Boletim de ocorrência

Como fazer um B.O na delegacia

Como fazer um B.O na delegacia

Lidar com burocracia não é fácil. O B.O, Boletim de Ocorrência, é um documento adotado pela Polícia Civil, pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pelos Bombeiros e pela GCM para registrar crimes, acidentes e infrações que acontecem no cotidiano. Esse documento é muito importante pois garante que a solução dos problemas ou a constatação das infrações seja feita. Nesse artigo, o umComo.com.br te explica como fazer um B.O na delegacia.

Também lhe pode interessar: Como fazer B.O pela internet

Passos a seguir:

1

Primeiramente, é necessário que você tenha consciência da infração ou crime que ocorreu. É preciso saber exatamente o que aconteceu e uma noção clara dos ocorridos, das pessoas que participaram e dos objetos ou seres afetadas. Saiba desde já que o processo de fazer um B.O na delegacia é burocrático, longo e demorado.

2

Para fazer um Boletim de Ocorrência, você deve comparecer a uma delegacia da polícia civil, os famosos DPs. Vá à DP mais próxima de sua casa ou do ocorrido para fazer o seu relato. Você precisará primeiramente informar todos os seus dados: RG, CPF, Filiação, Telefone e Endereço. Depois disso, os delegados te perguntarão qual foi o evento ocorrido e quais são os participantes da ocorrência.

3

Você aguardará bastante, pois a Delegacia de Polícia tem diversas obrigações e há muita coisa para fazer no combate ao crime, inclusive com processos investigativos e resolução de casos. Após ficar algum tempo na fila, tenha um pouco mais de paciência. Você será chamado para falar com um delegado após ter passado toda sua documentação e não se espante quando tiver que passar para ele novamente todos os seus dados, mas isso é necessário para o processo de reconfirmação de dados. Após finalmente concluir essa história, você poderá contar aos oficiais da lei o ocorrido e iniciar o processo de realização do B.O na delegacia.

4

Esteja calmo na hora de descrever para a polícia o evento. Apesar de você já estar em um estado psicológico incômodo, é importante ter paciência e ser claro. O delegado e os policiais irão fazer perguntas acerca dos objetos envolvidos e dos participantes da ocorrência. Isso deverá ser bem explicitado, principalmente nos casos de furto, roubo os acidentes automobilísticos, para se reaver os bens e conseguir identificar o seu paradeiro, ao menos. O relato é necessário e essencial. Não deve se esquecer que é sempre muito importante saber diferenciar o que não é relevante para o caso e o que é relevante. O que será relatado pode contar muito na hora de economizar tempo, até porque já é do nosso conhecimento que o processo é altamente burocrático.

5

Após o seu Boletim de Ocorrência ser registrado pelo tabelião, você ganhará um cópia do mesmo e os policiais buscarão uma solução dependendo do tipo de evento que ocorreu, todavia, o B.O é um instrumento usado pela polícia para localizar geograficamente a criminalidade e conseguir reorganizar a disposição do patrulhamento. É muito difícil conseguir com o seu B.O uma solução para o caso, exceto em caso de furto/assalto a veículos automotores e crimes hediondos, como assassinato, estupro e latrocínio. Ainda assim, é importante ressaltar que fazer o Boletim é cooperar com o fim da criminalidade na sua região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um B.O na delegacia, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
sidnei
nao lembro numero do b.o.
queria saber o dia em que eu registrei o b.o
A sua avaliação:
yvone ferreira
quero registrar um boletim de ocorrençia mas nao estou conseguindo.
A sua avaliação:
SÔNIA APARECIDA FERNANDES FRANÇA
SOBRE UMA DIVIDA NÃO PAGA ...MEU GENRO ESTA ME DEVENDO E NÃO QUER ME PAGAR 15.000 O QUE DEVO FAZER ESTOU PERDENDO A PACIENCIA COM ELE ...E ISSU PODE NÃO DAR CERTO ME AJUDEM POR FAVOR
A sua avaliação:
LUCIA PIRES SEABRA
Meu cartão de débito foi clonado e já avisei ao Banco Sicoob e me orientaram para fazer um BO online o qual não estou conseguindo. Já entrei no site "dedic.pcivil.rj.gov.br" Peço uma orientação de vocês. Obrigada desde já.
adriana ferreira
meu filho e de menor e estar sendo a cusado de roubar um celular chamei a viatura porque a pessoa fala que n tem certeza mas a miaça de deitar ele e chama ele de ladrão
mariano
Uma moto bateu o meu carro e o motorista da moto quebrou-se o braço, então a policia foi até o hospital e fez o BO, eles não deram uma copia, só deram um número que disse BOPM_ com a data do acontecimento, mas quando ingresso online esse numero no consta nada, na delegacia online, que fazer agora? Porque a asseguradora esta pedindo o BO.

Obrigado
Rita de cassia
Como fazer um B.O de ameças física?
Edcarla
Como fazer queixa crime pela internet
JOAQUIM COSTA
PRECISO SABER SE TEM HORÁRIO ESPECIFICO PARA FAZER BOLETIM DE OCORRENCIA NA DELEGACIA. (EX. PODE SER Á NOITE; OU 7 HRS DA MANHÃ ETC )
caique davi santana da cruz
quero fazer um b.o pela a internet
A sua avaliação:
Lorena
O que fazer quando invadem sua privacidade , o que eu faço pra Denúnciar alguém que esta usando meu Whatsapp e vendo tudo o que converso com meus amigos ?
mika
seja mais inteligente simples assim
maria ronielle soares
posso fazer algo quando descubro que estao usando foto minha em perfil falso ?
Editor umComo.com.br
Suelen bispo
Eu terminei o relacionamento e agora meu parceiro não deixa eu pega minhas coisas e nem o fogão novo que minha mãe comprou, será que eu posso fazer um b.o?
Simone muniz
Eu posso fazer um B.O de pensao alimenticia por deposito em envelope vazio?Como devo fazer
adeilton alves de almeida
ola boa tarde gostaria de saber como fazer um bo fui assaltado ontem dia 21-11=2017 as 22 horas no meu bairro candeias jaboatão dos guararapes por 2 motoqueiros armados como devo proceder obrigado
rosa helena da silva ferransi
como faço para fazer um BO na perca de indentidade e carteira de abilitação,pela internert não sei fazer
Como fazer um B.O na delegacia