Como contratar um advogado
Quem está precisando de ajuda jurídica tem uma série de maneiras de saber como contratar um advogado. O umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre o assunto para que você encontre o apoio legal que precisa.
Quando é preciso um advogado
Existem muitas situações em que é preciso saber como contratar um advogado, desde para a realização de um testamento, como para fazer um divórcio ou mesmo reivindicar um direito. No entanto, é importante entender que algumas ocasiões não exigem a presença de um advogado e em outros momentos é possível ter o apoio jurídico de forma gratuita.
Quando o cidadão sofre um acidente em via pública, por exemplo, as despesas médicas são cobertas pelo DPVAT, o seguro obrigatório que é pago por todos os motoristas. Diferente de algumas propagandas enganosas, a vítima pode solicitar a indenização sem a necessidade de advogado, bastando levar os documentos necessários aos Correios ou em um posto de atendimento.
Contas que não foram pagas, serviços que não foram realizados e problemas com telefonia são exemplos de ações judiciais que podem entrar no Juizado Especial Cível, o popularmente chamado pequenas causas. Quando o valor do prejuízo não ultrapassa vinte salários mínimos, não é necessário contratar advogado.
Já quem busca orientação sobre como dar entrada em uma ação judicial, necessita defender-se ou mesmo realizar um acordo extrajudicial pode buscar a Defensoria Pública do seu estado. Em geral, essas opções gratuitas para conseguir suporte jurídico não incluem processos previdenciários e trabalhistas, sendo que para esses casos uma forma de como contratar um advogado sem gastar é se dirigindo às faculdades, que atendem a todas as áreas.
Dicas de como contratar advogado
Um modo de contratar um advogado sem custo é buscando profissionais que participem do programa pro-bono. Trata-se de um atendimento gratuito a pessoas carentes, que são atendidas por advogados voluntários. É possível encontrá-los em escritórios de advocacia particulares que façam esse tipo de atendimento e em instituições de apoio.
Já quem pode pagar um advogado ou está envolvido em situações nas quais não é possível ter assistência jurídica gratuita também deve atentar para alguns pontos. Quando o cidadão não conhece nenhum advogado no qual confia pode conversar com amigos e pedir referências. Quem possui um conhecido que é advogado, mas não atende o tipo de caso que está envolvido, pode solicitar a indicação de um colega.
Além disso, mesmo quem tem amigos advogados deve ser racional no momento de contratá-lo. Como você conhece a pessoa, avalie se é realmente uma boa escolha, é importante separar a amizade do lado profissional nessa hora. Já ao conversar com o advogado que poderá contratar é preciso sentir confiança no profissional. Mesmo que seja abstrato, ouvir o sexto sentido nessa hora pode afastá-lo de um advogado que não o ajude da forma esperada.
Outra dica de como contratar um advogado é buscar um profissional que não esteja muito atribulado, com diversos casos em abertos. As chances dele não atendê-lo de forma eficiente são maiores. Também é fundamental escolher um advogado com experiência na área a que se refere a sua ação judicial, inclusive, quando se trata de questões mais complexas. Infelizmente, boa vontade nem sempre é o suficiente para conseguir justiça.
Dica: Acesse também esse artigo para saber como denunciar um advogado na OAB.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contratar um advogado, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.