Partilhar

Como morar em Porto Rico

Como morar em Porto Rico

Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos e, tem como nome oficial Estado Livre Associado de Porto Rico. Localizado a norte do mar do Caribe, Porto Rico carateriza-se por ter um clima tropical durante todo o ano e praias simplesmente paradisíacas de águas cristalinas. Por isso, muitas pessoas se sentem atraídas em viver num paraíso como este, seja para trabalhar ou estudar. Porto Rico possui uma das economias mais diversificadas e dinâmicas da América Latina, tendo sido criadas infraestruturas de múltiplas empresas multinacionais relacionadas com a área farmacêutica, têxtil, eletrônica, biotecnologia e petroquímica. Se você está pensando em morar em Porto Rico, seja para ingressar em uma faculdade ou porque conseguiu trabalho no país, neste artigo de umComo vamos lhe explicar tudo o que precisa saber, quais os documentos que você necessita para entrar, qual a moeda e os idiomas oficiais de Porto Rico, qual o custo de vida e também como você conseguirá trabalho no país.

Também lhe pode interessar: Como morar em Fernando de Noronha

Requisitos de entrada em Porto Rico

Como Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos, os cidadãos brasileiros precisam do mesmo visto e de seguir os procedimentos necessários como para entrar em solo norte-americano. Consoante os seus motivos da viagem à ilha, se por motivos de trabalho, turísticos ou de estado, é necessário solicitar um tipo de visto diferente. Sendo assim, para um cidadão brasileiro ingressar na ilha caribenha é necessário que este tenha o seu passaporte em dia, assim como os documentos de viagem válidos e um visto válido. Se ainda não possui um passaporte, neste artigo explicamos tudo o que precisa saber sobre Como tirar passaporte brasileiro. Caso já possua um passaporte, deverá conferir se está válido ou se é necessário renová-lo.

Para solicitar um visto de entrada para Porto Rico, terá de se dirigir ao Consulado dos Estados Unidos mais próxima do seu local de residência. Dependendo do tipo de visto que precisar, o formulário que terá de preencher será diferente, por isso deverá especificar o seu objetivo quando comparecer no Consulado. Se você quer morar em Porto Rico, precisará de um visto de de imigrante e, para isso terá de passar por uma entrevista. Antes da entrevista será enviado ao beneficiário um pacote com todas as instruções que deve seguir, os documentos que deve apresentar e a data da entrevista. Por norma, os documentos necessários para obter o visto são os seguintes:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses.
  • Formulários devidamente preenchidos.
  • Cópia do RG e do CPF.
  • Duas fotos de 3,5 x 4,5 recentes e com fundo branco.
  • Certidão de nascimento.
  • Certidão de casamento.
  • Certidões policiais.

É importante esclarecer que, dependendo do visto que solicitar, poderão existir outros documentos necessários, por isso siga sempre as instruções que lhe indicarem. No dia da entrevista deverá chegar a horas e, com as cópias e originais dos documentos solicitados. Caso o requerente não seja fluente em inglês ou espanhol, deverá levar um intérprete oficial para o acompanhar durante a entrevista. Após a entrevista, é necessário se submeter a exames médicos, como exames físicos, exames de sangue, radiografia dos pulmões e determinadas vacinas. Mas atenção que não poderá fazer o exame médico com qualquer médico, deverá ser com um médico que esteja nas listas oficiais. Todo este processo de obtenção de um visto para morar em Porto Rico envolve custos, para além dos custos relacionados com os exames médicos. Para obter mais informações sobre os vistos para ingressar para a ilha caribenha, consulte o site do Consulado dos Estados Unidos.

Moeda e idioma em Porto Rico

A moeda oficial em Porto Rico é a mesma que nos Estados Unidos, ou seja, o dólar norte-americano (USD). O ideal é realizar o câmbio de reais para dólares antes de chegar à ilha, desta forma garante que tem algum dinheiro para pagar pelo menos o transporte até ao local onde vai residir. Mas caso não consiga realizar o câmbio antes ou no aeroporto, saiba que encontrará várias casas de câmbio no país. Para ter uma ideia do valor da moeda, R$ 1 equivale a 0,2645 USD (dólares norte-americanos).

Porto Rico conta com dois idiomas oficiais, o espanhol e o inglês, sendo o espanhol a língua mais falada. Por isso, se você pretende morar em Porto Rico terá ambas as opções, sendo que o ideal é ter conhecimento de ambas as línguas. Ao saber as línguas oficias do país, isso irá abrir-lhe um novo mundo de oportunidades a nível de trabalho.

Como morar em Porto Rico - Moeda e idioma em Porto Rico

Trabalho em Porto Rico

Conseguir trabalho estando ainda fora de Porto Rico pode ser difícil e não vai acontecer de um dia para o outro, mas pode acontecer ter sorte e conseguir. Apesar de ser difícil deve fazê-lo pois assim conseguirá se inteirar de todo o processo de recrutamento e seleção das empresas, assim como do tipo de vagas disponíveis no país. Para fazer a procura de emprego em Porto Rico, terá de considerar primeiro se conhece as línguas oficiais fluentemente. Se apenas souber falar espanhol, então uma dica é procurar empresas espanholas estabelecidas no país e enviar a sua candidatura para elas. Caso seja o inglês a língua que domine, então deverá procurar por empresas multinacionais. E se não dominar nem o inglês nem o espanhol, o ideal é que procure por vagas de trabalho que peçam o português como idioma necessário. Mas, lembre-se que será muito mais fácil conseguir trabalho se souber, pelo menos um dos idiomas oficiais. Por isso, antes de ir o melhor é realizar alguns cursos de línguas para saber algumas bases.

Alguns dos sites aos quais poderá recorrer para encontrar trabalho em Porto Rico são o indeed.com, o LinkedIn, careersincpr.com, abuscarempleos.com e puertoricotrabaja.com. Para ter uma ideia do salário mínimo do país, o salário mínimo à hora em Porto Rico é de 5,08 USD/hora, o que equivale a 19,17 reais.

Como morar em Porto Rico - Trabalho em Porto Rico

Custo de vida em Porto Rico

Comparando o custo de vida em Porto Rico com o custo de vida nos Estados Unidos, concluiu-se que é mais elevado na ilha. No entanto, o custo de vida vai depender bastante da localidade que escolher para residir no país. Claro que, se partilhar casa com mais pessoas conseguirá diminuir em grande medida as despesas relacionadas com a casa. Outra grande despesa importante em Porto Rico é a alimentação, já as despesas relacionadas com os transportes são relativamente baixas, pois Porto Rico conta com meios de transporte econômicos, como o Tren Urbano.

Vacinas e segurança

Para morar e ingressar em Porto Rico não há exigência de vacinas necessárias. No entanto, existem algumas vacinas que são recomendadas se for viajar para este país, como a vacina da hepatite B, difteria, tétano e poliomielite.

O nível de segurança em Porto Rico é relativamente aceitável. No entanto, é recomendável manter as precauções normais para evitar roubos. Algo que deve ter em conta é que um dos crimes mais comuns em Porto Rico é o roubo de carros luxuosos bem como os bens que há no seu interior. Por isso, se alugar ou comprar um carro durante o tempo que estiver a morar em Porto Rico, o ideal será optar por um carro econômico e popular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morar em Porto Rico, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como morar em Porto Rico

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jakeline Augusto Pinheiro
Gostaria de saber se é fácil para conseguir o visto?
Denia
Olá eu gostaria de saber se uma pessoa brasileira se naturalizar em Porto Rico automaticamente ela será naturalizada americana também?.
vitor
sim vc será americano tb, mas para vc se naturalizar tem que casar

Como morar em Porto Rico
1 de 3
Como morar em Porto Rico

Voltar ao topo da página