Como fazer um gráfico das curvas de demanda


Quando um presidente fala da relação da política monetária ou da expansão fiscal para estimular a economia, estamos falando de mudanças da curva de demanda agregada. A demanda agregada é a soma das curvas de demanda individuais de todos os compradores dentro e fora do país.
A curva de demanda individual, representa graficamente uma curva de demanda que mostra a quantidade de um bem, que um consumidor está disposto a comprar em função de preço. Para os bens normais, existe uma relação inversa ou negativa entre a quantidade demandada (procurada) e o preço, os consumidores compram mais de um bem a preços mais baixos do que a preços mais altos. Esta relação é conhecida como a lei da demanda.
Vai precisar de:
- Régua (opcional)
- Papel quadriculado (opcional)
Passos a seguir:
Crie uma tabela com duas colunas, preço e quantidade, para fazer uma curva de demanda individual de um bem, os hambúrgueres com queijo, por exemplo.
Preencha as colunas com a quantidade do bem que está disposto a comprar a diferentes preços. Escreva os preços que vão desde 1 real até 10 reais com um aumento de 1 real na coluna dos preços. Escreva o número correspondente de hambúrgueres com queijo que gostaria de comprar a cada preço na coluna da quantidade. Já tem a curva da demanda completa.
Desenhe uma linha vertical, o eixo y, com uma régua. Indique-a como preços ou P (x). Escreva cada preço junto da linha do eixo e com o preço mais em baixo na parte inferior da linha. Aumente os preços na linha até chegar ao seu preço mais alto.
Desenhe uma linha horizontal, o eixo x, desde os pés da linha vertical até à direita. Indique a Quantidade ou q(x). Escreva cada quantidade de mercadoria por baixo da linha do eixo x, com a menor quantidade no canto onde o eixo x e o eixo y se encontram. Aumente as quantidades ao longo do eixo y, movendo-se para a direita, até chegar à sua maior quantidade.
Marque a quantidade demandada (procurada) ao primeiro preço com um ponto no gráfico. Comece desde a parte superior da curva de demanda. Se existirem 10 hambúrgueres com queijo a 1 real cada uma, a marca no eixo 10 é igual a 10 e no eixo Y é igual a 1. Esse é o ponto (10, 1) no gráfico.
Repita o passo 5 para cada preço e correspondente quantidade.
Una os pontos para completar a curva de demanda.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um gráfico das curvas de demanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.