Outros Relações no trabalho

Como dizer ao chefe que vai sair da empresa - Direitos e deveres

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 8 junho 2020
Como dizer ao chefe que vai sair da empresa - Direitos e deveres

Demissões são momentos muito delicados tanto para o empregado quanto para o empregador. A situação fica ainda mais complicada quando é o próprio empregado que pede demissão ao chefe - no mundo corporativo, qualquer indelicadeza ou passo em falso pode ser o fim da sua carreira. Para evitar problemas, falatórios e possíveis perdas de oportunidades no futuro, o empregado deve preocupar-se em manter-se educado e respeitoso durante a conversa com o patrão onde irá comunicar seu desligamento da empresa. Em umCOMO vamos lhe ensinar como dizer ao chefe que vai sair da empresa da maneira mais elegante possível.

Também lhe pode interessar: Como se vestir para um almoço da empresa

Índice

  1. Como pedir demissão pessoalmente
  2. Como pedir demissão por e-mail
  3. Como pedir demissão e receber todos os direitos

Como pedir demissão pessoalmente

  • Evite abordar seu empregador em um momento inoportuno. Dizer ao chefe que vai sair da empresa é um momento delicado e deve ser tratado como tal. Portanto, evite comunicá-lo após uma reunião exaustiva ou quando ele estiver visivelmente sob muito estresse.
  • Agende um horário com seu chefe ou o convide para tomar um café. Essa é a abordagem ideal ao pedir demissão pessoalmente, pois dá certa cerimônia à situação e garante que seu chefe irá estar todo ouvidos.
  • Pedir demissão com classe envolve ser educado e gentil. Lembre-se que você poderá encontrar com seu chefe no futuro. Por mais que sua experiência na empresa tenho sido terrível, não use palavras chulas ou rudes. Nosso artigo como comunicar com o seu chefe pode ser útil!
  • Deixe em evidência o quanto a experiência na empresa foi positiva para você e para sua carreira. Use frases como “foi muito bom trabalhar aqui”, “aprendi muito com meus colegas”, “o ambiente de trabalho me proporcionou experiências ótimas”, entre outras.
  • Seja claro sobre seus objetivos futuros. Não fale mentiras ao dizer ao chefe que vai sair da empresa. O mundo corporativo é muito pequeno e mais cedo ou mais tarde seu chefe irá ficar sabendo que seu “ano sabático” era uma fraude e na verdade você foi trabalhar na concorrência.
  • Mesmo que você deseje pedir demissão imediata, é necessário entender como funciona o aviso prévio. Ao sair de um emprego, você deve dar um aviso prévio a empresa, até mesmo nos casos de demissão imediata. Verifique seu contrato de trabalho e veja quais são as cláusulas contratuais sobre o tema.
  • Para receber mais benefícios trabalhistas, muitos empregados usam a técnica de pedir para ser mandado embora do emprego. O trabalhador possui uma série de direitos quando é demitido, direitos esses que são reduzidos quando é o próprio trabalhador que pede demissão. Logo, é mais vantajoso pedir para ser mandado embora do emprego do que sair por livre e espontânea vontade. No entanto, lembre-se que mesmo que você peça, seu chefe não é obrigado a demiti-lo.

Como pedir demissão por e-mail

Por mais que a internet seja uma excelente ferramenta de comunicação, pedir demissão por e-mail é totalmente contrário a pedir demissão com classe. Utilizar emails nesses casos pode fazer com que você pareça ser uma pessoa rude e mal educada. Deve-se pedir demissão por e-mail preferencialmente nos casos onde você não tem contato pessoal com seu chefe - é o caso de quem trabalha em home office, por exemplo.

No entanto, caso mesmo assim seu desejo seja pedir demissão por e-mail, encaminhe-o para o endereço de correspondência eletrônica do RH da sua empresa. Deve-se adotar um tom de escrita formal e observar bem as regras gramaticais da língua portuguesa - abreviações típicas da internet, como “vc” e “tb” devem ser evitadas. O artigo como escrever uma carta formal pode ajudá-lo a estruturar a redação ideal para pedir demissão por e-mail.

Dica: Se a situação o pedir, confira também como denunciar uma empresa no Ministério do Trabalho.

Como dizer ao chefe que vai sair da empresa - Direitos e deveres - Como pedir demissão por e-mail

Como pedir demissão e receber todos os direitos

Apesar da legislação trabalhista brasileira se preocupar em proteger o trabalhador, é uma tarefa complicada pedir demissão e receber todos os direitos. O empregado que pede demissão eventualmente abre mão de alguns benefícios e é necessário arcar com as consequências de cada decisão tomada. O trabalhador que pede demissão perde o direito de sacar seu FGTS e também o direito ao seguro desemprego.

Contudo, o trabalhador tem os seguintes direitos:

  1. Direito a receber seu salário proporcionalmente a data que continuou trabalhando;
  2. Direito ao décimo terceiro (divide-se o décimo terceiro pelos 12 meses do ano e se paga a quantia correspondente aos meses trabalhados);
  3. Valores referentes a férias em atraso, entre outros.

Veja como calcular acerto trabalhista e não perca seus direitos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer ao chefe que vai sair da empresa - Direitos e deveres, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como dizer ao chefe que vai sair da empresa - Direitos e deveres