Escrever Documentos Legais

Como fazer documento de união estável

Como fazer documento de união estável

É muito comum encontrar pessoas que, apesar de viverem juntas e possuírem uma relação afetiva de longa duração, não se casaram formalmente. Nesses casos, com a finalidade de amparar juridicamente as partes em caso de separação ou morte, é possível solicitar o reconhecimento da união estável. Nos tópicos abaixo estão dispostos os requisitos e documentos para obtenção da Declaração de União Estável – documento que formaliza a união entre duas pessoas, tal qual um casamento.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma procuração?

Passos a seguir:

1

Algumas características devem ser observadas para solicitar o reconhecimento da união como entidade familiar, nos termos da Lei 9.278/1996, as quais são:

  • Relacionamento público, contínuo e duradouro;
  • Respeito de um para com o outro;
  • Assistência mútua;
  • Proteção e educação dos filhos.
2

Parte fundamental para o reconhecimento da união estável é a intenção das partes em constituir família – o que não quer dizer exatamente ter filhos –, mas é um importante diferenciador do namoro, relação na qual não há estabilidade ou a franca inclinação para a constituição de um núcleo familiar.

3

Assim como a Certidão de Casamento, a Declaração de União Estável pode ser solicitado junto ao Cartório de Notas, ou ainda no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

4

Para efetivação da declaração junto ao Cartório de Notas, os seguintes documentos devem ser apresentados:

  • Documento de Identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento com averbação de separação ou nulidade;
  • Comprovante de residência;
5

A outra forma e reconhecimento se dá pela emissão e registro do Contrato de União Estável, no qual constará o início da relação, condição das partes em caso de separação ou morte, entre outras cláusulas pertinentes. Para isso, será necessária a intermediação de um advogado, que irá submeter o contrato ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

6

Na formalização da união estável, as partes não sofrem alteração em seu estado civil, como no casamento. Porém, há similaridade dos direitos que assistem o casamento e a união estável. Tais como comunhão de bens, prevista no documento que regularizou a união, pensão alimentícia, herança, etc.

7

A Lei 10.046/2002, o Código Civil, prevê situações em que tanto o casamento quanto a união estável não poderá ocorrer. Além do impeditivo por laços de parentesco, estão excluídos do reconhecimento de união estável as partes que estejam formalmente casadas com outrem, e ainda no caso de relação entre condenado por homicídio e o cônjuge do assassinado.

Leia também: Como fazer um ofício

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer documento de união estável, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Conselhos

  • No caso de separação ou morte, será declarada a dissolução da união estável.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
IVONE BARRETO DA SILVA
fazer documento de unianél estavél
angela alves da silva
queria saber se posso fazer uma uniao estavel mesmo sendo casada com outra pessoa no papel
marlene congo
quero fazer uma declaração de união estável meu companheiro tem que ir junto no cartório ou só eu com a assinatura dele posso fazer
A sua avaliação:
EDSON SANTOS DOS SANTOS
IMPRIMIR DOCUMENTO DE UNIÃO ESTAVÉL
A sua avaliação:
Alice
Meu companheiro é separado da esposa há mais de 20 anos gostaria de saber se ele precisa separar legalmente pra fazermos o contrato de união estavel.VIVEMOS JUNTOS HÁ 3 ANOS.
A sua avaliação:
Elizabete Araujo
E necessario que o comprovante de residencia estaja no nome de ambras partes?
A sua avaliação:
lilian cristina da silva
se ouver separacao na uniao estavel a mulher ou o homem recebe algum beneficio

A sua avaliação:
Valma oliveira
Como assim cadastro de pessoa fisica?
Ricardo
É o CPF!
Edson Luis
Sou brasileiro e quero fazer a uniao estavel com uma francesa. Quais os documentos ela precisa levar para o Brasil? E precisa de traduzir tudo para português?
Monique
Edson. Bom dia. Não obtive nenhuma resposta.
GWENOLA GUELLAND FRABOULET
sim , eu sou francesa e tudo os documentos dela deveria estão traduzir por um tradutor agere por o consulado , não e qualquer tradutor boa sorte e felicidade
Monique
Quais documentos são exigidos para fazer um contrato de união estável com estrangeiro?
Edson Luis
Bom dia Monique. Se vc obteve essa informação, poderia me mandar a relaçao de documentos por favor? Estou na mesma situaçao que vc. Obrigado
Roberta de paula
Boa noite como faco uma declaração pro neu esposo que vai operar,vai fazer uma vasectomia.
Thmayres cristina
Gostaria de saber se a união estável pode fazer com meu marido q esta preso
andreia
como posso adquirir essa declaraçao de uniao estavel??/
Cristiane
Eu e meu marido ja estamos juntos a mas de 18 anos a empresa q eke esta tra balhando tem um plano de saúde eles estão exigindo um documento q comprove q estamos juntos p que ele posso me incluir no plano de sude temos 2 filhos um de 16 e 15 anos quais são os documentos necessários e onde nos podemos tirar essa certidão
Eleonora Santos
Cristiane Vc ter em mãos os seguintes documentos para vc e se companheiro: ORIGINAIS E CÓPIAS DE IDENTIDADE CPF CERTIDÃO DE NASCIMENTO COMPROVANTE DE RESISENCIA ( por via de duvidas, leva tambem A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DOS FILHOS EM COMUM) Ah!!! Informe a data do inicio da União Bens em comum E filhos. Abçs
denise gomes de lima
Oi meu nomer e eu queria tira uma eu meu marido deiz do tempo de namoro que levou treis ano e logo apois disso eu acabei engravidado deller e fomus mora junto ojem teim no totaul 5 ano e meiul que to com eller mais gostaria de saber como fazer pra qui eller mim reconheca so que nois teim como eller atem ojem nao mim reconheceul como posso fazer meu reconhecimento
Eliene souto
Olá, boa tarde! Gostaria de tirar uma duvida. Moro com um policial aposentado. Estamos juntos á dois anos.. E morando juntos á 1 ano e três meses. Ele saiu de casa mas não separou judicialmente.eu sou divorciada.. Tenho algum direito no plano de saúde e ou união estável? Obrigada.
cecilia
Quero fazer uma declaração. De união estável, eu e meu companheiro somos casados no papel moro com meu atual companheiro, posso fazer minha declaração de união. Estável?
tamyres
Oi. Queria fazer a uniao estavel com meu. .marido. temos, 3 anos. Juntos e ele ja tem uma. Filha. e. A certidao. Tem que ser recente
Como fazer documento de união estável