Outros Economia

Como entrar na Guiana Francesa

Como entrar na Guiana Francesa

O país vizinho do Brasil, a Guiana Francesa, é um território pertencente à França, para o qual é preciso ter visto se a ideia é visitá-lo. Porém, a burocracia é grande e, assim, muitos brasileiros, inclusive, quem busca trabalho, entram ilegalmente, inclusive os que moram nos estados mais próximos, como o Amapá, que faz fronteira, sendo dividido apenas pelo Rio Oiapoque. Para saber como entrar na Guiana Francesa o umComo.com.br vai dar algumas informações e dicas.

Também lhe pode interessar: Como morar na República Dominicana

Passos a seguir:

1

A Guiana Francesa é o único território pertencente à França para o qual os brasileiros precisam de visto. Dessa forma, é necessário que os interessados em entrar na Guiana Francesa se dirijam a um dos Consulados Franceses no Brasil, que estão sediados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Porém, o agendamento é feito exclusivamente pela internet, no link www.ambafrance-br.org/Clique-aqui-para-fazer-o-agendamento.

Como entrar na Guiana Francesa - Passo 1
2

É preciso ter em mãos os seguintes documentos para fazer o visto para a Guiana Francesa:

  • Passaporte que não vá vencer antes de seis meses do pedido e cópia das páginas 1, 2 e 3;
  • Formulário preenchido e assinado (disponível no site);
  • Duas fotos de 3,5 x 4,5 cm recentes, com fundo branco e sem molduras;
  • Cópia do CPF e do RG;
  • Cópia da passagem de ida e volta;
  • Voucher do hotel em que se tem reserva;
  • Contrato social para empregadores;
  • Três últimos holerites para empregados;
  • Cópia do Imposto de Renda completo;
  • Três últimos pró-labores ou equivalente
  • Seguro de viagem internacional com cobertura mínima de 30 mil euros.
3

A pessoa que estiver solicitando o visto é quem deverá se dirigir ao consulado no dia e hora agendados, sendo que o prazo para concessão é de 10 dias úteis. Também é preciso pagar uma taxa consular, em torno de 60 euros e os honorários são de R$ 230,00. É importante que o interessado em obter o visto certifique-se dessas informações, já que elas podem sofrer alterações. Outra exigência aos brasileiros é que tenham o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

4

Quem entra legalmente na Guiana Francesa de avião pode começar a visita pela capital, Caiena. O idioma oficial é o francês, embora a população local fale mais o kréyòl, uma língua crioula com base francesa, além de diferentes dialetos. Enquanto isso, a moeda é o euro, já que o país faz parte da comunidade europeia. Mesmo que o país seja o recanto de muitas belezas naturais, como as Cachoeiras de Voltaire, em Saint-Laurent-du-Maroni, próximo à fronteira com o Suriname, os problemas sociais são amplos e costumam afastar os turistas.

Para obter algumas bases da língua falada na Guiana Francesa, confira o nosso artigo sobre como aprender francês a partir de casa.

5

Já brasileiros que arriscam entrar ilegalmente no país costumam atravessar o Rio Oiapoque, no Amapá, e se encaminharem à cidade mais próxima, Saint-Georges. Já para morar na Guiana Francesa de forma legal, o procedimento pode ser muito árduo, sendo que o indicado é escrever um texto de pedido de título de residente baseando-se na constituição francesa, em códigos legais e direitos do homem, como o código civil, as leis de imigração na França, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, entre outros.

Como entrar na Guiana Francesa - Passo 5
6

Quem consegue o visto de residência deve ainda, durante o primeiro ano de estadia, passar pela visita médica do OFII. Tanto o atestado da visita médica, quanto o contrato de integração e demais atestados que forem assinados devem ser guardados para sempre e nunca serem perdidos. Eles podem ser importantes e, por isso, devem estar sempre à mão. Quem estudou na França possui algumas facilidades na hora de conseguir um visto de residência na Guiana Francesa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entrar na Guiana Francesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Edite Dilma Schmitz Schmitz
quero visitar , precisa de passaporte,
ana paula
Gostaria de saber se e dificil conseguir visto permanente e c e dificil ir pelo rio iapoque
jocelyn laurent
Boa noite eu me chamo jocelyn eu quero visita meu tio que morar na Guyanna Francesa , preciso te tres mil euros pra pode consegui o visto de lá mesmo. Obrigado
A sua avaliação:
lucineide ferreira ramos
quero chegar na guiana pelo rio oiapoque .como e esse procedimento na hora do visto???

A sua avaliação:
rony de nazare fernandes de aviz
quero ir pra guiana francesa atraz de trabalho pois la o salario e bom e tem muitas oportunidades de trabalho
1 de 3
Como entrar na Guiana Francesa