Partilhar

Como denunciar uma agressão física

Por Sara Viega. Atualizado: 5 outubro 2018
Como denunciar uma agressão física
Imagem: abc.es

Por agressão física entendemos aquele comportamento que através de golpes, vexames ou lesões, origina danos tanto na integridade física como psicológica da vítima. Neste tipo de agressão, existe uma intenção latente de causar dano, por isso, o agressor, além da responsabilidade civil, também deverá responder perante a responsabilidade penal. Portanto, é importante destacar que ao ser considerado como um delito, deve sempre denunciar uma agressão física a qual temos o dever moral de fazê-lo, seja algo que afete a nós mesmos ou a outra pessoa. No seguinte artigo de umComo mostramos todos os passos a seguir para denunciar uma agressão física e saber como agir nesta situação.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, se for vítima de uma agressão física intencionada deverá ir com urgência ao pronto-socorro mais próximo para que um especialista atenda você. Este deverá examiná-lo com detalhe e realizar um relatório médico, onde constem as lesões e doenças (tanto físicas como emocionais) como consequência da agressão sofrida.

2

Após o reconhecimento médico, dirija-se a uma delegacia de polícia para denunciar a agressão física. Não se esqueça de apresentar o relatório das lesões realizado pelo médico para poder acrescentar ao boletim de ocorrência. Uma vez ali poderá formalizar a sua denúncia de forma escrita, ou se preferir, de forma oral. O funcionário se encarregará de realizar as perguntas oportunas sobre o ocorrido e redigir todos os fatos em seu nome. Ao finalizar, deverá apenas assinar a denúncia e solicitar uma cópia para guardá-la em casa.

3

Em função dos fatos ocorridos na agressão física, a denúncia progredirá com maior ou menor rapidez. Do mesmo modo, se considerar oportuno, poderá abrir uma investigação policial a fim de indagar sobre os imputados. No geral, um delito por agressão física poderia supor uma pena média entre 3 e 6 meses de prisão para o agressor. Ainda que, obviamente, isto possa variar segundo a gravidade do ocorrido e a agressividade com que se atuou no momento da agressão.

4

Destaca-se também que o imputado ou os imputados por um delito de agressão física deverão indemnizar a vítima tanto por danos físicos como morais, fazendo frente ao que se tenha interposto pelo julgado na função.

5

Caso a agressão física seja por parte de um parceiro, ex- parceiro ou qualquer pessoa do meio familiar, é fundamental ir a uma delegacia da polícia para interpor a denúncia, onde também se encarregarão de colocá-lo em contato com os Serviços Sociais que ajudarão você e darão todo o apoio que precisa para enfrentar esta situação.

Veja também: Como denunciar violência doméstica pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como denunciar uma agressão física, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como denunciar uma agressão física

27 comentários
valdete leopoldina moraes
tenho dois Bos de agressão da minha inquilina Suely simões dos santos hoje ao passar pelas suas plantas encostei e caiu uma folha ela me pegou novamente e deu varios tapas no meu rosto e disse que vai acabar me matando! Não paga aluguel está na justiça é uma pessoa violenta sou idosa 63 anos e já apanhei com essa 3 vezes dela...moro sozinha e ela aproveita para me agredir pra ficar com minha casa..moro na Vila Mirim Praia Grande.
katia nogueira da silva
gostaeia de fazer b.o
Júlia Perez Coraine
Como fazer um boletim de ocorrência pela internet de agressão
Editor umComo.com.br
Oi Júlia! Confira as informações desse artigo: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-b-o-pela-internet-19225.html
valeria amorim duarte da rocha
domingo dia da eleiçao fui buscar minha neta(tenho a guarda( a mae da criança nao deixou eu trazer me pegou pelos cabelos com a criança no colo.fui dar queixa na 25 dp o rapaz nem se levantou disse que nao podia fazer nada.o que faço agora?
Adriana
Estou grávida de 8 meses o pai do meu filho Fala q trai ele é veio até minha casa me bateu me chutou atacou celular na minha cabeça fiquei toda roxa tive sangramento fui para hospital e não farei nada lá isso tem 20 dias como devo proceguir ????
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! Após o reconhecimento médico, você deve ir na delegacia de polícia para denunciar a agressão física. Não se esqueça de apresentar o relatório das lesões realizado pelo médico para poder acrescentar ao boletim de ocorrência. Uma vez ali poderá formalizar a sua denúncia de forma escrita, ou se preferir, de forma oral. O funcionário se encarregará de realizar as perguntas oportunas sobre o ocorrido e redigir todos os fatos em seu nome. Ao finalizar, deverá apenas assinar a denúncia e solicitar uma cópia para guardá-la em casa. Boa sorte!
samanta
meu marido que tem amante alem de falar nada me agride com palavras horrendas e hoje ameaçou quebrar minha cara socos e cuspis em mim ficou bem perto parece um cachorro babando..fiquei com medo.., esta achando que tem direitos de ter amante com 61 anos e me agredir.. espero nuncamais ver esse homem.. 30 anos de casada
Tania
Gostaria de fazer uma ocorrência de agregação e verbal contra os meus dois filhos que me bateram
Edna Nunes Correia
bom dia,,quero fazer uma denuncia de agressão física,contra a minha neta de vinte anos de idade,casada separada,moro com um amante,e também mora com a mãe dela,ela tem uma filha de três anos anos,ela proíbe o pai de visitar a própria filha,eu tenho 61 anos de idade,moro em Caraguatatuba SP,convidada pela minha filha e meus netos,aceitei passar uns dias em Limeira SP,para distrair um pouco minha mente,porque perdi meu filho com um tiro na nuca,óbito no dia 29/Junho/2016,ele era protético,mas a mulher dele é alcóolatra,o conselho tutelar,passou a guarda provisória para eu ,E aqui na casa da minha filha trabalha de cozinheira,e não estava presente na hs da agressão moral e física,minha dise que ia me bater porque ela não respeita ninguém,nem a mãe,nem os irmãos,só o mais velho de vinte e dois anos,ela faz o que quer traz o amante dentro de casa,não ajuda a mãe em casa,o máximo 50 reais por mês,essa neta neta é desaforada,arrogante,passa perto de mim,de nariz empinado,não me toque não encosta,ela diz eu não lavo louça,só meu prato,to acostumada,depois que ela que ia me bater e me agrediu,eu também agredi ela,eu levei a pior,estou machucada ,meu ombro esquerdo dói muito,senti tontura á noite,eu faço tratamento para depressão,liguei 190,eles vieram,de deram atenção e pediu para eu representa-la,mas moro longe,minha neta Neta Luana Felippe de Meira e mai sobrenome do marido que eu não sei,precisa de uma corrêção,deixo aqui meu registro,obrigada rua Adriano Escudeiro 125,vila Piza Limeira SP (19) 37 01 21 19 meu endereço de Caraguatatuba rua Cleide Scalabrini Fernandes 382 casa 2 Bairro Praia das Palmeiras Cep 11 666 710 RG 13.382.921-2 Deus abançõe vcs srs
vilma
ola boa tarde o pai da minha neta agrediu a minha filha quando ela levou a menina para que ele visi, como devo agir nesta situação, quais as providencia,que posso tomar ja que ela tem medo.
A sua avaliação:
Carlos Gustavo
Olá? Meu nome é Gustavo e gostaria de denunciar a mãe da minha namorada por agressão física e emocional e o tio dela por bater tbm nela por motivos torpes, mas a agressão física que e a mãe dela cometeu foi mais puxão de cabelo. E a minha namorada é doente e não pode ficar nervosa e nem ter fortes emoções. Pois ela tem a doença do germe do porco e o médico dela disse q se ela tiver fortes emoções ela pode vir a óbito. Como faço para denunciar a mãe dela e o tio?
Editor umComo.com.br
Oi Carlos. Para denunciar agressão, siga as indicações do artigo ou vá na delegacia. Boa sorte!

Como denunciar uma agressão física
Imagem: abc.es
Como denunciar uma agressão física

Voltar ao topo da página