Outros Fazer você mesmo de advogado

Como contratar um advogado

Como contratar um advogado
Imagem: deakinlss.org

Quem está precisando de ajuda jurídica tem uma série de maneiras de saber como contratar um advogado. O umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre o assunto para que você encontre o apoio legal que precisa.

Quando é preciso um advogado

Existem muitas situações em que é preciso saber como contratar um advogado, desde para a realização de um testamento, como para fazer um divórcio ou mesmo reivindicar um direito. No entanto, é importante entender que algumas ocasiões não exigem a presença de um advogado e em outros momentos é possível ter o apoio jurídico de forma gratuita.

Quando o cidadão sofre um acidente em via pública, por exemplo, as despesas médicas são cobertas pelo DPVAT, o seguro obrigatório que é pago por todos os motoristas. Diferente de algumas propagandas enganosas, a vítima pode solicitar a indenização sem a necessidade de advogado, bastando levar os documentos necessários aos Correios ou em um posto de atendimento.

Contas que não foram pagas, serviços que não foram realizados e problemas com telefonia são exemplos de ações judiciais que podem entrar no Juizado Especial Cível, o popularmente chamado pequenas causas. Quando o valor do prejuízo não ultrapassa vinte salários mínimos, não é necessário contratar advogado.

Já quem busca orientação sobre como dar entrada em uma ação judicial, necessita defender-se ou mesmo realizar um acordo extrajudicial pode buscar a Defensoria Pública do seu estado. Em geral, essas opções gratuitas para conseguir suporte jurídico não incluem processos previdenciários e trabalhistas, sendo que para esses casos uma forma de como contratar um advogado sem gastar é se dirigindo às faculdades, que atendem a todas as áreas.

Como contratar um advogado - Quando é preciso um advogado
Imagem: centraldalapa.com

Dicas de como contratar advogado

Um modo de contratar um advogado sem custo é buscando profissionais que participem do programa pro-bono. Trata-se de um atendimento gratuito a pessoas carentes, que são atendidas por advogados voluntários. É possível encontrá-los em escritórios de advocacia particulares que façam esse tipo de atendimento e em instituições de apoio.

quem pode pagar um advogado ou está envolvido em situações nas quais não é possível ter assistência jurídica gratuita também deve atentar para alguns pontos. Quando o cidadão não conhece nenhum advogado no qual confia pode conversar com amigos e pedir referências. Quem possui um conhecido que é advogado, mas não atende o tipo de caso que está envolvido, pode solicitar a indicação de um colega.

Além disso, mesmo quem tem amigos advogados deve ser racional no momento de contratá-lo. Como você conhece a pessoa, avalie se é realmente uma boa escolha, é importante separar a amizade do lado profissional nessa hora. Já ao conversar com o advogado que poderá contratar é preciso sentir confiança no profissional. Mesmo que seja abstrato, ouvir o sexto sentido nessa hora pode afastá-lo de um advogado que não o ajude da forma esperada.

Outra dica de como contratar um advogado é buscar um profissional que não esteja muito atribulado, com diversos casos em abertos. As chances dele não atendê-lo de forma eficiente são maiores. Também é fundamental escolher um advogado com experiência na área a que se refere a sua ação judicial, inclusive, quando se trata de questões mais complexas. Infelizmente, boa vontade nem sempre é o suficiente para conseguir justiça.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como denunciar um advogado na OAB.

Como contratar um advogado - Dicas de como contratar advogado
Imagem: entendendoaesquizofrenia.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contratar um advogado, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Cintia
Meu advogado não atende minhas ligações, ignora minhas mensagens e quando eu consigo contato com ele não me esclarece nada sobre o andamento do processo.
Me sinto negligenciada pelo mesmo.
A sua avaliação:
Drausio Nunes Ferreira
contratei uma advogada
na qual me defendeu na 1 ° instancia
fui condenado
sentença
suspensão do processo
recorreram da decisão
minha advogada
foi inoperante e perdeu o prazo do recurso e defesa
fui condenado
30 dias
perdi
emprego
dignidade
e muito mais
....preciso de ajuda

ser condenado por inoperância
de um advogada incompetente
perca inadmissivel...
ser preso por causa de uma advogada inoperante
preciso de ajuda
para reparar
erro e denunciar
o acontecido ....
perdeu o prazo do
re
Carlos Roberto Carvalho dos Santos
Estou enfrentando dificuldades com um advogado que contratei para uma ação cível contra a prefeitura, até o momento,devido o longo período e as controvérsias da fala dele tenho minhas dúvidas se realmente ele está agindo a minha causa...
marco aurelio
Boa tarde, preciso de um advogado para causa militar. Espero contato. (21) 987370777
Solange de souza figueiredo
Meu advogado falsificou meus documentos renegando 60 salarios minimos o devo fazer para denunciar?

solangede souza figueiredo
meu advogado facificou mha assinatura renegando 60salarios minimos o que devo fazer
A sua avaliação:
Juliana
Meu advogado pediu-me 3,500 reais para trabalhar em todo processo de usucapião ele já estava em andamento já lhe foi pago mais do que a metade do valor, e ele suspendeu o processo alegando que nesse mês de dezembro eu atrasei!! E agora e certo isso oq eu faço????
Imagem: deakinlss.org
Imagem: centraldalapa.com
Imagem: entendendoaesquizofrenia.com.br
1 de 3
Como contratar um advogado