Como fazer um B.O na delegacia

Como fazer um B.O na delegacia

Lidar com burocracia não é fácil. O B.O, Boletim de Ocorrência, é um documento adotado pela Polícia Civil, pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pelos Bombeiros e pela GCM para registrar crimes, acidentes e infrações que acontecem no cotidiano. Esse documento é muito importante pois garante que a solução dos problemas ou a constatação das infrações seja feita. Nesse artigo, o umComo.com.br te explica como fazer um B.O na delegacia.

Passos a seguir:
1

Primeiramente, é necessário que você tenha consciência da infração ou crime que ocorreu. É preciso saber exatamente o que aconteceu e uma noção clara dos ocorridos, das pessoas que participaram e dos objetos ou seres afetadas. Saiba desde já que o processo de fazer um B.O na delegacia é burocrático, longo e demorado.

2

Para fazer um Boletim de Ocorrência, você deve comparecer a uma delegacia da polícia civil, os famosos DPs. Vá à DP mais próxima de sua casa ou do ocorrido para fazer o seu relato. Você precisará primeiramente informar todos os seus dados: RG, CPF, Filiação, Telefone e Endereço. Depois disso, os delegados te perguntarão qual foi o evento ocorrido e quais são os participantes da ocorrência.

3

Você aguardará bastante, pois a Delegacia de Polícia tem diversas obrigações e há muita coisa para fazer no combate ao crime, inclusive com processos investigativos e resolução de casos. Após ficar algum tempo na fila, tenha um pouco mais de paciência. Você será chamado para falar com um delegado após ter passado toda sua documentação e não se espante quando tiver que passar para ele novamente todos os seus dados, mas isso é necessário para o processo de reconfirmação de dados. Após finalmente concluir essa história, você poderá contar aos oficiais da lei o ocorrido e iniciar o processo de realização do B.O na delegacia.

4

Esteja calmo na hora de descrever para a polícia o evento. Apesar de você já estar em um estado psicológico incômodo, é importante ter paciência e ser claro. O delegado e os policiais irão fazer perguntas acerca dos objetos envolvidos e dos participantes da ocorrência. Isso deverá ser bem explicitado, principalmente nos casos de furto, roubo os acidentes automobilísticos, para se reaver os bens e conseguir identificar o seu paradeiro, ao menos. O relato é necessário e essencial. Não deve se esquecer que é sempre muito importante saber diferenciar o que não é relevante para o caso e o que é relevante. O que será relatado pode contar muito na hora de economizar tempo, até porque já é do nosso conhecimento que o processo é altamente burocrático.

5

Após o seu Boletim de Ocorrência ser registrado pelo tabelião, você ganhará um cópia do mesmo e os policiais buscarão uma solução dependendo do tipo de evento que ocorreu, todavia, o B.O é um instrumento usado pela polícia para localizar geograficamente a criminalidade e conseguir reorganizar a disposição do patrulhamento. É muito difícil conseguir com o seu B.O uma solução para o caso, exceto em caso de furto/assalto a veículos automotores e crimes hediondos, como assassinato, estupro e latrocínio. Ainda assim, é importante ressaltar que fazer o Boletim é cooperar com o fim da criminalidade na sua região.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um B.O na delegacia, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.