Para apartamentos – o procedimento e a documentação são os mesmos dos exigidos para casas, contanto que o pedido de ligação seja novo. Em casos de apartamento, você terá que saber também o número de liberação do imóvel, que pode ser dado pela construtora.

Como pedir um segundo relógio de luz

Uma situação que costuma acontecer e que causa problemas em relação à medição de luz é termos apenas um relógio de luz para duas casas, o que ocorre se há uma ou mais residências no fundo do imóvel principal de um terreno, fazendo com que seja cobrada apenas uma conta para distintos consumidores.

Caso nas residências envolvidas morem aproximadamente o mesmo número de pessoas e que nenhuma possua aparelhos específicos que consuma muita energia, é muito provável que o consumo seja similar e a melhor ideia nesses casos é apenas combinar entre todos os envolvidos que a conta seja dividida em vez de irmos atrás de como colocar 2 relógios de luz. A solução é a melhor não apenas porque você não terá que se preocupar com a alteração, mas também evitar ter que ir atrás de quanto custa separar relógio de luz e arcar com os custos, que poderão ser mais altos do que se espera.

Como individualizar a luz

Se você estiver disposto a realizar todo o trâmite e quiser saber como individualizar a luz, a primeira coisa a se fazer será ligar na concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento na residência e perguntar se há a possibilidade pois, se houver, a própria empresa irá cuidar do serviço. Caso a reposta seja negativa, não existe uma forma de você mesmo instalar o segundo medidor para receber contas individuais pois cada imóvel com relógio possui um número de instalação e o processo de cadastro é feito pela própria concessionária, o que garante que o medidor instalado estará de acordo com os padrões exigidos.

Ainda que não exista a possibilidade do próprio consumidor separar por conta própria a fatura mensalmente recebida, existe uma forma até que simples de se estipular com precisão qual é o gasto individual de cada residência. A solução será adquirir um relógio em alguma casa de construção ou pela Internet e, então, instalá-lo na entrada de energia de sua residência. Com o relógio secundário marcando o gasto mensal de sua residência, bastará você debitar o valor da conta final para descobrir o quando a outra casa está gastando, de forma que ambos pagarão apenas pelo que consumiram.

Em relação ao quanto custa para colocar um relógio de luz, isso dependerá do preço do próprio relógio comprado, o que pode variar de acordo com a qualidade do produto e da região onde está sendo vendido, além dos custos do eletricista que realizará o trabalho de instalação. Considerando as variáveis possíveis, não é possível estipular um preço para o serviço.

Para reduzir ainda mais sua conta, veja também como economizar na conta de luz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir medidor de luz, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Conselhos
  • O medidor de luz deve ser fornecido pela companhia da sua região. No entanto, não esqueça que os possíveis custos de instalação ficam por sua conta.
  • Quando a concessionária acha necessária a troca do seu relógio de luz, deverá comunicar por meio de uma carta com todas as informações sobre as leituras feitas pelo medidor antigo a as do medidor novo.
  • Antes de solicitar e instalar um novo medidor, consulte a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com as regras para ligação do relógio.
  • A ANEEL determina que o consumidor apresente ao eletricista RG e CPF quando o serviço for realizado.